A Arena Fonte Nova, estádio que ganhou a fama de receber partidas cheias de gols, será palco de mais uma grande partida neste sábado (5), às 17h. Holanda e Costa Rica se encaram pela primeira vez na história, buscando uma vaga para a semifinal da Copa do Mundo.
Com 12 gols marcados e quatro sofridos em quatro jogos, a Holanda vem se destacando pelo desempenho dos seus homens de frente e pela tática implementada por Louis Van Gaal. A Costa Rica, sensação da primeira fase, sofreu para bater a Grécia nas oitavas de final e somente nas penalidades máximas, chegaou entre as oito melhores seleções do mundo.
A Costa Rica tem um desfalque certo para o embate: Óscar Duarte, expulso contra a Grécia, não atuará, e para sua vaga, o técnico Jorge Luis Pinto já confirmou que Johnny Acosta será o substituto: “Acosta será o titular, a premissa joga por ele”. O substituto de Duarte é o zagueiro Roy Miller, mas o atleta se recupera de lesão e é dúvida para o embate. A notícia positiva aos costarriquenhos é a confirmação de Keylor Navas no gol. O goleiro tinha um incomodo no ombro, mas retornou aos treinos na quinta (3).
Treze anos atrás, a Costa Rica vencia a Holanda em um Mundial – Sub-21. E coincidentemente, Louis Van Gaal era o treinador daquela seleção considerada uma “safra de qualidade”. Arjen Robben e Klaas Jan Huntelaar, que atuam na seleção da Copa do Mundo de 2014. Outros atletas de qualidade faziam parte do time de 2001 como Rafael Van der Vaart, John Heitinga e Martin Stekelenburg.
A Holanda não contará com Martin De Jong, atleta do Milan. O jogador sentiu uma lesão na virilha e foi substituído ainda na etapa inicial do jogo contra o México. Entretanto, o fator banco de reservas vem sendo fundamental aos atuais vice-campeões mundiais. Memphis Depay saiu no banco para fazer um gol na partida contra a Austrália. Contra o Chile, os dois gols holandeses foram de suplentes: Depay e Fer. Para finalizar, contra o México. Huntelaar entrou na partida para deixar seu tento de pênalti.
Ficha Técnica
HOLANDA X COSTA RICA
Holanda: Cillenssen, Verhaegh, Vlaar, De Vrij, Blind e Kuyt; Martins Indi, Wijnaldum, Wesley Sneijder e Arjen Robben; Van Persie e Klaas Jan Huntelaar.
Técnico: Louis Van Gaal
Costa Rica: Keylor Navas; Michael Umaña, Giancarlo González e Johnny Acosta; Christian Gamboa, Yeltsin Tejeda, Celso Borges e Junior Diaz; Bryan Ruiz, Joel Campbell e Cristian Bolaños
Técnico: Jorge Luis Pinto
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA).
Data/Horário: Cinco de Julho de 2014, às 17h
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Assistentes: Abduxamidullo Rasulov, Bakhadyr Kochkarov (QUI) e Noumandiez Doue (CdM)
Transmissão: Globo, Band, Band Sports, ESPN Brasil, Fox Sports e Sportv.
Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.