Depois de uma derrota na estreia para a Costa Rica e de superar Itália e Inglaterra pelo Grupo D, o Uruguai, pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo, tem encontro marcado com a aplicada seleção da Colômbia, que liderou o Grupo C com um desempenho de 100% por três vitórias. No Rio de Janeiro, neste sábado (28), às 17h, os sul-americanos duelam para definir quem passará de fase.
Uruguai perde Suárez
Luis Suárez foi punido por má conduta após morder o italiano Chiellini na partida contra a Itália e não irá poder atuar pela Celeste por nove jogos mais quatro meses fora do campo. Esse, porém, é o único desfalque da equipe. Diego Forlán, que o cobriu no primeiro jogo da seleção enquanto o jogador se recuperava do joelho, deve substituí-lo para fazer dupla com Cavani. O técnico Óscar Tabárez deve começar com a mesma equipe que iniciou a partida contra a Itália.
Treinador da Colômbia, Pekerman, tem em suas mãos 23 opções
Carlos Bacca, atacante, ficou de fora por 10 dias por lesão, mas está sadio e é mais um dos homens para serem utilizados. O treinador da seleção mudou a escalação contra o Japão, usando oito reservas e deve voltar com os 11 principais que disputaram contra a Costa Rica e Grécia. Juan Cuadrado e James Rodríguez estarão em campo e podem atormentar Uruguai levando perigo no ataque.
Campanha na fase de grupos
Uruguai
O Uruguai só conseguiu vir às oitavas de final no seu último jogo contra a Itália. Em sua estreia, a seleção presenciou uma derrota surpreendente contra a Costa Rica por 3×1. No segundo jogo, ante a Inglaterra, que também havia perdido sua primeira partida, os uruguaios buscavam uma vitória. No sufoco e de virada graças aos dois gols de Luis Suárez, o Uruguai conquistou seus primeiros três pontos.
Para definir a classificação, a Celeste precisava de uma vitória contra a Itália, e ela veio aos 35 minutos do segundo tempo com Godín anotando. Na mesma partida, Suárez, craque da seleção, novamente foi pego mordendo outro jogador e sofreu uma punição da FIFA e ficará 9 partidas sem poder atuar pelo Uruguai e quatro meses longe de qualquer estádio de futebol.
Para enfrentar a Colômbia, a seleção deposita suas fichas no talento do atacante Edinson Cavani e companhia para repetir a campanha na Copa que os levou à três taças mundiais, mesmo sem seu melhor jogador.
Colômbia
A Colômbia chega com a missão de passar pela primeira vez das oitavas de final com um elenco que foi eficiente mesmo sem seu principal craque, Falcão Garcia (que não pode não pode vir às terras Tupiniquins devido a uma lesão) e atropelou as seleções de seu grupo no torneio, o C, que continha Grécia, Costa do Marfim e Japão.
Na estreia, venceu com facilidade os gregos por 3×0 com direito à Mineirão dominado pela torcida do país. Em duelo que foi considerado o mais difícil para os sul-americanos no grupo, contra a Costa do Marfim, os colombianos conseguiram vencer por 2×1 e se encaminhar para as oitavas – fase que a seleção não disputava há 24 anos.
Concretizando sua classificação em bom nível, a Colômbia pôs fim aos 24 anos sem avançar dos grupos e derrotou o Japão já eliminado numa goleada de 4×1, usando oito alterações em relação ao time que havia começado as duas últimas partidas. Marcou 9 gols e sofreu apenas 2. O aproveitamento do time mostra sua qualidade. A equipe trabalha bem coletivamente e conta com o eficiente James Rodríguez, um dos artilheiros da Copa da com três tentos anotados que pode assustar a defesa do Uruguai.
Ficha técnica
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Horário: 28/06/2014, às 13h (de Brasília)
Árbitro: Bjorn KUIPERS (HOL)
Assistentes: Sander VAN ROEKEL (HOL) e Erwin ZEINSTRA (HOL)
Transmissão: BandTV, Globo, BandSports, ESPN Brasil, Fox Sports, Sport TV •
Colômbia: Ospina; Zúñiga, Zapata, Yepes e Armero; Aguilar, Sánchez, Cuadrado, James Rodríguez; Ibarbo e Gutiérrez.
Uruguai: Muslera; Cáceres, Giménez, Godín, Álvaro Pereira; González, Arévalo Ríos, Lodeiro, Cristian Rodríguez; Forlán (Stuani), Cavani.
Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.