UEFA Champions League: Entenda situação do grupo do Chelsea

Chelsea define classificação nesta quarta (Foto: Chelsea FC)
Chelsea define classificação nesta quarta (Foto: Chelsea FC)

Nessa quarta-feira (09) haverão as definições dos últimos classificados para as oitavas-de-final da UEFA Champions League. Atualmente líder do Grupo G, o Chelsea joga a sua classificação em Stamford Bridge contra o Porto. Uma derrota em casa pode significar a eliminação dos Blues do torneio. Entenda a situação:

(Foto: Arte/Uefa.com)
(Foto: Arte/Uefa.com)

Dois times, além do Chelsea, lutam pelas duas vagas disponíveis no Grupo G: Porto e Dínamo Kiev. A matemática para o time de José Mourinho é simples: uma vitória em casa garante a classificação e o primeiro lugar no grupo. Um empate garante a classificação, mas a primeira posição depende do resultado entre Dínamo de Kiev e Maccabi Tel-Aviv.

O Chelsea ainda consegue a classificação como segundo colocado caso perca para o Porto e os ucranianos não vençam os israelenses na outra partida. Caso Dínamo vença, o Chelsea garante a terceira colocação em caso de derrota e vai disputar a Europa League.

Caso Chelsea e Porto termine empatado e o Dínamo ganhe sua partida, acontece algo inusitado: um triplo empate com 11 pontos. Se ocorrer, é feita uma nova tabela envolvendo apenas os confrontos dessas equipes entre si, descartando os resultados obtidos contra o Maccabi, já que todos venceriam as duas partidas contra os Israelenses.

Nesse caso, o saldo de gol determinaria o classificado. O Chelsea terminaria com um saldo de zero, Dínamo com um saldo positivo de um gol e o Porto com um saldo negativo de um gol. Sendo assim,  o Chelsea conseguiria a classificação para a próxima fase como segundo colocado do grupo com o Dínamo sendo o campeão do grupo e o Porto indo para a Europa League.

Category: Competições

Article by: Diego Lepre

Carioca, estudante de Jornalismo e apaixonado pelo Chelsea.