O Chelsea fez hoje o seu último jogo da turnê Here to play | Here to stay e José Mourinho saiu contente com a experiência, mas não se empolga com o resultado elástico contra o combinado da Indonésia.
“Há uma diferença significativa entre os dois times. Nós somos uma das melhores equipes da Europa e eles tem bem menos experiência, então o placar final não é o mais importante. Eu estou satisfeito com a atitude dos jogadores. Eles estavam empenhados em seguir marcando gols e agradar a torcida,” Mourinho disse em coletiva de imprensa após o jogo.
O técnico aliás foi ovacionado pelos torcedores na primeira visita do Chelsea ao país. Os fãs cantaram músicas para o português tanto quanto para os jogadores e ele foi celebrado mesmo na sala de imprensa, tanto na chegada quanto na saída. O carinho e a paixão certamente tocaram o treinador, que vê o crescimento da popularidade do time na região.
“A melhor coisa hoje foi ver uma torcida apaixonada pelo Chelsea e por futebol. É fantástico ver o quão grande nosso time está se tornando.”
Perguntado ainda a respeito de Fernando Torres e da concorrência no time por parte de Romelu Lukaku – que marcou quatro gols nos três amistosos na Ásia – o técnico foi diplomático, mas ao mesmo tempo enfatizou que a luta por posições é positiva: “Eu acho que Torres deveria estar feliz porque nós temos concorrência para todas as posições e isso é bom para todos. Em alguns momentos [na temporada passada] Torres era o único atacante que tínhamos no elenco, até que Demba Ba chegou em janeiro. Agora nós temos três jogadores de frente e isso é bom.”
Na próxima semana, Mourinho terá o time completo ao seu dispor para treinar, e apesar de lamentar a saída dos jovens talentos que estiveram com ele e o restante do elenco nos últimos quinze dias, o técnico precisa dos jogadores que ainda estavam de férias para iniciar os treinamentos táticos.
Avaliação da parte física
O português já havia dito à imprensa que a turnê asiática serviria para os jogadores recuperarem a condição física, se acostumarem com o estilo de treino que fariam nos próximos nove meses e também melhorar o entrosamento por zona de campo. O balanço nesse aspecto também foi positivo, apesar de três lesões de menor gravidade.
John Terry – que havia encerrado a temporada anterior com uma contusão no tornozelo -, treinou todos os dias e se mostrou bem fisicamente: “Terry jogou bem e participou de cada minuto dos treinamentos. Isso é muito importante porque nós treinamos forte por quinze dias, e algumas vezes em dois períodos. Ele jogou bem no tempo que esteve em campo e eu estou muito feliz com o rendimento dele.”
Além de Frank Lampard e Kevin de Bruyne que não participaram do jogo hoje por contusões que adquiriram na semana passada, André Schürrle também se ausentou do confronto contra os indonésios, sentindo dores momentos antes da partida. Mas nenhum dos três jogadores preocupa e estarão prontos para treinar com o time a partir de segunda-feira nos Estados Unidos.
“Nós nos protegemos até dos menores problemas. Schürrle foi poupado hoje, de Bruyne está em Londres e Lampard não participou dos treinamentos, mas preferiu se recuperar com o grupo. Na segunda-feira, Lampard, Schürrle e de Bruyne estarão prontos para treinar, juntamente com os seis jogadores que participaram da Copa das Confederações e que se juntarão ao elenco no domingo,” Mourinho esclareceu.
O próximo compromisso dos Blues é pela International Champions Cup – torneio amistoso nos Estados Unidos – com a participação de Inter de Milão (o primeiro adversário no dia 01 de agost0), Milan, Real Madrid, Valência, Everton, Juventus e LA Galaxy.