Poucos jogadores que disputam a Premier League, atualmente, têm tanta experiência quanto o capitão dos Blues, John Terry. O defensor, que já venceu o campeonato em três ocasiões, pensa que a chave para garantir um final de temporada positivo é, simplesmente, continuar vencendo as partidas.
A vitória contra o Fulham, na última rodada, permitiu ao Chelsea abrir seis pontos em relação ao quarto colocado Manchester City, ainda que os Blues tenham jogado duas partidas a mais que a equipe do treinador Manuel Pellegrini. Ademais, a equipe possui uma vantagem de quatro pontos em relação a Liverpool e Arsenal.
Ao falar da próxima partida dos Blues contra o Tottenham em Stamford Bridge, Terry continua confiante. Com a ausência dos três rivais mais próximos na Liga, os quais disputaram partidas pela FA Cup, o Chelsea pode abrir vantagem.
“É importante para nós obtermos os pontos,” disse ao site oficial do Chelsea.
“Obviamente, o Manchester City tem jogos nas mãos e, se vencerem todos, estarão de volta no topo da Liga, por causa da diferença de gols, mas é sempre bom conquistar os pontos.”
“Eles têm um jogo duro na semana contra o Barcelona e outros jogos difíceis vindo, assim nunca se sabe o que acontecerá, mas o que podemos fazer é nosso próprio trabalho, que é continuar vencendo, especialmente em casa.”
“Tendo vencido troféus, você sabe o que precisa para alcançar esse nível novamente. Será muito difícil, o City tem um ótimo elenco, o Liverpool está indo muito bem no momento, mas considerando onde estivemos na última temporada, o treinador veio e deixou claro que não era suficiente. Temos que competir e estar muito perto.”
A defesa do Chelsea tem sido fundamental nos últimos meses. Os Blues só sofreram três gols desde a virada do ano, sendo a parceria entre Gary Cahill e Terry um fator fundamental.
Tendo atuado ao lado de alguns dos melhores defensores do mundo, em seu tempo de clube, incluindo Marcel Desailly, William Gallas e Ricardo Carvalho, o capitão pode avaliar o desempenho de Cahill.
“Ele tem estado muito bem,” Terry disse. “Tive um ótimo entendimento com ele pela Inglaterra quando jogamos juntos e penso que ele é um dos melhores defensores, não só da Premier League, mas da Europa e do Mundo no momento.”
“Ele ainda é jovem e ainda está aprendendo, mas melhorou muito seu jogo. Ele ainda vai à frente marcar grandes e vitais gols para nós. Tecnicamente ele é ótimo com a bola, muito rápido, forte, atlético e bem composto. Ele parece melhorar a cada jogo.”
Tendo perdido apenas duas partidas nesta temporada, Terry se beneficiou imensamente da confiança transmitida por Mourinho, depois de passar algumas dificuldades na temporada anterior.
Provavelmente o defensor mais consistente na liga, ele está apreciando seu futebol e, hoje, ele terá pela frente Emmanuel Adebayor, que tem estado em boa forma.
“Estou realmente deliciado com essa temporada tendo atuado mais do que no último ano,” disse o zagueiro de 33 anos.
“Com o novo treinador tive um grande incentivo para vir e provar que ainda era capaz, o que fiz, e estou jogando bem. Além da minha forma pessoal, o mais importante é que o time está jogando bem e se mantendo no topo da liga, o que é o principal.”
“Tottenham é um time duro, Adebayor voltou ao time depois de um tempo fora e com algo a provar, o que fez. Tim (Sherwood) mostrou fé nele e ele pagou-o, está marcando muitos gols e o time está jogando bem.”
“Sempre é um jogo duro, assim, a forma sempre se esgota quando os grandes derbies de Londres vêm.”
Nesse estágio da temporada, os mínimos detalhes podem fazer a diferença e, desenvolver o hábito de vencer, de acordo com Terry, pode ser primordial.
“Quando você vai de um jogo para o outro, e, mais importante, quando você está vencendo, só quer saltar para o próximo e continuar vencendo. O ritmo é importante. Somos um time grande e estamos acostumados à isso com o Chelsea na Champions League, normalmente na FA Cup também. Assim, regularmente jogamos dois jogos por semana e penso que isso acontece quando estamos no nosso melhor.”