Sem grandes pretensões, Cardiff City e Chelsea duelam neste domingo (11), no Cardiff City Stadium, pela última rodada da Barclays Premier League. O Chelsea, depois de empatar por 0 a 0 e ver o Manchester City derrotar o Aston Villa, deu adeus a disputa pelo título e, em caso de vitória sobre os Bluesbirds e uma derrota do Liverpool contra o Newcastle, pode ficar na segunda colocação. Já o Cardiff City, por outro lado, na última posição e sem chances de escapar do rebaixamento, tenta encerrar sua passagem na primeira divisão com uma vitória dentro de casa.
Eto’o, Terry e Lampard são desfalques; Hazard deve começar como titular
Pela última partida desta temporada, José Mourinho tem três desfalques confirmados para o confronto deste domingo: o atacante Samuel Eto’o, o meio-campista Frank Lampard e o zagueiro John Terry. Dessa forma, Ivanovic deve formar a dupla de zaga ao lado de Gary Cahill; David Luiz deve substituir Lampard e formar dupla ao lado de Matic; e, no ataque, Torres e Demba Ba disputam uma vaga no lugar do lesionado Eto’o. O belga Eden Hazard, que começou no banco de reservas contra o Norwich City, deve começar como titular ao lado de Schürrle e Salah.
Sem desfalques, Cardiff City tenta encerrar o campeonato com vitória; Bellamy pode ser a novidade
O treinador Ole Gunnar Solskjær não terá nenhum desfalque para a última partida do Cardiff na primeira divisão. Os Bluebirds viram suas chances de permanecerem na elite irem por água abaixo depois da derrota por 3 a 0 diante do Newcastle. Nesta última rodada, a equipe comandada por Solskjær fará de tudo para derrotar o Chelsea em seu domínio para se despedir da Premier League com uma vitória. O veterano atacante Craig Bellamy pode ser a novidade na equipe titular.
Entrevista Pré-Jogo
Ole Gunnar Solskjær (Cardiff City)
Em sua entrevista pré-jogo, o treinador Solskjær e o lateral-esquerdo Fábio comentaram sobre o rebaixamento do clube, a experiência de jogar a Premier League e o que esperam para a partida diante do Chelsea.
Sobre a queda para a segunda divisão, Fábio disse: “É óbvio que é decepcionante, mas nós voltaremos”, garantiu. “Este fim de semana nós tentaremos pelo menos um final positivo. É outro jogo, na frente dos nossos torcedores e vamos entrar para ganhar”, prometeu. “Eu vejo a qualidade e mentalidade que temos no plantel e isso pode nos ajudar a recuperar imediatamente na próxima temporada. A motivação deste domingo é para jogar futebol, dar aos fãs um bom desempenho e terminar a temporada de forma positiva”, concluiu.
A exemplo de Fábio, o treinador norueguês demonstrou confiança no seu time para a próxima temporada: “Obviamente os resultados não têm sido o que queríamos. Eles são jogadores profissionais de futebol e farão de tudo para se recuperarem. A experiência de jogar na Premier League deu a todos um gosto de como realmente funciona. Isso torna o desejo de se recuperar ainda mais forte”, concluiu.
José Mourinho (Chelsea)
O português José Mourinho, em sua entrevista pré-jogo,exaltou o progresso de sua equipe durante a temporada do Chelsea e também falou da expectativa de contratar um novo atacante para a próxima temporada.
“Foi positivo, houve uma evolução em todos os aspectos nas competições”, afirmou. “Ano passado nós estivemos fora da corrida pelo título desde novembro, quando o Manchester United foi campeão com uma distância de 14 pontos. Nesta temporada nós lutamos até que fosse matematicamente impossível, até o último jogo [contra o Norwich City], a dois jogos do fim do campeonato”, exaltou.
“Na Europa, nós não conseguimos passar da fase de grupos da Champions League na última temporada e tivemos de jogar a Europa League, e nesta temporada nós chegamos às semifinais”, destacou. “Eu não estou dizendo que lutamos até o último minuto da segunda etapa, mas no início da segunda etapa estávamos em uma boa posição para chegar à final, por isso a partir de um aspecto competitivo acabou sendo uma evolução”.
“Um atacante é algo que nós estamos conversando há muito tempo”, revelou. “Em dezembro/janeiro, quando todos vocês estavam se perguntando e tentando entender porque nós não trouxemos ninguém, eu disse que nós estávamos trabalhando nisso e preparando para um futuro a longo prazo, não apenas para uma situação imediata para nos ajudar no restante da temporada”.
“É normal que nós estamos atrás de um atacante, é normal porque queremos melhorar. Nós temos bons atacantes, temos bons jogadores e não estamos numa situação desesperadora, mas cada equipe quer a abertura da janela de transferências para melhorar, e nós queremos isso, deixando bem claro desde janeiro, que queremos um novo atacante. Nós temos três até o momento, então normalmente um estará chegando e um estará saindo”, confirmou.
Prováveis Escalações
Cardiff City: Marshall; Fabio, John, Caulker, Turner; Mutch, Zaha, Whittingham, Gunnarsson; Bellamy, Campbell.
Chelsea: Schwarzer; Azpilicueta, Cahill, Ivanovic, Cole; Matic, David Luiz; Hazard, Schürrle e Salah; Torres (Demba Ba).
Histórico Recente
Cardiff City: Newcastle 3 x 0 Cardiff City (D), Sunderland 4 x 0 Cardiff City (D), Cardiff City 1 x 1 Stoke City Albion (E), Southampton 0 x 1 Cardiff City (V), Cardiff City 0 x 3 Crystal Palace (D), West Bromwich Albion 3 x 3 Cardiff City (E).
Chelsea: Chelsea 0 x 0 Norwich City (E), Chelsea 1-3 Atlético de Madrid (D), Liverpool 0-2 Chelsea (V), Atlético de Madrid 0-0 Chelsea (E), Chelsea 1-2 Sunderland (D), Swansea City 0-1 Chelsea (V).
Histórico entre as equipes
São 42 jogos disputados entre Chelsea e Cardiff City em toda a história. Os Blues possuem vantagem com 17 vitórias contra 15 dos Bluebirds. Ainda houveram dez empates.
Último Confronto
Chelsea 4 x 1 Cardiff City – Barclays Premier League 2013/14 – Mutch 10′; Eden Hazard 34′, Samuel Eto’o 66′, Oscar 78′ e Eden Hazard 82′.
Curiosidades:
– O Chelsea, quando joga aos domingos, está imbatível há quinze jogos, vencendo 13 e empatando duas vezes.
– Cardiff City é a equipe que menos marcou gols no primeiro tempo nesta temporada (9).
– Samuel Eto’o marcou seu primeiro gol com a camisa do Chelsea justamente contra o Cardiff City no primeiro turno. O atacante, inclusive, ainda não marcou nenhum gol fora de casa nesta temporada, uma vez que seus doze gols aconteceram em Stamford Bridge.
– Cardiff City não vence o Chelsea em casa pela Premier League desde fevereiro de 1963, empatando uma e perdendo cinco desde então.
– Chelsea concedeu apenas dez gols no primeiro tempo em toda a temporada.