Gary Cahill permaneceu no banco, e Frank Lampard jogou todo o penúltimo jogo de preparação da Inglaterra para a Copa do Mundo, contra o Pery.
No estádio Sun Life Stadium, em Miami, conhecido pelos jogadores do Chelsea em partidas de pré-temporada, o Equador abriu o placar logo no início do jogo antes da Inglaterra assumir a liderança através de Wayne Rooney e Rickie Lambert.
No entanto, os sul-americanos empataram por 2-2. Com 20 minutos para acabar a partida, ambos os lados terminando a partida com 10 homens – o substituto Raheem Sterling levou cartão vermelho por enfrentar Antonio Valencia, que também foi expulso ao reagir.
Roy Hodgson fez 10 alterações, com Rooney sendo o único jogador mantido desde o amistoso contra o Peru. Lampard, capitão para o jogo, teve no primeiro tempo um chute ao gol bem salvo. A Inglaterra perdeu Alex Oxlade-Chamberlain por lesão após uma colisão com um adversário.
“Este foi o nosso primeiro jogo apropriado nestas condições”, disse Lampard depois. “Começamos de forma brilhante e foi realmente perturbador ir de 1-0 para baixo, porque nós poderíamos ter tido um ou dois gols até então. Mas nós levamos isso no primeiro-tempo e alguns de nossos atacantes estavam muito afiados.”
O primeiro adversário da Inglaterra na Copa do Mundo é a Itália, que empatou em seu jogo contra o Luxemburgo por 1-1, tornando esta a sétima partida sem uma vitória para a equipe de Cesare Prandelli.