Desde o retorno de José Mourinho à Stamford Bridge, o espanhol Juan Mata, escolhido melhor jogador do Chelsea nas duas últimas temporadas, perdeu a vaga no time e tenta recuperar o seu espaço. Melhor homem azul – clique aqui e veja as notas – na partida de ontem contra o Arsenal, o meia deu boas razões ao Special One para ser titular nos blues.
Entrosamento – O camisa 10 já está no Chelsea há duas temporadas e conhece bem a maioria de seus companheiros.
Posse de Bola – Mata é mais um da fantástica safra de meias espanhóis, preza a posse de bola e tem passe apurado.
O Melhor de Oscar – Apesar de ser o principal jogador do Chelsea nesta temporada, Oscar se desenvolveu mais jogando com Mata ao seu lado. Na faixa direita do gramado, o brasileiro se movimenta mais e deixa o espanhol, que tem melhor passe, para ser o principal criador das jogadas.
Menos Verticalidade – Com Mata no lugar de Schürrle, o Chelsea fica menos vertical, no entanto, o time ganha muito em criatividade e precisão nos passes.
Assistências – Com poucas atuações nesta temporada, ele já colocou quatro companheiros em condições de marcar, enquanto Schürrle, que é o titular, ainda não fez nenhuma.
Para incluir Mata no time, Mourinho não teria que alterar o sistema de jogo do Chelsea, o 4-2-3-1, que rendeu Champions League e Europa League não deixaria de frequentar os gramados de Stamford Bridge. A única mudança seria o deslocamento de Oscar para o lado direito aumentando a movimentação entre os meias. A grande verdade é que o Chelsea tem ótimas peças para a linha de três meias atrás do centroavante. No entanto, Mourinho insiste em deixar a melhor delas no banco de reservas.