Preview: Chelsea x Barcelona

Após massacrar o Tottenham e garantir lugar na final da FA Cup, é hora de tentar outra final: a da Champions League, não disputada pelos Blues desde 2008. O Chelsea recebe, em Stamford Bridge, o poderosíssimo Barcelona, nesta quarta, às 15:30h no Horário de Brasília.

É a chance de vingança para os Blues, que foram eliminados em 2009 após dois empates e uma arbitragem extremamente benéfica ao Barcelona. Chelsea x Barcelona foi um dos maiores confrontos da década anterior. Os times se enfrentaram em quatro eliminatórias e em uma fase de grupos, e este encontro tem tudo para ser o definitivo entre as equipes.

David Luiz é dúvida. Ivanovic volta.

David Luiz, machucado no embate contra o Tottenham, é dúvida para a partida. Gary Cahill será seu substituto caso confirme que não possa atuar. Ivanovic, suspenso em competições nacionais, volta a lateral direita da equipe, como titular.

O resto do time deve contar com os mesmos jogadores da partida contra os Spurs, com Terry e Cole fechando a zaga, Mikel na proteção, Lampard como volante e a linha de 3 meias com Ramires, Mata e Kalou. Drogba deve ser o titular na frente.

No banco de reservas, gente como Fernando Torres, Daniel Sturridge e Raul Meireles pode aparecer durante a partida.

Barcelona não tem desfalques, mas metade da defesa está pendurada

Fora Abidal e David Villa, há algum tempo fora, o Barcelona não tem desfalques em relação a equipe que atuou nas quartas de final, contra o Milan. O time deve ser confirmado com Puyol na lateral esquerda e Mascherano na zaga. Pedro jogará na frente ao lado de Messi e Sanchez.

Na defesa do Barça, Mascherano e Puyol estão a apenas um cartão amarelo da suspensão. Caso recebam na partida de hoje, estão fora do jogo de volta, que será realizado em Camp Nou.

Em um esquema de Futebol Total, variando entre o 3-4-3 e o 4-3-3, o temido Barcelona tem estrelas como Daniel Alves, Xavi, Iniesta e Messi confirmados no time titular. O chileno Sanchez, em fase goleadora, é outro que pode oferecer perigo, assim como os jovens Pedro e Busquets.

Do banco, jogadores como Affelay e Keita devem ser opções para o decorrer da partida.

Messi nunca marcou no Chelsea

A grande estrela do time do Barcelona, Lionel Messi, ainda não marcou contra o Chelsea. Em seis confrontos, ele passou em branco em todos, apesar de atuação de destaque em algumas partidas. O grande responsável por isso estará em campo hoje: John Terry, no sacrifício, com duas costelas quebradas, é a grande esperança para que o Chelsea não sofra gols na partida de hoje.

O último jogador do Chelsea a marcar no Barcelona estará no banco: Michael Essien. Mas Lampard e Terry, que anotaram sobre o Barça da última vez que os Blues eliminaram os espanhóis, estarão em campo.

Na Memória

Em 2000, Chelsea e Barcelona se enfrentaram pelas Quartas de Final da Uefa Champions League, em Stamford Bridge. Roberto Di Matteo e Pep Guardiola, estiveram no banco de reservas dos Blues e dos Catalães. Mas não como treinadores, mas ainda como jogadores. Os ídolos de seus clubes começaram o jogo no banco, por problemas físicos, e Roberto Di  Matteo entrou em campo na segunda etapa. Hoje eles se re-encontram, no mesmo estádio, inclusive, nos mesmos bancos de reserva que sentaram há 12 anos.

Mas quem deu mesmo o show foi Gianfranco Zola, que ao lado de André Flo, deve uma atuação impecável e levou o time a marcar 3 gols em 8 minutos. Zola abriu o marcador, cobrando falta, e Flo marcou em duas oportunidades. No jogo de volta, o Barcelona precisou da prorrogação para fazer 5×1 – placar mentiroso, para outro jogo duríssimo para os catalães – e eliminar o excelente Chelsea, que ainda não tinha sido comprado por Roman Abramovich.

O jogo de ida, vencido por 3×1, foi também a única grande atuação do brasileiro Emerson Thomé – o primeiro a atuar pelos Blues – no clube. O zagueiro fez uma partida sólida, sem dar espaços. Talvez o primeiro grande momento do Brasil dentro do Chelsea Football Club…

O Chelsea entrou em campo, na ocasião, com: De Goey, Ferrer, Desailly, Thome, Babayaro, Petrescu (Roberto Di Matteo), Wise, Deschamps, Morris, Flo, Zola

O Barcelona jogou com: Hesp, Puyol, Abelardo, F. De Boer, Bogarde, Gabri, Xavi, Cocu, Figo, Kluivert, Rivaldo.

Dos elencos, Puyol e Xavi seguem no Barça, enquanto Terry, reserva naquela noite, segue no Chelsea.

Confira os gols e alguns momentos da partida no vídeo a seguir:

Prováveis Escalações

Chelsea (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Cahill (Luiz), Terry e Cole; Mikel, Lampard, Ramires, Mata e Kalou; Drogba

Barcelona (4-3-3-3): Valdés; Alves, Mascherano, Piqué e Puyol; Busquets, Xavi e Iniesta; Sanchez, Messi e Pedro

Transmissão

Chelsea e Barcelona se enfrentam em Stamford Bridge nesta quarta, às 15:30h no Horário de Brasília

Tempo Real: @ChelseaNewsBr

Rádio: Rádio Chelsea Brasil

TV: ESPN, ESPN HD, Rede Globo, Esporte Interativo e outros canais da TV Aberta transmitirão ao vivo

Streaming: AtdhNet.tv ou Rojadirecta.me

Mourinho abraça Lampard, Chelsea elimina Barcelona em 2005

Category: Competições

Tags:

Article by: Rodrigo Q