Depois de ter ganho o jogo de ida por 2×1, o Chelsea recebe o Basel, da Suiça, no Stamford Bridge, nesta quinta-feira. Os Blues podem perder por até 1×0 que se classificam à final da Liga Europa. Qualquer empate também classifica a equipe de Londres. O Basel precisará fazer, no mínimo, dois gols se quiser a classificação. A partida terá transmissão do Esporte Interativo e do Portal Terra.
Ashley Cole, Demba Ba e Oriol Romeu não jogam
Depois de levar o cartão amarelo na partida de ida, Cole está suspenso e não joga a partida de volta. Em caso de classificação, Ashley terá presença garantida na final. David Luiz, Ryan Bertrand, Ramires e Obi Mikel estão pendurados e podem ficar de fora de uma eventual final. Por já ter atuado na competição pelo Newcastle, Demba Ba está fora. Outro que não joga é Romeu, machucado.
Entrevistas Pré-jogo
Rafael Benítez (técnico do Chelsea)
Apesar da vantagem construída na primeiro jogo, Benítez afirmou que jogar pelo empate não é seguro. “Jogamos contra uma equipe muito boa que marca gols fora de casa, não será fácil. Eles virão com um esquema mais ofensivo, pois precisam de gols. Por causa disso, precisamos nos concentrar nesse jogo antes de pensar na final.”
Ashley Cole não poderá jogar, já que está suspenso. E apesar de David Luiz, Ramires, Ryan Bertrand e Mikel estarem pendurados, Benitez acredita que isso não mudará a escolha da equipe. “A principal coisa é vencer e se classificar para a final. Para isso irei colocar a melhor equipe possível, não importa se o jogador tem cartão amarelo ou não.”
Murat Yakin (técnico do Basel)
“Eu não ligo muito para estatísticas. Devemos tentar jogar bem amanhã. Minha equipe já mostrou que pode surpreender. É bom jogar contra os atuais campeões europeus na semifinal. Mas nós viemos aqui para vencer, caso contrário, ficaríamos em casa. É claro que precisaremos de um pequeno milagre, mas vou exigir da minha equipe amanhã que eles joguem com paixão, coração e alma.”
Apesar do técnico Yakin não ter revelado quem serão os titulares, Valentin Stocker deverá estar entre os onze iniciais. O meio-campista disse em entrevista coletiva que “a equipe ainda acredita na oportunidade que resta.”
“Devido aos últimos resultados, é provável que outros jogadores ganhem uma chance. Os jogadores ainda tiveram a chance de se destacar no último treino. Eu provavelmente vou decidir amanhã quem jogará”, disse Yakin. O time suíço terá um desfalque na zaga, já que Aleksandar Dragovic está suspenso. No lugar dele, o argentino Gastón Sauro deverá jogar.
Sobre os Blues, Yakin disse: “O Chelsea tem um elenco grande, não é fácil saber quem jogará. Eles foram bem na partida de ida, mas nós mostramos que também podemos ser decisivos. Apenas temos que jogar de forma inteligente, pois eles tem uma boa defesa e um bom ataque.”
Prováveis Escalações
Chelsea (4-1-4-1): Cech; Azpilicueta, Ivanovic, Terry (Cahill), Bertrand; Ramires (Lampard), Mikel; Moses, Benayoun, Mata; Torres.
Basel (4-3-3): Sommer; P Degen, Schär, Sauro, Park Joo Ho; Elneny, F Frei, Die; Salah, Stocker, Streller
Histórico recente
Nos últimos seis jogos, o Chelsea ganhou três, perdeu dois e empatou um.
Nos últimos seis jogos, o Basel ganhou, empatou e perdeu dois jogos.
Legenda: V= vitória, E= empate e D= derrota.
Histórico de confrontos
Chelsea e Basel se enfrentaram pela primeira vez na última quinta feira, e o time inglês se deu melhor, 2 a 1. Na ocasião, o Chelsea abriu o placar na primeira etapa e sofreu o empate. Porém, no último minuto de jogo, David Luiz marcou de falta e deu boa vantagem para o jogo de volta.
Último confronto
Basel 1×2 Chelsea (UEFA Europa League 2012/2013 – 25 de abril de 2013) – Schar, Moses e David Luiz
Colaboração de Luís Barbosa e Gabriel Belo