Pré-jogo: Benfica x Chelsea

(Foto: Lucas Pimenta / Designer Gráfico Chelsea BR)
(Foto: Lucas Pimenta / Designer Gráfico Chelsea BR)

Nesta quarta, Benfica e Chelsea se enfrentam em jogo único pela final da Liga Europa. Se vencer, os Blues serão a primeira equipe a ganhar a UEFA Champions League e a Liga Europa em sequência. Do outro lado, o Benfica busca conquistar pela segunda vez a segunda maior competição europeia. O Esporte Interativo, o Portal Terra e o Chelsea Brasil, via tempo real pelo twitter @ChelseaNewsBrtransmitem a partida.

John Terry e Obi Mikel são dúvidas; Demba Ba e Eden Hazard não jogam

Depois de ser substituído no último fim de semana contra o Aston Villa, Terry é dúvida para a final da Liga Europa. Apesar dos problema, o inglês viajou com o elenco para Amsterdã. Em entrevista coletiva, Benítez confirmou que Hazard não jogará a final. Depois de ficar quatro jogos fora por um problema no quadril, Mikel tem a chance de voltar a ser relacionado. Mesma situação de Oriol Romeu que com um problema no ligamento chegou a ficar fora da equipe por seis meses. Outro desfalque confirmado é o de Demba Ba que já atuou na competição pelo Newcastle e, por isso, não pode jogar.

Entrevistas Pré-jogo

Jorge Jesus (técnico do Benfica)

(Foto: ASF)
(Foto: ASF)

Jorge Jesus ressaltou a importância da Liga Europa para o Benfica:

“Esta final significa os objetivos traçados na Liga Europa. Ganhar o jogo representa um marco muito importante para a história do Benfica, assim como também para os jogadores e treinadores. Todos saímos reforçados se ganharmos a Liga Europa. Chegar à Final é muito importante, mas mais importante é sair de Amsterdã com a taça”

“Jogadores e treinadores sabem que em todas as provas em que estão inseridos é para chegar ao fim e vencer. Esta final não nos dá pressão, dá sim mais prazer, tranquilidade e confiança no nosso trabalho, porque é sinônimo que o trabalho está sendo bem feito. Chegar a uma final e ter a responsabilidade de ganhar só valoriza as nossas competências. É esse caminho que percorremos no Benfica.”

Rafael Benítez (técnico do Chelsea)

(Foto: Ulisses Neto / Terra)
(Foto: Ulisses Neto / Terra)

Rafa Benítez falou sobre a expectativa  do Chelsea em disputar a UEFA Europa League (após a eliminação na fase de grupos) e sobre o adversário da final, o Benfica:

Senti que todos estavam desapontados após termos saído [eliminados] da Champions League. Goleamos o Nordsjælland por 6-1 e, mesmo assim, ficamos de fora. Mas assim que percebemos que estávamos em outra competição, tratamos de mudar a nossa mentalidade e ficamos prontos. Tenho experiência nesta competição, por isso foi fácil para mim estimulá-los, foi visível em todos os jogos que a equipe jogou ao ataque em busca das vitórias. Por isso, nossa chegada à final é merecida.

Conhecemos muito bem o Benfica, porque os enfrentei quando estava no Liverpool. Tal como o Benfica, o Chelsea também mudou os jogadores. Sabemos que possui boa equipe e conhecemos o treinador [Jorge Jesus]. Além disso, o Ramires e o David Luiz deram-nos algumas informações. Pela quantidade de informações que temos reunido sabemos que vai ser muito difícil, dada a qualidade da equipe e do seu treinador.”

As Campanhas

Como as equipes participaram anteriormente da Liga dos Campeões, Chelsea e Benfica entraram apenas após a fase de grupos.

Benfica: 2ª fase: Leverkusen 0-1 Benfica (V), Benfica 2-1 Leverkusen (V);

                 Oitavas de final: Benfica 1-0 Bordeaux (V), Bordeaux 2-3 Benfica (V);

                 Quartas de final: Benfica 3-1 Newcastle (V), Newcastle 1-1 Benfica (E);

                 Semifinal: Fenerbahçe 1-0 Benfica (D), Benfica 3-1 Fenerbahçe (V).

Chelsea: 2ª fase: Sparta Praga 0-1 Chelsea (V), Chelsea 1-1 Sparta Praga (E);

                 Oitavas de final: Steaua 1-0 Chelsea (D), Chelsea 3-1 Steaua (V);

                 Quartas de final: Chelsea 3-1 Rubin (V), Rubin 3-2 Chelsea (D);

                 Semifinal: Basel 1-2 Chelsea (V), Chelsea 3-1 Basel (V).

Prováveis Escalações

Benfica (4-4-2): Artur; Miguel Vítor, Luisão, Garay e André Almeida; Matic, Enzo Pérez, Salvio e Gaitán; Cardozo e Lima

Chelsea (4-2-3-1): Cech; Azpilicueta, Ivanovic, David Luiz (Cahill), Cole; Ramires (Mikel), Lampard (David Luiz), Oscar, Mata, Moses; Torres.

Histórico recente

Benfica: Porto 2-1 Benfica (D), Benfica 1-1 Estoril (E), Benfica 3-1 Fenerbahçe (V), Marítimo 1-2 Benfica (V), Fenerbahçe 1-0 Benfica (D) e Benfica 2-0 Sporting (V).

Nos últimos seis jogos, o Benfica ganhou três, perdeu dois e empatou um.

Chelsea: Aston Villa 1×2 Chelsea (V), Chelsea 2×2 Tottenham (E), Manchester United 0×1 Chelsea (V), Chelsea 3×1 Basel (V), Chelsea 2×0 Swansea (V) e Basel 1×2 Chelsea (V).

Nos últimos seis jogos, o Chelsea venceu cinco e empatou um.

Histórico de confrontos

Chelsea e Benfica se enfrentaram em apenas duas oportunidades. Ambas com vitória dos Blues.

Último partida

Chelsea 2×1 Benfica (UEFA Champions League 2011/12 – 04 de abril de 2012) –  Lampard, Raul Meireles – Javi Garcia

Naquele confronto, Raul Meireles, nos acréscimos, deu a vaga às semifinais para o Chelsea.
Naquele confronto, Raul Meireles, nos acréscimos, deu a vaga às semifinais para o Chelsea. (Foto: AP)

Colaboração de João Vitor Marcondes

Category: Competições

Tags:

Article by: Rafael França

Carioca pós-graduado em Jornalismo Digital vivendo em Porto Alegre. Diretor-geral de conteúdo do Chelsea Brasil.