Pós-Rodada #35: imponente, Chelsea bate mais um adversário e fica à três vitórias do título inglês

A solidez da equipe de Antonio Conte foi, mais uma vez, a grande marca deixada pelo Chelsea na 35ª rodada da Premier League. Em mais uma difícil missão rumo a conquista do título da temporada, os Blues não se amedrontaram diante de um Everton forte sob seus domínios. Pelo contrário, com calma e precisão souberam conduzir a partida a seu favor, garantindo mais três pontos com uma imponente vitória por 3 a 0 no Goodison Park.

Faltou pouco, porém, para que a rodada fosse perfeita para o líder do Campeonato Inglês. Após garantir a vaga definitiva para a próxima Champions League ao abrir 15 pontos de vantagem sobre o Manchester City, o Chelsea esperava por, pelo menos, um empate no Derby do norte de Londres para se distanciar ainda mais do segundo colocado, Tottenham. Mas os Spurs não dariam esse gosto ao rival à quatro rodadas do fim da competição e, por 2 a 0, reinaram sobre o Arsenal em White Hart Lane, adiando um pouco mais a definição do título inglês.

Jogos da Rodada

West Bromwich 0x1 Leicester City

A vitória após uma sequência de resultados negativos devolveu o fôlego ao Leicester, que saiu da 15ª para a 11ª posição nesta rodada. Com a conquista dos três pontos fora de casa, o atual campeão inglês chega a 40, margem que praticamente lhe garante a permanência na Premier League mesmo que haja uma reviravolta nas três rodadas que restam para o fim da competição.

Do outro lado, o Albion, que ocupa a oitava posição na tabela permanece confortável apesar da derrota. Sem chances de ganhar posições até o fim do campeonato, com a distância de 14 pontos para o Everton, a missão da equipe treinada por Tony Pulis é de apenas manter a melhor colocação possível, já que não tem chances de classificação para competições europeias.

Southampton 0x0 Hull City

Contando com a sorte, o atual 17º colocado, Hull City vacilou diante do Southampton ao sair do confronto com apenas um ponto e, na mesma rodada, ver o Swansea – com quem briga para não cair – também empatar em Old Trafford. A diferença de dois pontos entre as equipes, no entanto, pode vir a custar caro para os Tigers no caso de um novo tropeço nas próximas rodadas. Já o Southampton, que ocupa a nona posição, manteve-se estagnado, o que permitiu que o Bournemouth chegasse ao empate, somando 41 pontos na tabela. Os Saints, no entanto, ainda tem cinco jogos pela frente, e podem chegar a ultrapassar o West Brom (8º) até o fim da competição.

Stoke City 0x0 West Ham

A igualdade não foi boa para nenhum dos lados na partida entre Stoke City e West Ham no último sábado. Chegando ao seu terceiro empate consecutivo, a equipe de Londres perdeu uma posição na última rodada, caindo para 15º. Com 39 pontos somados, os Hammers permanecem numa margem de risco, podendo ser ultrapassados através de uma combinação de resultados pelas equipes que vem de baixo. Enquanto isso, o Stoke – que também perdeu uma colocação, indo para 12º -, segue no “bolo” do meio da tabela, com 40 pontos. Com a soma, a conquista de apenas um ponto nas três ultimas rodadas assegurará a permanência matemática na primeira divisão sem maiores preocupações.

Sunderland 0x1 Bournemouth

A cada rodada, a equipe do Sunderland parece dar mais sinais de que seu lugar é na segunda divisão. A apenas um ponto de garantir sua queda, os Black Cats tropeçaram novamente dentro de casa, permanecendo com a soma de 21 pontos e na lanterna da competição.

Em contrapartida, o Bournemouth avançou bem na tabela após a última rodada. Chegando aos 41 pontos, pulou da 13ª para 10ª colocação e, no próximo fim de semana pode chegar ainda mais longe caso conquiste um resultado positivo e veja o Southampton tropeçar diante do Liverpool, em Anfield.

Crystal Palace 0x2 Burnley

A derrota para o Tottenham na última rodada parece ter desconcentrado a equipe do Crystal Palace nessa reta final. Após mais um resultado negativo, os Eagles despencaram para a 16ª colocação, com uma ligeira vantagem sobre o Swansea – primeira equipe na zona de rebaixamento -, de seis pontos. Com mais três jogos a serem disputados, cada vitória torna-se essencial para o clube londrino, que segue com chances de cair para a segunda divisão.

O Burnley, por sua vez, vem tirando proveito dos resultados de seu adversários e, com a vitória avançou para a 14ª posição. Com a soma de 39 pontos, os Clarets voltam a respirar com alívio na competição, tendo ainda três jogos pela frente, com a chance de conquistar mais algumas posições na Premier League.

Manchester United 1×1 Swansea City

Mesmo focado em conquistar bons resultados para chegar ao menos à Liga Europa, o Manchester United não conseguiu superar o desesperado Swansea, que ainda sonha com a possibilidade de não ser rebaixado no Campeonato Inglês. O empate em Old Trafford causou prejuízos aos Red Devils, que poderiam ter chego a quarta colocação com a vitória, desbancando seu rival City.

Já o Swansea, que poderia ter deixado a zona de rebaixamento com a vitória, não tem tanto a reclamar. Mesmo com o desconforto da 17ª posição, está a apenas dois pontos de distância do Hull City (16º) e, dentro de suas possibilidades, conseguiu anular um dos melhores e mais caros elencos do campeonato, o que chega como incentivo para as próximas rodadas.

Middlesbrough 2×2 Manchester City

Assim como seus rivais de Manchester, o City também não teve forças para bater seu adversário nesta rodada. Jogando fora de casa, os Citizens encontraram em campo um Middlesbrough que, mesmo na 19ª posição, ainda não não entregou  os pontos, e luta com unhas e dentes para fugir da queda quase certa.

Por sorte, no entanto, a combinação de resultados não causou tantos danos ao Manchester, mesmo com a vantagem conquistada pelo Liverpool na terceira posição após acumular uma nova vitória sobre o Watford. Ainda assim, o City segue na zona de classificação para a fase qualificatória da Champions League, e deve manter a busca por 100% dos pontos a serem disputados com a concorrência apertada pela quarta colocação.

Everton 0x3 Chelsea

Com um resultado surpreendente devido ao histórico de seu adversário na rodada, o Chelsea não se contentou com a possibilidade de uma vitória simples, e nos 20 minutos finais liquidou a partida com um imponente 3 a 0 no Goodison Park. Em seu mais complicado confronto nesta etapa final da Premier League, os Blues conquistaram mais três preciosos pontos e, agora, dependem da conquista de nove para levar o título sem depender de qualquer outro resultado.

O Everton, que por sua vez luta para manter viva a esperança de chegar a uma competição europeia, segue na sétima colocação com 58 pontos. Os resultados negativos somados pelas equipes da parte de cima, no entanto, levam o clube de Liverpool a seguir sonhando, e mantém acesa a competitividade dos Toffees para as rodadas finais do campeonato.

Tottenham 2×0 Arsenal

A partida que parecia ser um dos grandes desafios do Tottenham na tabela, na verdade foi mais simples do que se poderia imaginar. Ainda no início do segundo tempo, os Spurs marcaram os gols da vitória em menos de cinco minutos, impedindo que a distância para o líder aumentasse a três rodadas do fim.

Já o Arsenal, que não teve poder para reagir ao longo da segunda etapa, agora se encontra em situação complicada. Na atual sexta colocação, garante vaga para a fase qualificatória da Liga Europa, mas segue ameaçado pelo Everton, apenas dois pontos atrás. Além disso, a distância para o pelotão de cima aumenta cada vez mais, impedindo os Gunners de tentarem uma improvável e surpreendente ida a Liga dos Campeões.

Watford 0x1 Liverpool

Fechando a 35ª rodada da Premier League, o Liverpool não poderia deixar passar a oportunidade de ampliar a vantagem na terceira colocação. Com a vitória, os Reds chegaram aos 69 pontos, três a mais que o quarto colocado, Manchester City, e ficaram ainda mais próximos de seu grande objetivo: a vaga para a próxima Champions League.

O Watford por outro lado, segue ocupando a parte intermediária da tabela, mas caiu da 10ª para a 13ª colocação, sendo ultrapassado por Bournemouth, Leicester e Stoke City. Com 40 pontos, os Hornets ainda farão quatro jogos pelo Campeonato Inglês, sendo um deles contra o líder da competição, no dia 15 de maio.

Classificação

Artilharia

Melhor Ataque/Defesa

Chelsea – 72 gols

Tottenham – 22 gols

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.