O meio-campista Cesc Fàbregas ficará de fora nos primeiros jogos da próxima temporada após ser expulso de forma bizarra no jogo contra o West Bromwich, na segunda-feira (20), no revés por 3 a 0.
Em um jogo para cumprir tabela, já que o Chelsea já foi coroado campeão da Premier League, o espanhol foi titular e acabou levando o cartão vermelho ao 28 minutos do primeiro tempo.
Durante uma confusão na área adversária envolvendo o polêmico atacante dos Blues, Diego Costa, e quatro defensores do West Brom, Fàbregas – que estava longe da jogada – lançou uma bola em direção ao grupo de jogadores que estavam discutindo e acabou atingindo Chris Brunt na cabeça. Ele foi expulso na hora pelo árbitro Mike Jones.
O time azul já perdia por 1 a 0 a partida naquele momento e acabou levando mais dois gols após a expulsão do meio-campista. Agora, o espanhol terá que cumprir três jogos de suspensão, perdendo assim a última partida do campeonato – contra o Sunderland em Stamford Bridge – e os dois primeiros jogos da temporada 2015/16.
Falando à Sky Sports, o técnico do Chelsea, José Mourinho, criticou o árbitro por sua decisão:
“Eu penso que com experiência, com uma grande personalidade e com um grande controle do jogo – especialmente quando você não joga por nada, especialmente se não for nada especial, sem agressividade – os melhores árbitros teriam resolvido com palavras. Jones deu o cartão vermelho do qual eu discordo completamente.”
A situação ocorreu quando Costa e Gareth McAuley se estranharam dentro da área. O atacante do Chelsea colocou seus braços ao redor do defensor, que revidou.
O empurra-empurra do jogador hispano-brasileiro acabou envolvendo Craig Dawnson e depois outros jogadores do West Brom se juntaram ao redor do atacante azul, especialmente o sueco Jonas Olsson.
O jogador dos Blues acabou recebendo o cartão amarelo e, quando a situação parecia definida, Brunt foi atingido por uma bola na cabeça enquanto falava com o árbitro.
No início da discussão, Fàbregas estava indo em direção ao bandeirinha, completamente fora da jogada. Ao receber a bola de Eden Hazard, o espanhol lançou-a ao grupo de jogadores que falava com o árbitro. Darren Fletcher, atacante dos Baggies, foi o primeiro a ir tirar satisfações com ele.
Mourinho, no banco de reservas, ficou desesperado ao perder seu principal armador logo no primeiro tempo. No entanto, o ex-jogador e atual comentarista da Sky Sports, Gary Neville, concordou com Mike Jones.
“Foi uma coisa bizarra, boba. Eu não tenho certeza do porquê Hazard jogou a bola para Fàbregas. Fàbregas pede por ela? Definitivamente há a intenção de querer a bola.
Foi um grande lançamento (risos), a conclusão do passe foi incrível. Mas eu acho que foi vermelho porque foi estúpido.
Mas eu não acho que Mike Jones tinha o controle da situação. Jones estava recuando e ele devia ter ficado parado, ameaçando os jogadores.
Violento? Eu acho que foi cartão vermelho pois poderia ter acertado o árbitro.”