
Cesc Fàbregas afirmou que o elenco do Chelsea é formado por vencedores, e que isso garantirá que o time possa melhorar em relação à maneira como começou a temporada. Segundo o espanhol, o confronto com o FC Porto, pela Liga dos Campeões, nesta terça-feira (29), tem que ser encarado como ponto fundamental nesta caminhada.
Os Blues enfrentarão o ex-clube de José Mourinho – e líder do Campeonato Português – no Estádio do Dragão, visando alcançar sua segunda vitória na presente edição do torneio.
Leia também: Na segunda partida da UEFA Champions League, Chelsea visita Porto
O desempenho do Chelsea no fim de semana, em Newcastle, foi inconsistente – um conto de duas metades, com os azuis sendo brilhantes após o intervalo, depois de começarem muito mal no primeiro tempo. Fàbregas espera que o time possa reproduzir a forma que permitiu ao time tirar uma desvantagem de dois gols em Tyneside, para conseguir imprimir a mesma intensidade em Portugal:
“Queremos jogar como fizemos no segundo tempo. Foi um bom desempenho, mas acredito que podemos jogar melhor, como fizemos na maioria da temporada passada. O que não podemos aceitar é o desempenho do primeiro tempo contra o Newcastle.
Quando você joga pelo Chelsea, você sempre quer ganhar, é normal para o clube. Todos os clubes querem ganhar a Liga dos Campeões e nós também.”
Fàbregas, que marcou seu primeiro gol da temporada na vitória sobre o Maccabi Tel Aviv, há duas semanas, acredita que agora é o momento para a equipe começar a mostrar a qualidade do elenco de forma mais consistente:
“Não está bom o suficiente, sabemos que podemos fazer melhor e nós vamos fazer, mas temos de começar a partir de agora. É o início da temporada e sabemos que não é sobre como começa, mas como termina. Quando você está no Chelsea e quando você joga por um grande clube, você tem que competir no seu máximo em cada jogo. Você não apenas precisa ter boa técnica ou tática, você precisa ser mentalmente forte e ir para cada sessão de treinamento com uma dedicação especial.
É por isso que este clube assinou com cada um de nós, porque nós queremos jogar por um grande clube. Temos que começar a mostrar isso em campo, a partir de amanhã, porque é um grande jogo e queremos atuar bem.”
Fàbregas ressaltou também que o desejo pela vitória e pela recuperação na temporada vem do próprio elenco, da mentalidade vencedora dos jogadores:
“Temos que melhorar e não é só por causa do treinador que está nos dizendo o que precisa melhorar, ou pelo fato de ele estar chateado. Não é por isso que nós temos que melhorar. Temos de melhorar, porque nós somos vencedores e nós jogamos pelo Chelsea. Esse desejo tem que vir de nós; não somos crianças, não somos jogadores que começaram a jogar agora. Sim, somos uma equipe jovem, mas isso não é uma desculpa, vencemos o campeonato na última temporada e não há nenhuma razão pela qual não podemos fazê-lo novamente este ano. Temos de começar a melhorar a partir de agora.”
O meio-campista espanhol que, se estiver em campo contra o Porto, fará sua 97ª aparição pela Champions League, respondeu à sugestão de um repórter de que a maneira como o time está atuando demonstra uma acomodação com os feitos da temporada passada:
“Não foi fácil a temporada passada, confie em mim. Nós trabalhamos muito duro para vencer e houve momentos difíceis. Esta equipe trabalha bem e o treinador nunca nos permitiria ser complacentes. Estamos treinando bem e estamos motivados.
Talvez as coisas não estejam indo do jeito que gostaríamos no momento, mas eu tenho certeza de que vamos dar a volta. O jogo com o Porto é um grande momento e um grande cenário para reverter esta situação: Liga dos Campeões, fora de casa, todo mundo estará nos observando.
Se queremos começar a jogar bem, como fizemos na última temporada, temos de começar a atuar bem em grandes jogos como este.”
Diego Costa, atualmente cumprindo uma suspensão de três jogos na Premier League, está elegível para jogar contra o Porto e viajou com o grupo. Fàbregas comentou o humor do atacante, mas sente que o Chelsea terá Diego no auge de seu jogo, e que isso pode levar o Chelsea até o fim da competição:
“Ele está frustrado e com razão. Nós todos sabemos as causas pelas quais ele é tratado assim. Algumas pessoas entendem, algumas não. É muito injusto o que aconteceu com ele. Muito porque ele é um jogador fundamental para nós. Mas ele vai marcar gols e contribuir com as combinações de ataque. Nós esperamos muito dele. Obviamente, se você quiser ganhar esta competição você precisa de seus grandes jogadores em grande forma e com certeza ele é um deles.”
Diego Costa e Fàbregas provavelmente estarão em campo nesta terça-feira, contra o Porto, no Estádio do Dragão, pela UEFA Champions League. A partida terá cobertura completa do Chelsea Brasil.