Pela Champions, Chelsea viaja a Israel para enfrentar Maccabi Tel Aviv

Chelsea busca a classificação (Foto: Montagem/Chelsea Brasil)
Chelsea busca a classificação (Foto: Montagem/Chelsea Brasil)

Após conquistar importante vitória no último final de semana, em partida válida pela Premier League, o Chelsea tem um novo desafio na próxima terça-feira (24). Desta vez, o encontro vale pela UEFA Champions League e o adversário dos Blues será o israelense Maccabi Tel Aviv, atual líder do campeonato de seu país. O jogo acontecerá no Estádio Sammy Ofer, às 17h45 (horário de Brasília), e terá transmissão do canal EI MAXX2. Você também fica por dentro de tudo o que acontece na partida em nosso twitter, o @Chelseabrasil.

José Mourinho não tem novos problemas para escalar sua equipe

Diante do Maccabi, o treinador José Mourinho poderá contar com quase a totalidade dos jogadores que comanda no Chelsea. As duas únicas exceções são o atacante colombiano Radamel Falcao García, que está lesionado há algumas semanas e tem sua saída do clube especulada, e o goleiro Thibaut Courtois, que sofreu lesão grave, passou por procedimento cirúrgico e retornou aos treinamentos na última semana, tendo retorno aos gramados esperado para o mês de dezembro.

Maccabi tem dúvidas

O treinador Slavisa Jokanovic, ex-atleta do Chelsea, tem duas dúvidas para escalar sua equipe. O centroavante croata Dejan Radonjic tem uma lesão muscular na panturrilha e passará por testes antes da partida. Por outro lado, o zagueiro Tal Ben Haim, outro ex-Blues, que também sofre com problemas físicos, também será avaliado, mas tem sua escalação praticamente confirmada.

Prováveis escalações

Chelsea (4-2-3-1): Begovic; Ivanovic, Zouma (Cahill), Terry, Azpilicueta; Matic, Fàbregas (Ramires); Willian, Pedro (Oscar), Hazard; Diego Costa. Téc.: José Mourinho

Maccabi (4-3-3): Rajkovic; Spungin (Tibi), Ben Haim, García, Harush; Alberman, Mitrovic (Rikan), Peretz; Ben Haim, Ben Basat (Vermouth), Zahavi. Téc.: Slavisa Jokanovic

Entrevistas Pré-Jogo

José Mourinho (Chelsea)

Mourinho refletiu sobre a importância do jogo (Foto: Chelsea FC)
Mourinho refletiu sobre a importância do jogo (Foto: Chelsea FC)

Em sua coletiva, Mourinho falou sobre o perigo de jogar fora de casa, refletiu sobre os possíveis resultados e disse que espera que sua equipe mantenha a forma com a qual vem jogando.

“Falei sobre isso com os jogadores (o jogo contra o Maribor, na temporada passada). Eu dei o exemplo de nossa vitória contra o Maribor, 6-0, e de que fomos à Eslovênia e a atitude não foi a melhor. Você tem que entender a diferença entre jogar em casa e jogar fora de casa, e eu espero que eles tenham aprendido com essa experiência. Normalmente, contra equipes sem experiência na Champions League, quando eles jogam fora sentem-se muito mais desconfortáveis.

Para o Maccabi Tel Aviv, o jogo em Stamford Bridge foi o primeiro deles nesta temporada, estava chovendo, o gramado estava muito rápido e o Chelsea iniciou rapidamente e jogou muito bem. Em casa é diferente para eles e os resultados aqui contra Porto e Dynamo poderiam ter sido diferentes. Esse jogo não é em Tel Aviv, mas eles sentirão o apoio e será muito mais difícil para nós.

Amanhã é simples. Se perdermos estaremos com problemas, dependeremos dos outros. Se conseguirmos um empate poderemos nos classificar no último jogo, mas não seremos os primeiros, e se vencermos amanhã, podemos nos classificar dependendo do outro resultado, então esse jogo é muito importante para nós.

Eu tenho até mesmo um jogador cuja esposa poderá ter um bebê nos próximos dois dias e ele está aqui porque sabe quão importante é para nós. Estamos focados no que temos que fazer, estamos muito desapontados com os maus resultados que tivemos por um longo período de tempo e precisamos seguir conseguindo resultados para nossa alegria e nosso orgulho, e para as pessoas que torcem por nós.

Se jogarmos como estamos jogando, então teremos a chance de nos mantermos na mesma direção. Fomos bem contra o Norwich e nos jogos anteriores que perdemos. Eu gostei da confiança contra o Norwich, sob a pressão de precisar do resultado mas jogando (…) penso que os jogadores estão recuperando a confiança e espero que amanhã possamos fazer mais.”

Slavisa Jokanovic (Maccabi)

Jokanovic garantiu que buscará a vitória (Foto: maccabi-tlv.co.il)
Jokanovic garantiu que buscará a vitória (Foto: maccabi-tlv.co.il)

Em sua coletiva, Jokanovic garantiu que sua equipe vai buscar a vitória e comentou que ocasionalmente o Chelsea retomará a boa forma.

“Eu lembro deste jogo na temporada passada quando o Chelsea enfrentou o Maribor, mas eu não espero que o Chelsea relaxe aqui em nosso estádio. Esse é um jogo importante para eles e estou certo de que eles aprenderam sua lição. Seria uma boa notícia para nós se não fosse o caso, mas eu não acredito nisso.

Falamos muitas vezes sobre melhoras. Nós melhoramos, mas precisamos continuar assim (…) Seremos mais competitivos. O Maccabi Tel Aviv tem dois jogos importantes e se conseguimos seis pontos teremos a chance de jogar a Europa League nesta primavera. Para nós é um dia muito importante. Não estou preocupado com o Chelsea e seus problemas, estou concentrado em meu time e meu trabalho (…) Precisamos encontrar uma forma de conseguir os três pontos e é importante para nossos torcedores.

Ainda não terminamos nosso trabalho na Champions League e é uma oportunidade para nosso staff e para o nosso clube de lutar tão duro quanto pudermos e vencer o jogo. Estou pensando nesse objetivo agora.

Toda temporada é um ano diferente. O Chelsea é o campeão da Premier League. Mas lembre-se de que um time como o Borussia Dortmund teve problemas no ano após o que chegou à final da Champions League. Estou certo de que o Chelsea encontrará seu caminho na luta pelo título.”

Último encontro

Chelsea venceu facilmente o último jogo entre as equipes (Foto: Getty Images)
Chelsea venceu facilmente o último jogo entre as equipes (Foto: Getty Images)

A última vez em que Chelsea e Maccabi se enfrentaram foi na primeira partida da fase de grupos da atual edição da Champions. Na ocasião, com gols de Willian, Oscar, Diego Costa e Cesc Fàbregas, os Blues golearam os israelenses, por 4×0.

Fique de Olho

Zahavi é a grande arma do Maccabi (Foto: Getty Images)
Zahavi é a grande arma do Maccabi (Foto: Getty Images)

Como ressaltado antes do primeiro encontro entre as equipes nesta Champions, o grande nome do Maccabi é Eran Zahavi, meia-atacante israelense que tem uma das marcas mais impressionantes do futebol europeu na temporada. Em 19 partidas disputadas, o jogador, que também representa a Seleção de Israel, marcou 17 gols e proveu três assistências, sendo a grande arma do próximo adversário do Chelsea.

Curiosidades

O treinador do Maccabi, Slavisa Jokanovic, atuou no Chelsea entre 2000 e 2002;

– O time israelense tem um ex-jogador do Chelsea no elenco: o zagueiro Tal Ben Haim;

– O Maccabi venceu apenas uma de suas últimas 10 partidas de Champions League;

– O Maccabi tem o pior ataque e a pior defesa desta edição da Champions League;

– Três das quatro faltas cobradas por Willian nesta edição da Champions foram convertidas em gols.

Category: Competições

Tags:

Article by: Wladimir de Castro Rodrigues Dias

Advogado graduado pela PUC Minas, mestrando em Ciências da Comunicação (Universidade do Minho), 24 anos. A preferência é o futebol bretão, mas me interesso pelo esférico rolado em qualquer terra. Desde a infância, tenho no atacante Marques e no argentino Pablo Aimar referências; o melhor jogador que vi jogar foi o lúdico Ronaldinho Gaúcho, na temporada 2004/05. Também no O Futebólogo, no Doentes por Futebol e na Corner.