Pela Champions, Chelsea vai à Paris enfrentar o PSG

Chelsea e PSG se enfrentaram também nas quartas de finais da UCL de 2013-2014 (Foto: Montagem/Chelsea Brasil)
Chelsea e PSG se enfrentaram também nas quartas de finais da UCL 2013-2014 (Foto: Montagem/Chelsea Brasil)

Na volta da disputa da UEFA Champions League, o Chelsea terá pela frente a força do Paris Saint-Germain, atual bicampeão francês. Na fase de grupos, o clube londrino liderou o Grupo G, que contou com Schalke 04, Sporting CP e Maribor. Por sua vez, o esquadrão parisiense ocupou a segunda colocação do Grupo F, enfrentando Barcelona, Ajax e Apoel.

A disputa, válida pelas oitavas de finais, acontecerá na próxima terça-feira (17), às 17h45 (horário de Brasília) e terá transmissão do canal ESPN Brasil. Você também acompanha a partida em nosso twitter, o @ChelseanewsBR.

Mikel é a única baixa

Para a primeira parte da decisão contra o PSG, o treinador José Mourinho tem quase todo o seu elenco à disposição. Dentre os 22 jogadores que viajaram para Paris, destaca-se apenas a ausência do volante John Obi Mikel, que sofreu leve problema no joelho. Outro jogador que não entrou nos planos do comandante português foi o jovem Izzy Brown, cedido à equipe sub-18, que enfrenta o Newcastle United pela FA Youth Cup. Ausente na partida contra o Everton, Oscar viajou e é opção. A presença dos jovens Andreas Christensen e Ruben Loftus-Cheek também é novidade.

Blanc tem muitos problemas

Se o Chelsea tem quase todo o elenco à disposição, o treinador do PSG, Laurent Blanc, sofre com baixas muito importantes. O meio-campista Yohan Cabaye e o brasileiro Lucas Moura têm problemas musculares, o zagueiro Marquinhos sofre com uma lesão na coxa e o lateral direito Serge Aurier está fora com um problema no quadríceps. Por outro lado, as preocupações em torno da condição física do volante Blaise Matuidi foram dissipadas pelo treinador, que garantiu que o francês está à disposição.

Prováveis Escalações

Chelsea (4-2-3-1): Cech (Courtois); Ivanovic, Cahill (Zouma), Terry, Azplicueta (Filipe Luís); Matic, Fàbregas; Willian, Oscar, Hazard; Diego Costa. Téc.: José Mourinho

PSG (4-3-3): Sirigu; van der Wiel, Thiago Silva, David Luiz, Maxwell (Digne); Motta, Verratti, Matuidi (Rabiot); Cavani, Ibrahimovic, Lavezzi (Pastore). Téc.: Laurent Blanc

Entrevistas Pré-Jogo

José Mourinho (Chelsea)

Mourinho ressaltou a qualidade do PSG (Foto: Getty Images)
Mourinho ressaltou a qualidade do PSG (Foto: Getty Images)

Em sua entrevista coletiva, José Mourinho confirmou a presença de Diego Costa, falou sobre David Luiz, sobre o PSG e sobre a motivação de disputar uma partida da UEFA Champions League.

“Sim, vou começar com ele (Diego Costa). Mas eu não penso que é bom para um jogador estar três semanas, ou três partidas, sem iniciar um jogo. Então, não penso que ele estará no melhor de sua condição. Mas, ao mesmo tempo, Remy e Drogba atuaram nas últimas três partidas. Obviamente, é importante para eles terem minutos e confiança. Eu sei que tenho os dois prontos para o jogo também.

O David (Luiz) foi meu jogador, não há nenhum problema fui feliz por treiná-lo. (Na última vez em que Chelsea e PSG se enfrentaram) Nós os vencemos, mas perdemos em Paris. Uma competição de mata-mata foi decidida no último minuto, com um pequeno detalhe fazendo a diferença. Não estou dizendo que vencemos porque fomos melhores que o Paris. Vencemos porque, nesse caso, marcamos um gol fora e não sofremos em casa.

Penso que o Paris é um ótimo time, basicamente o mesmo time da última temporada com o David Luiz. O mesmo time basicamente, o mesmo treinador, a mesma dinâmica, o mesmo perfil. Eles têm condições de serem melhores porque têm estabilidade. Não quero dizer que o Chelsea é melhor ou pior do que na última temporada, mas, amanhã, o Parc des Princes verá um Chelsea diferente daquele do ano passado.

A Champions League é a motivação para qualquer time. Nós recebemos a Champions League. Duas grandes partidas contra um grande oponente. Todos estão felizes em jogar. “

Laurent Blanc (PSG)

Blanc sobre a necessidade de manter a cabeça fria durante o jogo (Foto: Getty Images)
Blanc sobre a necessidade de manter a cabeça fria durante o jogo (Foto: Getty Images)

Comandante do PSG, Laurent Blanc falou sobre a atmosfera que espera que José Mourinho proporcione, focando, em especial, na preocupação com o temperamento do italiano Marco Verratti, e também tratou sobre a campanha de luta contra a fome mundial, que ganhou o apoio de Zlatan Ibrahimovic na última partida, mas custou ao atleta um cartão amarelo.

“Eu conheço um pouco o José Mourinho e sei que ele aumentará a temperatura do campo nesse jogo. Assim, meus jogadores têm que estar frios, eles têm que ficar calmos e não podem reagir quando estiver quente lá na grama. Eles têm que estar calmos e frios. Não podemos dispor de mais cartões amarelos. É um teste real para o Marco (Verratti), mas eu penso que ele amadureceu e lidará bem com isso.

Eu sabia do projeto, mas não sobre as tatuagens (Zlatan Ibrahimovic tatuou nomes de pessoas que passam fome), eu sabia que algo havia sido planejado para o final da partida, mas não sabia mais. Ele (Ibrahimovic) marcou muito cedo, tirou sua camisa e foi amarelado. Foi uma boa promoção para a associação, obviamente, mas nos custou um cartão amarelo.

Imagine se ele tomasse outro cartão amarelo 20 minutos depois?!  Poderíamos ter abandonado o jogo no minuto 70 porque estaríamos reduzidos a sete homens. É uma boa iniciativa, mas eu não sei se ele tirar a camisa foi bom para nós. Espero que, amanhã, se ele marcar ele não tire a camisa, porque ele será amarelado novamente.”

Último Confronto

No último encontro, Demba Ba marcou o gol decisivo (Foto: Getty Images)
No último encontro, Demba Ba marcou o gol decisivo (Foto: Getty Images)

A última vez em que Chelsea e PSG se enfrentaram foi na última temporada, na disputa de vaga nas semifinais da UEFA Champions League. Na ocasião, em Stamford Bridge, os Blues conquistaram o avanço com muita emoção. Lançando três centroavantes (Demba Ba, Samuel Eto’o e Fernando Torres), José Mourinho fez com que o Chelsea avançasse a qualquer custo e, aos 87 minutos, foi agraciado com o gol da classificação, marcado por Ba; André Schürrle havia aberto o placar aos 32 minutos. O 2×0 foi suficiente e o clube londrino avançou.

Fique de Olho

Ibrahimovic é a grande arma do PSG (Foto: Getty Images)
Ibrahimovic é a grande arma do PSG (Foto: Getty Images)

Ainda que não viva seu melhor momento com a camisa do PSG, o sueco Zlatan Ibrahimovic segue sendo a principal arma do Paris Saint-Germain. Sua qualidade técnica, absurda qualidade de chute e poder nas bolas aéreas são motivos de grande alerta para todo o setor defensivo do Chelsea, que terá de vigiá-lo durante os 90 minutos. Na temporada, o centroavante já marcou 16 gols e proveu duas assistências, em 23 partidas.

Curiosidades

– Chelsea e PSG se enfrentaram quatro vezes na história. Ao todo, o Chelsea venceu duas vezes, empatou um jogo e perdeu outro;

– O resultado mais expressivo do confronto, na história, ocorreu em 2004, ocasião em que, no Parc Des Princes, o Chelsea venceu o PSG por 3×0;

– Nos últimos 18 jogos em casa, por competições europeias, o PSG nunca deixou de marcar ao menos um gol;

– Hoje no PSG, David Luiz atuou três temporadas e meia no Chelsea.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.