Para Zola, Hazard deve aprender a lidar com marcação especial

Na atual temporada, Hazard emergiu como o principal jogador do Chelsea (Foto: Getty Images)
Na atual temporada, Hazard emergiu como o principal jogador do Chelsea (Foto: Getty Images)

Esta não é a primeira vez em que o Chelsea entra em campo pela Champions League com a maioria das atenções voltadas para um só jogador. Apesar de Didier Drogba ser o centro das atenções, enquanto o confronto do marfinense contra seu ex-clube se aproxima, o fator mais importante da partida poderá ser Eden Hazard.

O triunfo do Chelsea contra o Bayern pela Champions há dois anos, no qual Drogba foi peça importantíssima, foi fundamental para a chegada de Hazard ao clube por 32 milhões de libras. Desde então, Hazard progrediu tanto que os Blues se tornaram cada vez mais dependentes dele, o que leva os treinadores adversários a armarem um esquema tático com no mínimo dois jogadores para tentar anular o belga. Roberto Mancini, treinador do Galatasaray, deverá fazer o mesmo, pois o Chelsea enfrenta dificuldades para atacar quando Hazard é anulado pelos defensores.

Gianfranco Zola, lenda dos Blues, falou sobre esse problema ao jornal Standard Sport: “Isso é uma das coisas que você tem que lidar com quando você é tão hábil e talentoso quanto ele [Hazard]. Na minha carreira eu passei por isso, e no começo pode ser bastante desafiador. Ele é um jogador que sempre vai chamar a atenção dos adversários, e o Galatasaray vai enfrentá-lo com maneiras para deixá-lo quieto.”

“Poderá ser difícil para ele, se os adversários jogarem defensivamente. Mas é preciso ser paciente, esperar o tempo e espaço para incomodá-los. Além disso, se eles estão prestando atenção extra nele, deve haver espaço para outro jogador explorar. Mas com o passar do tempo, além de jogos como o de hoje, ele vai aprender a lidar com uma marcação mais forte.”

Com o Chelsea no topo da Premier League e favoritos para chegar nas quartas da Liga dos Campeões, não há motivos para se preocupar. No entanto, a equipe continua muito dependente de Hazard. Willian marcou duas vezes em 29 jogos, Oscar não vive boa fase e nenhum dos três atacantes marca gols regularmente.

Zola acredita que os outros jogadores podem se beneficiar caso o Galatasaray se concentre demais em parar um jogador. Ele acrescentou: “Oscar, Willian, Fernando Torres e Samuel Eto’o também podem ser perigosos. Seria um erro se o Galatasaray prestar atenção apenas em Hazard. Esperemos que ele dê problemas aos adversários, mas cabe aos outros contribuir também.”

Este encontro trouxe memórias especiais para Zola, que fez parte da equipe do Chelsea que enfrentou Galatasaray pela mesma competição. Em 1999, eles jogaram um jogo da fase de grupos no Ali Sami Yen, que tinha menos de metade da capacidade do Turk Telekom Arena. Era um dos locais mais intimidantes do futebol, e mesmo com seus torcedores segurando faixas que diziam “Welcome to Hell”, o italiano e seus companheiros ignoraram o ambiente para garantir uma vitória por 5-0.

Zola sente que o Chelsea pode superar Drogba e os torcedores no confronto, para obter uma vantagem para a partida de volta, em Stamford Bridge: “Eu nunca vou esquecer quando saí do avião e passamos pelos seguranças e havia uma multidão enorme esperando por nós. Foi muito intimidante e muito barulhento.”

“Mas nós não deixamos isso prejudicar a gente, e jogamos uma partida fantástica. Nós vencemos por 5-0, uma das melhores performances de toda a equipe do Chelsea. Assim como naquele dia, o Chelsea só precisa se concentrar em seu trabalho esta noite. Eles estão acostumados a jogar jogos como este e não devem ser intimidados por manifestações dos adversários.”

O italiano ainda alertou sobre os perigos do clube turco: “Marcar Wesley Sneijder é fundamental. Ele dá bons passes para Didier, e pode marcar um gol em jogada individual.”

Zola ainda comentou sobre os treinadores. “Eu acho que Mancini não precisa provar nada para ninguém”, acrescentou. “Ele só vai querer que a sua equipe jogue bem. Mourinho ganhou a Champions League com Porto e Inter, e certamente vai querer ganhar pelo Chelsea, que provavelmente é o clube que ele mais ama.”

“Em sua primeira passagem ele chegou perto do título em algumas ocasiões e tenho certeza que ele vai querer ir mais longe desta vez. Se o Chelsea pelo menos marcar um gol, será um bom resultado. Na Liga dos Campeões, marcar um gol fora de casa é muito importante.”

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.