Já eliminadas, após derrotas para Holanda e Chile, Espanha e Austrália se enfrentam na segunda-feira (23) em sua última partida na Copa do Mundo. Na outra partida do grupo, holandeses e chilenos, que já estão classificados, brigam pela primeiro colocação do Grupo B. Um empate entre as duas Seleções dará a liderança à Laranja Mecânica, que possui um gol a mais de saldo.
Após vexame, a Espanha tenta despedir-se com dignidade
Atual campeã, a Seleção Espanhola despede-se da Copa do Mundo do Brasil contra a Austrália. Após atuações fraquíssimas contra Holanda e Chile, a Fúria deverá ter, novamente, alterações na equipe. Buscando dar maior ofensividade à equipe, o treinador Vicente del Bosque deve sacar o volante Sergio Busquets, do Barcelona, e escalar Fernando Torres, atacante do Chelsea. Outra alteração ponderada é a saída de Xabi Alonso, que foi o principal alvo da crítica hispânica, com o ingresso de Cesc Fàbregas – recém-contratado pelos Blues –, alteração que levaria a equipe a atuar sem volantes.
Na defesa, está descartada a volta de Gerard Piqué, que sofreu lesão. Assim, o setor deverá ser composto da mesma forma que na última partida, com a manutenção de Javi Martínez pelo centro da defesa e com o lateral Cesar Azpilicueta, outro representante do Chelsea, pelo flanco direito.
Surpresa, apesar das duas derrotas, a Austrália não terá seu grande craque
Após sofrer duas derrotas, contra Chile (3×1) e Holanda (3×2), a Seleção Australiana está orgulhosa de sua participação na Copa do Mundo. Tida como uma das equipes mais fracas da Copa do Mundo, conseguiu jogar de igual para igual contra suas adversárias e não esconde que entrará em campo contra os espanhóis em busca da vitória.
Impressionado com o desempenho de sua Seleção, o zagueiro Alex Wilkinson afirmou ao site oficial da FIFA que os Socceroos vivem o início de uma nova era, creditando ao treinador Ange Postecoglou todos os méritos, afinal, para ele, a renovação da equipe só se operou por intermédio de seu técnico. Apesar do otimismo e da alegria com o comportamento da equipe, os australianos terão um grande problema para o partida final: Tim Cahill, grande destaque da Seleção, e autor de dois dos três gols australianos, está suspenso e não enfrenta a Espanha. Apesar de não haver confirmação oficial, especula-se a entrada de Ben Halloran, jogador do Fortuna Düsseldorf.
Curiosamente, o confronto entre Espanha e Austrália será o primeiro da história entre as duas nações. A Austrália defende um retrospecto histórico de nunca ter perdido a última partida da primeira fase. Já a Espanha nunca perdeu para adversários asiáticos (apesar de estar localizada na Oceania, a Austrália disputa as eliminatórias asiáticas).
Ficha técnica
ESPANHA X AUSTRÁLIA
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Data/Horário: 23/06/2014, às 13h
Árbitro: Nawaf Shukralla (BHR)
Assistentes: Yaser Tulefat Ebrahim Saleh (BHR)
Espanha: Casillas; Azpilicueta, Javi Martínez, Sergio Ramos, Alba; Xabi Alonso, Iniesta, David Silva; Pedro, Fernando Torres e Diego Costa. Téc. Vicente del Bosque
Austrália: Mat Ryan; McGowan, Wilkinson, Spiranovic, Davidson; McKay (Milligan), Jedinak; Leckie, Mark Bresciano, Oar; Halloran. Téc. Ange Postecoglou
Transmissão: ESPN, ESPN +, Fox Sports 2 e SporTV2.
Após boas vitórias, jogo entre Holanda e Chile promete grande qualidade
Depois de massacrar a Espanha e ter de se aplicar para vencer a Austrália, a Seleção Holandesa chega para a partida contra o Chile com dois desfalques. Na defesa, o treinador Louis van Gaal não poderá contar com o zagueiro Bruno Martins Indi, que sofreu lesão após disputar uma bola com o atacante australiano Tim Cahill e cair de mau jeito. Além do zagueiro, o artilheiro Robin van Persie, que recebeu o segundo cartão amarelo, também será desfalque.
Dessa forma, na vaga de Martins Indi, as especulações dão conta da entrada do volante Jordy Clasie, jovem promessa do Feyenoord. Já no ataque, dois jogadores disputam a vaga, Memphis Depay, jogador do PSV-HOL e autor do gol da vitória holandesa contra a Austrália, e Jeremain Lens podem ocupar a vaga do capitão van Persie.
Chilenos não devem ter alterações para jogo decisivo
Do lado chileno, que também bateu Espanha e Austrália, é pouco provável que hajam alterações. Apesar da preocupação com a condição física de Charles Aránguiz, que sofreu entorse no joelho na última partida, o próprio atleta colocou-se a disposição do treinador Jorge Sampaoli para a partida decisiva contra os holandeses. O jogador, que atua no Internacional, também exaltou o entrosamento da equipe, destacando a qualidade do jogo coletivo chileno.
Caso o treinador deseje poupar Aránguiz, terá a disposição o meio-campista Felipe Gutiérrez, do Twente-HOL. Chile e Holanda se enfrentaram apenas uma vez, em 1928, ocasião em que empataram por 2×2.
Ficha técnica
HOLANDA X CHILE
Local: Arena de São Paulo, São Paulo (SP)
Data/Horário: 23/06/2014, às 13h
Árbitro: Bakary Gassama (GAM)
Assistentes: Evarist Menkouande (CMR) e Felicien Kabanda (RWA)
Holanda: Cillessen; Janmaat, de Vrij, Ron Vlaar, Blind; de Jong, Jordy Clasie, de Guzmán, Sneijder; Robben e Memphis Depay (Jeremain Lens). Téc. Louis van Gaal
Chile: Bravo; Isla, Gary Medel, Jara, Eugenio Mena; Francisco Silva, Charles Aránguiz, Marcelo Díaz, Arturo Vidal; Alexis Sánchez e Eduardo Vargas. Téc. Jorge Sampaoli
Transmissão: Globo, Band, ESPN Brasil, Fox Sports, SporTV e Bandsports.
Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.