Após a paralização dos campeonatos europeus para a realização de partidas das seleções nacionais, a Premier League está de volta neste final de semana e, no próximo sábado (04), o Chelsea entra em campo. Seu adversário será o Stoke City, atual 10º colocado. O jogo acontecerá em Stamford Bridge, às 13h30 (horário de Brasília) e terá transmissão do canal FOX Sports. Você também poderá acompanhar o encontro em nosso twitter, o @Chelseanewsbr.
Diego Costa é dúvida
Se nos últimos jogos o treinador José Mourinho só contou com um desfalque, o volante John Obi Mikel, que sofre com um problema no joelho, para a partida contra o Stoke City, o comandante poderá ter dois novos problemas. Recuperando-se de lesão na coxa, o artilheiro Diego Costa é dúvida e, mesmo que melhore, poderá ser poupado. Outra possível baixa do clube londrino é o goleiro Petr Cech, que cuida de problemas musculares.
Stoke tem retornos, mas Victor Moses é desfalque
O treinador Mark Hughes tem motivos para sorrir, uma vez que muitas são as boas notícias em Stoke. Jonathan Walters, Philipp Wollscheid, Marc Muniesa, Erik Pieters e Stephen Ireland estão recuperados de suas lesões e são opções para a partida contra o Chelsea. Apesar disso, o comandante terá de lidar com o desfalque do nigeriano Victor Moses que, em função de cláusula contratual, não pode atuar contra o clube londrino, dono de seus direitos. Gravemente lesionados, Bojan Krkic e Peter Odemwingie não têm previsão de retorno.
Prováveis Escalações
Chelsea (4-2-3-1): Courtois; Ivanovic, Cahill, Terry, Azpilicueta; Matic, Fàbregas; Willian, Oscar (Ramires), Hazard; Diego Costa (Remy/Drogba). Téc.: José Mourinho
Stoke City (4-2-3-1): Begovic; Bardsley, Shawcross, Wilson, Pearce (Pieters); N’Zonzi, Adam; Diouf, Whelan (Ireland), Arnautovic (Walters); Crouch. Téc.: Mark Hughes
Entrevistas Pré-jogo
José Mourinho (Chelsea)
Em sua entrevista coletiva, o treinador José Mourinho comentou sobre a condição física de Diego Costa, John Obi Mikel e Eden Hazard e falou um pouco sobre o que espera do próximo jogo e do final da Premier League.
“O Diego treinou ontem e hoje com o grupo. Ele não está machucado. Não sei se começo o jogo com ele ou não, porque após uma lesão muscular e com apenas dois dias com o grupo, preciso analisar a situação com ele e tomar a decisão. (…) O Mikel está bem e trabalhou toda a semana com o grupo, mas está muito cansado, então não será relacionado, mas não está machucado.
O Eden estava cansado porque jogou duas partidas em três dias e jogou em Israel. Ele viajou e não dormiu, uma vez que desembarcou na Bélgica às cinco ou seis horas da manhã. Ele está cansado porque jogou, mas pensamos que ele pode se recuperar nesses dois dias e ele iniciará o jogo amanhã.
Todos sabem a forma como o Stoke joga, mas eles são um oponente difícil e é por isso que não têm problemas em permanecer na Premier League. Eles têm um treinador que está lá há dois anos e tem um novo contrato e os mesmos jogadores, os quais são muito estáveis. Todos sabem a forma como eles jogam, mas é difícil para todos.
Precisamos de seis vitórias e um empate em nove partidas. É uma boa situação para nós e todos os outros clubes gostariam de estar, mas precisamos fazer isso e ainda não o fizemos.”
Mark Hughes (Stoke City)
O comandante do Stoke City, em sua coletiva refletiu sobre o padrão do jogo do Chelsea, mostrando por onde passaria uma eventual possibilidade de vitória de seu time.
“O Chelsea desenvolveu um tipo de padrão nessa temporada, em que eles procuram marcar cedo no jogo e eles tiram a vantagem disso, e fecham o jogo. Eles fizeram isso contra nós em Dezembro e, para ser justo com eles, foram incrivelmente eficientes no que fizeram. Depois eles nos golpearam no segundo tempo e, no final, venceram o jogo relativamente confortáveis, eu sugeriria.
Eles marcam muitos gols nos 15 minutos iniciais dos jogos, e isso tem sido bastante prevalente até essa altura da temporada. Quando você atua contra os melhores times, certamente não quer sofrer cedo, então precisamos ser sólidos.
Se pudermos manter o jogo agradável e apertado por um tempo e restringi-los, espero que com o avanço do jogo consigamos criar algumas chances e seguir para uma vitória nossa, que é o nosso objetivo.”
Último encontro
A última vez em que Chelsea e Stoke City se enfrentaram foi em partida válida pela 17ª rodada da atual edição da Premier League. Na ocasião, os Blues venceram os Potters por 2×0, gols marcados pelo capitão John Terry e pelo espanhol Cesc Fàbregas.
Fique de Olho
Jogador senegalês de passagem discretíssima pelo Manchester United, Mame Diouf se encontrou no Hannover 96 na última edição da Bundesliga e retornou à Premier League com destaque. Veloz, pode atuar tanto como centroavante quanto pelas beiradas, dando várias possibilidades à equipe. Na temporada, em 30 jogos, o camisa 18 do Stoke marcou nove gols e proveu duas assistências.
Curiosidades
– Chelsea e Stoke City se enfrentaram 86 vezes na história. Ao todo, computam-se 43 vitórias dos Blues, 19 empates e 24 derrotas;
– A maior goleada da história do confronto aconteceu na temporada 2009-2010, quando o Chelsea venceu por 7×0;
– Em seis das últimas sete partidas contra o Chelsea, o Stoke City não marcou gols;
– Em partidas válidas pela Premier League, o Chelsea só perdeu uma vez para o Stoke City.