Após largar com vitória na UEFA Champions League e começar a se recuperar na Premier League, o Chelsea terá pela frente o Porto, na segunda partida da fase de grupos da competição continental. Líder do Grupo G, o clube londrino terá a oportunidade de abrir uma boa vantagem na liderança, uma vez que Porto e Dínamo de Kiev empataram na primeira rodada. A partida acontecerá na próxima terça-feira (29) às 15h45 (horário de Brasília) e será transmitida pelo EI MAXX. Além disso, será possível acompanhar o encontro pelo EI Plus, serviço online pago. Você também pode ficar por dentro de tudo em nosso twitter, o @Chelseabrasil.
Suspenso das competições inglesas, Diego Costa deve ser titular
Restando ainda uma partida de suspensão por cumprir nas competições inglesas, após a confusão do clássico contra o Arsenal, Diego Costa não tem impedimentos para enfrentar o Porto e deverá ser titular. Além do hispano-brasileiro, outro jogador que deve voltar ao time é o capitão John Terry, reserva na partida contra o Newcastle e que vem perdendo lugar no time para o jovem Kurt Zouma. Lesionado gravemente, Thibaut Courtois segue afastado dos gramados.
Relação de Lopetegui tem surpresas
Presentes na última partida do Porto, contra o Moreirense, Silvestre Varela e Héctor Herrera ficaram de fora dos relacionados dos Dragões. Por outro lado, nomes que não vêm tendo tanto espaço na temporada foram incluídos. São estes os casos do espanhol Alberto Bueno, do brasileiro Evandro (formado no Atlético Paranaense) e do português Sérgio Oliveira, que sequer disputaram um tempo inteiro nesta temporada. Além disso, o clube espera por Yacine Brahimi que tem problemas físicos, mas está relacionado.
Prováveis Escalações
Chelsea (4-2-3-1): Begovic; Ivanovic (Baba), Cahill, Terry, Azpilicueta; Matic, Fàbregas; Pedro (Willian), Oscar, Hazard; Diego Costa. Téc.: José Mourinho
Porto (4-3-3): Casillas; Maxi Pereira, Maicon, Martins Indi (Marcano), Layún; Danilo Pereira (Rúben Neves), Imbula, André André; Corona, Aboubakar (Osvaldo) e Brahimi. Téc.: Julen Lopetegui
Entrevistas Pré-Jogo
José Mourinho (Chelsea)
Após o empate com o Newcastle, José Mourinho mostrou preocupação com a atual forma da equipe, deixando claro que o desempenho mostrado no primeiro tempo do referido encontro foi inaceitável e dizendo, por outro lado, que a equipe deveria se inspirar nos feitos do segundo tempo.
“Se jogarmos como fizemos no segundo tempo (do jogo contra o Newcastle) podemos vencer qualquer partida. Mas se jogarmos como no primeiro tempo, podemos perder qualquer partida. Eu não acredito em nenhum dos dois extremos. Eu não acredito que vamos jogar da forma como jogamos no primeiro ou no segundo tempos (do jogo contra o Newcastle).
Estou preocupado – eu não entendo e não aceito (as fracas performances de alguns jogadores). Eu gostaria de ter feito mais mudanças do que fiz, mas as que fiz foram suficientes para melhorar o time e conseguir-nos um ponto.
Não fiz alterações no intervalo porque eu não sabia quais substituições fazer – eu queria fazer seis. Eu estava tentando entender o que era melhor para o time, então decidi esperar.
Começamos o jogo com uma diferença de oito pontos do topo da liga e terminamo-la com uma diferença de oito pontos e uma partida a menos fora de casa, em um estádio que foi sempre difícil para nós.”
Julen Lopetegui (Porto)
Em sua entrevista coletiva, o espanhol Julen Lopetegui falou sobre o tamanho e as ambições do Chelsea na UEFA Champions League, mostrando respeito e ressaltando a dificuldade que espera do jogo.
“O potencial do Chelsea é enorme, têm jogadores e um treinador de máximo nível, com muita experiência. Mas temos muita esperança e ambição, isso ninguém nos vai tirar. Se queremos vencer teremos de fazer um grande jogo e uma boa exibição, porque o rival nos vai obrigar a chegar ao limite.
(O mal início de temporada do Chelsea) Não significa nenhuma debilidade, de maneira nenhuma. Nesta competição (os Blues) começaram de uma maneira excelente, vencendo por 4-0, e isso diz-nos como se vão agarrar a esta competição, a mais importante de clubes do mundo.
Não olhamos para trás, mas sim para a frente, num jogo em que teremos de a máxima intensidade, exigência e vontade. (José Mourinho) Foi muito neste clube, neste país e internacionalmente.
Isso (O conflito entre Iker Casillas e José Mourinho) é mais para os jornalistas e para fora. Para dentro não há mais nada para além da competição. Casillas tem muita vontade de competir ao máximo nível, está encantado por estar aqui e nós com ele.”
Último encontro
A última vez em que Chelsea e Porto se enfrentaram foi válida pela fase de grupos da UEFA Champions League 2009-2010. Na ocasião, jogando no Estádio do Dragão, o Chelsea saiu com a vitória. Apesar de magro, o 1×0, com gol de Nicolas Anelka, foi suficiente para a vitória.
Fique de Olho
Escolhido para ser o substituto de Jackson Martínez, que partiu para o Atlético de Madrid, o camaronês Vincent Aboubakar vem dando conta do recado e tem brilhado com a camisa portista. Até o momento, o jogador disputou sete partidas na temporada e marcou seis gols, excelente marca. O grande destaque fica para sua participação no encontro contra o Dínamo de Kiev, ocasião em que marcou um double, conduzindo sua equipe a um empate difícil fora de seus domínios. Em grande forma, o camaronês certamente dará trabalho à defesa dos Blues.
Curiosidades
– O jogo marca mais um reencontro de José Mourinho com o clube que o projetou em sua carreira;
– Outro reencontro polêmico que acontecerá na partida será entre Iker Casillas e Mourinho, desafetos nos tempos de Real Madrid; além disso, o espanhol deve bater o número de participações na competição de Xavi Hernández, tornando-se o recordista;
– Ex-Porto, Falcao García também voltará ao Estádio do Dragão;
– O jogo fará parte das comemorações de 122 anos do Porto;
– O Porto tem 12 jogos de invencibilidade em todas as competições;
– O Chelsea marcou 12 gols nas últimas quatro partidas;
– Nos últimos seis jogos entre Chelsea e Porto, os Blues venceram quatro vezes, empataram uma e perderam apenas uma.