
O Chelsea foi derrotado pelo Tottenham por 5 a 3, no dérbi londrino do 1º dia do ano. José Mourinho, após o jogo, citou que a equipe demonstrou raros erros defensivos, má sorte em algumas escolhas do árbitro – como não marcar uma penalidade máxima favorável aos Blues – e jogar fora a oportunidade de aumentar a vantagem, quando o placar apontava 1 a 0 para o Chelsea. Mas nem tudo foi negativo aos olhos de Mourinho, o português elogiou as tentativas por parte do sistema ofensivo.
“Eu posso falar sobre dois pontos. Posso dizer inicialmente que nós tivemos problemas defensivos, tivemos problemas individuais no sistema defensivo e má sorte em rebotes, chutes que foram desviados. Concedemos cinco gols, mas isso é fora de contexto.
Quando você concede cinco gols é difícil de conseguir um resultado positivo, mas ao invés de desistir fizemos três e tivemos chances, além de iniciativas para marcar mais.
A outra direção é a que todos sabem, fizemos 1 a 0 e se tivéssemos feito o segundo, as coisas teriam sido totalmente diferentes. A verdade é que não precisamos detalhar quando não há dúvidas. Foram dois jogos (Southampton e Tottenham) onde no primeiro não há nada que discutir, mas a situação não é clara no segundo jogo e a discussão é positiva pois há vários pontos de vista distintos em jogo.
No final das contas, estaremos falando em dois embates que conseguimos um ponto em seis disponíveis, mas que duas decisões cruciais transformariam um em seis pontos conseguidos. O que importa são os pontos. Em cinco dias, nós tivemos duas decisões que nos puniram. É difícil de aceitar.
A única coisa que podemos fazer é trabalhar e jogar bem o que estamos fazendo todo o tempo, e hoje jogamos de novo. Tivemos erros, mas quando a bola estava em nossa posse fomos perigosos. Vamos fazer o que estamos fazendo no campeonato, somos o time mais ofensivo, com os jogadores mais criativos e ainda sim, tivemos dois pênaltis em 20 jogos”.
É a primeira vez que o Chelsea perde por mais de três gols sob o comando de Mourinho
“Conceder cinco gols pode acontecer, não cinco vezes na competição, mas é normal você ter um jogo ruim. Quando os atletas estão mais cansados, isso pode acontecer.
Ambos os clubes estavam cansados, a última parte do jogo foi aberta e poderia ter ocorrido mais gols”.
As três mudanças feitas em relação ao jogo contra o Southampton
“Eu fiz o que qualquer um faria, que é descansar dois ou três jogadores. Eu tenho um plantel, mas há jogadores com um certo nível de desempenho que você pode confiar e nas respostas que eles vão dar – atletas como Fàbregas, Matic e Hazard. Isso é normal”.
Hazard foi o atleta que mais recebeu – novamente – faltas contra o Tottenham
“Pessoas que amam o futebol nesse país devem estar apaixonados por Eden Hazard. O modo que ele vem sendo punido por outros atletas, jogo pós jogo, e não vem sendo protegido por árbitros… Pode ser que um dia nós não tenhamos mais um jogador como Hazard nesse país.
Uma, duas, três, quatro, 10 faltas agressivas. Eles chutam, chutam e o garoto não cai. Ele é fantástico, forte fisicamente e honesto no modo que joga”.