Em entrevista concedida ao Yahoo antes da partida, mas divulgada pelo canal apenas após a vitória do Chelsea sobre o Arsenal por 6×0, onde Mohamed Salah marcou seu primeiro gol pelos Blues, o técnico José Mourinho revelou que o jovem egípcio poderá ter papel importante nos seus planos para o time na próxima temporada.
O português deixou claro que deve usar o jogador de 21 anos como ala direita na próxima temporada, talvez até como titular. Em outras ocasiões, principalmente quando Juan Mata ainda estava no time, o treinador sinalizou que gosta de jogadores com o ‘pé trocado’ pelos flancos, e por ser canhoto, Salah tem não apenas tem o pré-requisito, mas também o perfil que Mourinho gosta nos seus alas.
“Ele é um jogador muito criativo e rápido e completamente adaptado ao estilo de futebol que nós estamos tentando jogar aqui no Chelsea. Além disso, nós tentamos ter jogadores replicados no elenco, com dois atletas com características similares para a mesma posição. Nós temos Oscar e Willian (pelo meio), Hazard e Schürrle (pela esquerda) e agora temos Salah (pela direita), já que vendemos Mata. Ele é o tipo de jogador que nós queremos para a posição. Ele é direto, objetivo, rápido, agressivo com a bola no pé. Todo jogador precisa de tempo para se adaptar, principalmente jogadores de ataque novos na Premier League porque é muito difícil jogar aqui. Ele veio da liga suíça, jogando pelo Basel e ele precisa de tempo. Mas nós não temos dúvidas nenhuma de que na próxima temporada o garoto irá se desenvolver para ser bem-sucedido aqui,” falou Mourinho.
Após o jogo, o técnico falou mais sobre o ala, destacando a importância do gol e como ele deve ser protegido.
“O gol foi muito importante para a confiança dele crescer. Ele é um garoto, um bebê, e precisa do nosso apoio, mas também da nossa proteção. Os outros jogadores têm sido fantásticos com ele e passo a passo nós estamos chegando lá. Ele vai precisar de mais tempo para se adaptar do que Schürrle precisou, mas nós pensamos que ele será um jogador muito importante na próxima temporada,” falou o treinador que comemorou o gol do egípcio – o sexto da partida – de maneira eufórica, principalmente comparado com as comemorações tímidas dos outros tentos marcados pelo Chelsea, inclusive os dois primeiros.
Salah falou com a imprensa após o jogo e praticamente justificou a celebração entusiasmada de Mourinho, que viu a sua profecia se cumprir: “Eu estou trabalhando com o melhor técnico do mundo. Ele me motivou bastante antes do jogo e quando me colocou no time ele disse que eu marcaria um gol. Graças a Deus eu correspondi à confiança que ele depositou em mim e espero que continue assim.”