
Nesta sexta-feira (20), antes da viagem para enfrentar o Hull City neste domingo, José Mourinho concedeu sua tradicional entrevista coletiva pré-jogo. Nela, comentou a situação dos atletas para a partida e como o Chelsea se prepara para a reta final da Barclays Premier League.
Com apenas John Obi Mikel na lista dos machucados, Mourinho comentou que nem todos jogadores conseguiram treinar normalmente na semana, mas que não desfalcam a equipe. O treinador também comentou que acredita que a disputa pela liderança não é apenas entre Chelsea e Manchester City:
“Obviamente que até o quarto e quinto colocado tem chances. Eles tem que torcer contra três times, logo você diria que eles estão fora da disputa, mas eu penso o contrário. A diferença entre o segundo e o quinto é muito pouca e eu vejo, matematicamente falando, as equipes com chances do título.”
Liverpool, o quinto na tabela, está 10 pontos atrás do Chelsea. Manchester United e Arsenal tem oito e sete pontos, respectivamente. Assim como o City, as equipes disputaram um jogo a mais que o Blues.
Como o Chelsea tem uma vantagem de seis pontos para o time de Manuel Pellegrini, Mourinho foi perguntado para fazer uma comparação com a equipe do ano passado, em que o treinador comparava o Chelsea a um ‘pequeno cavalo’ na disputa pelo título:
“Não temos meio corpo de vantagem. Nossa vantagem é significante, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Nós estamos na primeira posição, confiantes e acreditamos na nossa capacidade de continuar assim até a última partida, e a melhor forma de combater a complacência é saber que ainda temos um longo caminho contra grandes equipes.
“Eles estão nos perseguindo desde o primeiro dia, não apenas nas últimas semanas, então é uma situação em que já estamos acostumados, saber que somos o líder da competição e que tem outros times atrás de nós. Eles tem grandes elencos, eles tem grandes ambições e que não vão nós deixar fazer uma fácil campanha”
Mourinho comentou sobre a preparação do time até o final da temporada – agora que não tem mais compromissos pela UEFA Champions League, só restou ao Chelsea manter a liderança da Premier League.
“A maneira que trabalhamos na última semana e como treinamos essa semana, os jogadores estão confiantes e a tendência é que melhorem até o final. Normalmente nesse período, a tendência é os jogadores acumularem fadiga, estresse e grandes partidas da Champions League, mas a nossa temporada agora nós dá espaço no calendário para trabalhar, melhorar e terminar a temporada em uma ótima forma.”
Questionado para comentar sobre os fundos para transferências no verão europeu, Mourinho se limitou a dizer que não é necessário muitos gastos no momento:
“Nós gostamos dos nossos jogadores, com pequenas exceções, temos um elenco muito jovem, então nossa política de transferência será calma e tranquila. Estou feliz com o elenco, mas as vezes você quer melhorar e sempre tem que fazer uma mudança ou outra, mas eu não estou preocupado com isso. Nossa situação é boa.”
De olho nos jogadores da base para ajudar no processo de adição ao elenco, Mourinho tem grandes esperanças com os prospectos que venceram a FA Youth Cup na última temporada e estão na atual final da competição. Capitão da conquista, Ruben Loftus-Cheek, se tornou um membro constante do elenco principal desde a virada do ano.
“Eu acredito que Ruben vai disputar uma posição na próxima temporada. Agora não é o momento. É o momento para sua evolução, para protegê-lo. Se estivéssemos em quinto, sexto colocado ele estaria jogando. Agora o melhor é colocar atletas com experiência, mas na próxima temporada eu espero que ele não apenas jogue algumas partidas, mas brigue pela posição, porque sua evolução tem sido fantástica.”