Mourinho: “Não há chance alguma de Mata sair do Chelsea”

Mourinho elogia postura tática do jovem quarteto ofensivo na partida. (Foto: Chelsea FC)
Mourinho elogia postura tática do jovem quarteto ofensivo na partida. (Foto: Chelsea FC)

Na coletiva após o empate por 0x0 em Manchester, nesta segunda à noite, José Mourinho destacou o desempenho dos jovens jogadores na partida.

O Chelsea conseguiu pela segunda vez consecutiva sair de Old Trafford sem tomar um gol, contando com a vitória apertada por 1×0 na temporada passada. Foi também o primeiro empate sem gols entre as equipes na história da Premier League.

Para Mourinho, nenhuma das equipes fez o suficiente para conquistar os três pontos, e ele ficou satisfeito com a forma como os seus jogadores conseguiram manter o empate e a invencibilidade da equipe.

Eu acho que esse um ponto foi justo para ambos.”, disse ele. “Ninguém merecia perder, ninguém fez o suficiente ou ninguém foi melhor do que o adversário para merecer a vitória, por isso acho esse empate justo. Para nós, depois de vencer as partidas em casa e vir jogar com o atual campeão e, em seu primeiro jogo fora de casa, fazer um ponto,  foi positivo.”

Fomos para o jogo com quatro jogadores no ataque com menos de 22 anos, e para alguns deles era a estreia em Old Trafford. Eles jogaram contra os campeões, contra Rio Ferdinand, contra Vidic, contra Evra. Meus jovens se comportaram muito bem. Eles não conseguiram produzir o suficiente para ganharmos, não tivemos tantas situações de gol como esperávamos, erramos alguns passes fáceis, mas mesmo assim eles foram fantásticos. Todos foram brilhantes. É uma qualidade muito boa para a equipe.”

Minha equipe necessita disso porque é uma equipe com talento, mas ao mesmo tempo precisa saber jogar em circunstâncias adversas. Eles sabem pensar taticamente, sabem pensar se o resultado que queremos é possível ou não. Para mim foi fantástico. André Schürrle jogando contra Evra, Oscar jogando em posições diferentes. Foi fantástico.”

Não foi uma vitória, foi apenas um ponto, e também não foi o melhor jogo, mas quando você tenta educar esses jovens para torna-los homens competitivos, jogando em um time que quer títulos, você precisa saber jogar aonde se joga um futebol incrível, mas também precisa saber jogar taticamente os 90 minutos, então eu louvo meus jogadores. Eles estão tendo um bom início de temporada, duas vitórias em casa e um ponto fora contra os atuais campeões.”

Falando sobre Wayne Rooney, que é alvo de propostas do Chelsea e jogou os 90 minutos hoje, Mourinho acredita que o jogador não deve deixar agora Old Trafford:

“A pessoa que começa a história, tem que termina-la. Um clube como nós, um treinador como eu e as pessoas que trabalham comigo, nós não somos bobos para tentar conseguir um jogador de um grande clube, um clube que não vende o que eles não querem vender. Não somos bobos para tentar alguma coisa, se não vemos alguém para inicia-la. Então, eu acho que é tempo de terminar a história, para o bem de todos, seja de uma lado ou seja do outro.”

A coisa mais importante é que ele jogou bem. Ele é um verdadeiro profissional, jogou pelo seu clube, para o clube que lhe paga, jogou para ganhar. Ele foi fantástico. Depois disso, se ele quiser sair, ele tem de dizer que quer sair. Ou então decidir que não quer mais sair. Mas eu vou elogia-lo, porque ele jogou uma grande partida.”

Nós vamos tentar fechar com outro jogador, pois ele, por enquanto, não está vindo.”

Falando sobre as critícas pela entrada de Fernando Torres no segundo tempo, Mourinho acredita que ele é um jogador valioso para o Chelsea:

Se você gosta de números, e você gosta de 50 milhões de libras, então você tem que jogar. Ele marcou o gol na final da UEFA Europa League, o que significa alguns milhões, ele marcou um gol contra o Everton, que garantiu o Chelsea na Champions League, o que significa mais alguns milhões, por isso, se ainda não chegou nos 50, talvez esteja no 20. Ele está fazendo o trabalho dele e hoje o fez bem de novo. Ele trabalhou duro para a equipe, não foi um jogo em que produzimos muito para ele ter situações de gol. Ele fez o seu trabalho e eu estou feliz com o Fernando, não há nenhum problema.”

Sobre não ter utilizando o espanhol Juan Mata na partida, e com vários rumores sobre a sua saída de Stamford Bridge, Mourinho diz que o jogador não vai sair do Chelsea:

Ele é muito importante para mim e para o Chelsea. As histórias sobre a sua saída são sem sentido, ele não vai sair. Ele teve uma pequena pré-temporada por conta da Copa das Confederações, e nessa pré-temporada se machucou. Ele voltou a treinar dois dias antes do primeiro jogo da Premier League, e eu decidi leva-lo para o jogo contra o Aston Villa, mas hoje já levei ele para o banco.”

Eu utilizei De Bruyne na direita, pois sabia que ele controlaria totalmente as subidas de Evra. Quando Juan joga pela direita, ele tende a ir para o meio. Eu não digo que o garoto é mais disciplinado taticamente, mas ele está mais adaptado a essa situação. Eu queria o Oscar jogando atrás do atacante, então decidi não pôr o Juan. Entre os minutos 70 e 75, eu já achava que dificilmente ganharíamos, e eu não queria perder, por isso fiz mudanças para controlar os últimos minutos do jogo. Repito, não há chance alguma de Juan sair para algum lugar.”

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.