A vitória sobre o West Ham, na última quarta-feira, fora de casa, pelo placar de 1-0, foi de extrema importância para a manutenção da boa vantagem na liderança da Premier League, que atualmente é de cinco pontos sobre o segundo colocado, o Manchester City, e ainda com um jogo a menos. Porém, a partida representou, também, uma conquista importante para o José Mourinho, que havia passado desapercebida: Mourinho chegou a expressiva marca de 100 partidas sem sofrer gols no Campeonato Inglês, somando-se, é claro, a primeira e a atual passagem do treinador por Stamford Bridge.
E o português não apenas atingiu o número, como também foi o treinador que precisou de menos jogos para conseguir o feito: 185 partidas. Como comparação, o segundo que menos precisou de partidas foi Alex Ferguson, ex-treinador do Manchester United, que precisou de 29 partidas a mais para conseguir a façanha. Arsène Wenger precisou de 49 partidas a mais para alcançar a marca.
José Mourinho também é o treinador com maior percentual de “clean sheets” (como são chamadas as partidas sem levar gols na Inglaterra), na Premier League, com 54% das suas partidas na competição tendo terminadas com o adversário incapaz de romper as suas bem montadas defesas. O segundo na lista é Rafa Benítez, que treinou os Blues e também o Liverpool, com 45% de suas partidas no Campeonato Inglês sendo clean sheets. Veja a lista completa, dos 10 treinadores com mais clean sheets na Premier League, abaixo:
Na atual temporada, são 12 partidas sem tomar gols na Premier League, em 27 partidas, número que certamente ajuda o Chelsea a estar no topo da tabela e ser o favorito à conquista da competição, que seria a terceira de José Mourinho como comandante dos Blues. O treinador também conquistou o Campeonato Inglês nas temporadas 2004/2005 e 2005/2006. Atualmente os comandados de Mou são a segunda melhor defesa do torneio, com 22 gols sofridos, atrás apenas do Southampton, com 20 gols levados. As equipes se enfrentam, inclusive, na próxima rodada da Premier League.