
O calendário mundial tem feito a vida dos técnicos dos clubes de ponta da Europa sofrerem com pré-temporadas curtas. No Chelsea, o técnico José Mourinho só contou com o time completo para treinamento duas semanas antes da estreia contra o Burnley. Oscar, Ramires, Willian e André Schürrle só chegaram na primeira semana de agosto e os belgas Thibaut Courtois e Eden Hazard apenas cinco dias antes. Mourinho falou sobre o assunto na coletiva de imprensa e apesar de mostrar descontentamento com a situação, também mostrou-se conformado com o cenário.
“Isso é o futebol moderno, essa é a tendência. Há cada vez mais partidas, mais competições, menos tempo para trabalhar, talvez até nem tempo suficiente para descansar o corpo e a mente durante as férias – algo que todo profissional de alto nível precisa. Não há tempo suficiente. No nosso caso nós tivemos um grupo que tiveram um bom período de férias e fizeram boa pré-temporada, também tivemos os jogadores que atuaram pela Espanha – que saiu da Copa na fase de grupos – e isso nos possibilitou receber cinco jogadores antes do tempo esperado. Isso foi bom e nós conseguimos trabalhar com um número intermediário de jogadores, mas o grupo final está muito atrasado,” avaliou o treinador.
Diante do jogo de estreia nessa segunda-feira, Mourinho deixou claro que não irá usar todos os jogadores que chegaram no fim da pré-temporada, pois ainda não estão em total condições de jogo. Espera-se que apenas alguns dos seis jogadores mencionados acima comecem a partida contra o Burnley e pode ser que a situação perdure por mais uma ou duas partidas.
“Nós não estamos prontos individualmente, mas temos de estar prontos como time para o jogo da segunda-feira. Podemos montar um time com seis jogadores que ainda não estão prontos? Não. Tem de ser um time cuja maioria dos jogadores tenham feito uma pré-temporada decente e que estejam em melhores condições. Assim sendo, teremos de fazer escolhas e, muito provavelmente, o time que jogará as primeiras duas ou três rodadas será baseado naqueles que estão prontos fisicamente,” concluiu Mourinho.