
Desde o último jogo entre Chelsea e Swansea, um empate por 1-1 no Liberty Stadium em janeiro, o clube galês mudou bastante, chegando a se parecer com os clubes do campeonato espanhol.
Porém, isso não é uma novidade no mundo do futebol. Durante os 18 meses em que Roberto Martinez esteve no comando dos Swans, ele também contratou jogadores espanhóis, mas no último período de transferências, após a saída de Brendan Rodgers, o Swansea trouxe Michael Laudrup para o seu lugar, além de quatro jogadores que atuavam na Espanha.
Antes da partida deste fim de semana contra os Swans, Juan Mata elogiou os jogadores que, assim como ele, se mudaram da Espanha para a Inglaterra.
Pablo Hernandez, assim como Mata, veio do Valencia.
“Pablo é um dos meus melhores amigos no futebol”, disse Mata ao site oficial do Chelsea. “Eu estive com ele por três anos no Valencia e cheguei a dividir meu quarto com ele por dois anos. Nós passávamos as férias jogando golfe. Ele joga golfe melhor do que eu.”
“Como jogador de futebol, ele joga na ponta direita, ele tem ritmo e qualidade, podendo cruzar e marcar gols. Ele costumava jogar na equipe nacional, quando estávamos na Copa das Confederações, há três anos.”
“Ele me perguntou como era jogar na Premier League e eu falei sobre o campeonato e o país, e acho que ele está muito feliz aqui. Ele está vivendo no País de Gales, tem amigos espanhóis lá e está aprendendo a falar inglês. Eu acho que esse é um passo importante na vida dele.”
Michu, atual artilheiro do Swansea no campeonato com seis gols, é outro jogador com quem Mata mantém uma relação estreita. Eles são da mesma cidade e cresceram nas categorias de base do mesmo clube, o Real Oviedo, porém não jogaram juntos, pois Michu é um ano mais velho.
“Ele foi muito bem na última temporada do Campeonato Espanhol, marcando 15 gols pelo Rayo Vallecano. Até agora ele está indo muito bem em Swansea, ele está fazendo gols e jogando como um camisa 9.”
“Chico Flores é um bom zagueiro e eu joguei com ele na equipe nacional sub-21. Jogamos juntos nas eliminatórias da Eurocopa, e ele tem experiência, porque já jogou no futebol italiano também.”
A presença de Chico é incerta para o jogo de amanhã, mas outro defensor espanhol, Angel Rangel, está pronto para jogar. Ele é uma das contratações do ex-técnico Martinez que permaneceram no clube. Jonathan de Guzman, que já jogou na seleção holandesa sub-21 chegou no último período de transferências, por empréstimo do Villarreal.
“De Guzman jogava no Mallorca e era um meia muito dinâmico com qualidade para jogar e defender bem”, disse Mata. “Ele jogou sob o comando de Michael Laudrup no Mallorca.”
“Rangel jogou por muito tempo pelo Swansea e conhece este país muito bem, para mim ele é um dos mais consistentes laterais da liga.”
Finalmente Mata falou sobre Laudrup, um dos poucos jogadores que foram vitoriosos no Barcelona e no Real Madrid. Em seu primeiro ano como técnico na Espanha, ele levou o Getafe à final da Copa del Rey, onde foi derrotado pelo Valencia com um gol de Mata.
“Michael foi um dos melhores jogadores do futebol europeu, e está tentando incluir a maneira como ele costumava jogar em suas equipes”, disse Mata.
“Eles gostam de tocar a bola e não arriscam muito nas bolas longas. Na última temporada, eles jogaram bem contra nós, tocaram a bola de forma rápida e quase ganharam. Mudaram os jogadores e o técnico, mas eles estão fazendo mais ou menos o mesmo nesta temporada. A idéia é semelhante.”