O segundo dia de futebol masculino das Olimpíadas de Londres reservou grandes surpresas aos fãs do esporte. Favorita à conquista da medalha de ouro, a Espanha perdeu para Honduras por 1 a 0, gol de Bengtson, e pôs fim as suas chances de classificação para a próximas fase da disputa. Em jogo marcado pela dedicação e aplicação da equipe da América Central, a Fúria pressionou durante toda o segundo tempo em busca do empate, mas esbarrou na trave e na brilhante atuação do goleiro Mendoza sucumbindo na Batalha do St. James Park.
Vindo de uma temporada desgastante em que ganhou a Liga dos Campeões, pelo Chelsea, e a Eurocopa pela seleção principal, Juan Mata, representante dos azuis londrinos na partida, protagonizou boas chances na primeira etapa, mas pouco pôde fazer para evitar a eliminação precoce. Oriol Romeu não entrou em campo.
Em um jogo com menores contornos de dramas, a Grã-Bretanha conquistou sua primeira vitória nos Jogos ao superar os Emirados Árabes, por 3 a 1, com direito a gol Sturridge, aos 76 minutos de partida. O atacante do Chelsea entrou no intervalo do embate para marcar, com categoria, o terceiro gol britânico. Ryan Bertrand, que assim como seu companheiro de clube deixou a equipe titular, não atuou.
Mais cedo, conforme foi noticiado no site (confira aqui), o Brasil, de Oscar, garantiu classificação para as quartas-de-finais da competição ao vencer a Bielorrússia por 3 a 1, de virada. O Menino Maravilha marcou, aos 90 minutos, o primeiro gol com assinatura True Blue nos Jogos de Londres.