José Mourinho “Vamos jogar da maneira que estamos treinando e jogando e acreditamos no que fazemos”

(Foto: Chelsea FC)
(Foto: Chelsea FC)

O ataque do Paris Saint-Germain fez deles a melhor equipe para disputar com o Chelsea a vaga nas semi-finais da Liga dos Campeões, de acordo com José Mourinho. Essa opinião foi em resposta a declaração de Laurent Blanc, técnico da equipe adversária, assim como o seu ex-jogador Zlatan Ibrahimovic, que tanto salientou que é o time de Londres que tem mais chances de continuar na competição.

Mourinho explicou o raciocínio por trás de sua postura sobre os depoimentos do jogador e do técnico do time parisiense, tendo dito que respeitava as opiniões de Blanc e Ibrahimovic.

“Eles têm uma equipe cheia de jogadores fantásticos de ataque e goleadores, e é o que realmente faz a diferença neste nível da competição”, disse Mourinho.

“Você olha para os oito times. Todos eles são bons. Eles são times diferentes mas são boas equipes, com boas estruturas e com uma certa filosofia. Depois que você vê Messi, Ronaldo, Lewandowski, Diego Costa, Ibrahimovic, Cavani, Lavezzi, você vê que PSG tem muitos deles.”

“Tenho visto muitos jogos do Paris e acho que Laurent (treinador do PSG) tem uma clara filosofia. A maneira como eles jogam é a maneira como eles jogam. Mesmo contra o Bayer Leverkusen na segunda partida, quando eles mudaram os três jogadores de meio-campo, a sua filosofia era a mesma, o jogo era o mesmo e isso é uma qualidade muito boa para uma equipe. Eles têm uma ideia e eles jogam com a sua ideia. Nós somos o mesmo. Vamos jogar da maneira que estamos treinando e jogando e acreditamos no que fazemos.”

O português também falou da experiência de cada time na competição.

“Talvez Paris como um clube não tenha, ao longo da última década, o mesmo nível que o Chelsea tem na Liga dos Campeões, mas você vai olhando jogador por jogador e a imagem não é a mesma. Alex, Thiago Silva, Zlatan, Motta, Maxwell, Cavani – todos eles têm grande experiência na competição. No nosso caso, isso pode ser um pouco diferente porque como um clube estamos na Liga dos Campeões pós temporada. Temos um núcleo de jogadores que têm muita experiência na Liga dos Campeões, mas também temos um monte de jogadores sem essa experiência.”

Dois dos principais jogadores do PSG que possuem tal experiência são Ibrahimovic – que já tem 10 gols Liga dos Campeões nesta temporada – e Thiago Motta. Ambos são bem conhecidos por Mourinho, que tinha o par durante seu tempo na Inter de Milão. Ele primeiro falou sobre sua relação com o atacante sueco, que disse à imprensa mais cedo que não iria para a Premier League no futuro.

“Nós nos conectamos muito bem. A única vez que discutimos foi óbvio porque eu queria que ele ficasse no Inter e ele queria ir para o Barcelona, mas isso é normal. Durante um ano o nosso relacionamento foi fenomenal.”

“Quando as pessoas dizem que ele tem uma personalidade difícil, mas para mim as personalidades difíceis são os jogadores que não querem ganhar, não querem trabalhar, e não querem ser os melhores. Ele quer trabalhar e quer ser o melhor. Ele tem um grande ego, uma grande auto-estima, e ele sabe que ele é um jogado top, então para mim ser seu treinador foi fantástico. Somos amigos e nos respeitamos.”

“Ele tem que estar no lugar onde ele se sente feliz, e se ele está feliz em Paris – e eu sei que ele está – eu acho que ele tem que ficar. Ao mesmo tempo será meio triste  quando ele terminar sua carreira sendo que ele não jogou na melhor liga do mundo e nunca ganhará a melhor liga do mundo. No entanto, sua carreira é tão rica e tão cheio de sucesso que ele pode ser considerado um dos maiores jogadores, mesmo que nunca tenha jogado na Premier League.”

Mourinho também destacou a importância de Thiago Motta para o time de Paris e disse que precisaria tentar fazer o jogador se sentir ‘desconfortável’ na possessão da bola, se o time quiser limitar a influência do meio-campista brasileiro.

O técnico também recebeu pedidos para nomear sua equipe para a partida na capital francesa, e Mourinho relatou que a zaga permaneceria inalterada, mas se recusou a ir além disso. Ele, no entanto, estabeleceu comparações entre o PSG e o Chelsea na Champions League.

“Você pode encontrar semelhanças. Quando o Sr. Abramovich comprou o clube estava pronto e afiado e as regras do futebol foram feitas, assim o investimento era importante. Provavelmente o investimento foi o mais importante nesse período. Como consequência disso, o Chelsea construiu ano após ano um dos melhores times da Europa. O Paris está fazendo o mesmo. Algumas pessoas não sabem como, porque parece que o Fair Play Financeiro estará em prática, mas a realidade é que nos últimos dois anos o investimento era enorme, a escolha dos jogadores fantástica. Leonardo [ex-diretor esportivo do PSG] iniciou o período de gastar dinheiro, mas gastá-lo em jogadores certos e construir a equipe certa.”

“Neste momento a equipe é muito completa, é cheia de bons jogadores e o treinador é bom. A paixão nesta cidade também é boa e o Parc de Princes é um belo lugar para jogar. Agora, eles são dominantes na França como o Chelsea foi dominante na Inglaterra. Da mesma forma, o Chelsea estava atrás da Liga dos Campeões temporada após temporada, chegando a semi-finais e final e venceu, o Paris está fazendo o mesmo e agora eles querem ganhar”, finalizou.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.