O treinador José Mourinho considerou justo o empate por 1 a 1 entre Chelsea e West Bromwich. Apesar do resultado, os Blues continuam na liderança, com 57 pontos. O ‘Special One’ elogiou a postura da sua equipe no primeiro tempo e os primeiros quinze minutos da segunda etapa, onde, segundo ele, poderia ter definido o resultado. No entanto, o português ficou desapontado com os últimos vinte minutos da partida, quando o West Bromwich pressinou e conseguiu o gol de empate.
“Somente uma equipe jogou durante 60 minutos, e essa equipe não conseguiu ‘matar’ a partida, sobretudo nos primeiros quinze minutos do segundo tempo”, lamentou.
Ainda sobre a segunda etapa, Mourinho acrescentou: “Por dez minutos, o jogo ficou muito ruim e nos últimos vinte minutos somente uma equipe [West Bromwich] jogou, e essa equipe lutou muito para conseguir o gol [de empate] e o ponto. No final, eles mereceram por causa de todo o esforço durante o jogo.”
“Nós não fomos fortes o suficiente para ‘matar’ o jogo. Eles conseguiram reagir e nós não conseguimos lidar com essa pressão. O time começou a cair de rendimento e eu achei que se colocasse alguns jogadores de ataque no decorrer da partida não surtiria efeito, pois estávamos sob pressão. Pareceu-me que seria impossível para meus defensores irem ao ataque. Eles lutaram muito e mereceram o empate.”
Mourinho acredita que “faltou personalidade” para que o Chelsea pudesse sair com os três pontos e se consolidar na ponta da tabela.
“Os jogadores de ataque pararam de jogar e deu chance para o adversário se sentir mais confortável e não ter medo de voltar para o jogo. Ao mesmo tempo, meus jogadores de defesa começaram a ter mau desempenho. Nós demos a bola para eles [West Bromwich] e só esperamos para que a colocassem em nossa área e nós ficamos tentando afastá-la. Isso não é nosso estilo de jogo, não é a maneira como nos sentimos confortáveis. Acredito que nos faltou personalidade. Nós precisamos ter personalidade para sair dessa pressão e ir para o ataque definir o jogo. Um time preparado, um time completo, conseguiria a vitória”, ponderou.
Por fim, o ‘Special One’ lembrou da partida diante do Manchester City, na qual o clube londrino derrotou os Ctitizens por 1 a 0, para diferenciar da partida desta terça-feira, ponderando que contra a equipe de Manchester sua defesa não cometeu nenhum erro defensivo.
“Contra o City nós tivemos muitas oportunidades para definir o resultado e não o fizemos. City poderia ter empatado. A diferença foi que não cometemos nenhum erro defensivo naquele jogo.”
“Hoje nós tivemos muitos erros na defesa. Nós precisamos decidir os jogos e quando isso não acontece nós não podemos ter erros defensivos – mas tivemos. No final, acabamos por somar mais um ponto. Pontuamos um ponto a mais do que ontem.”
Pepe Mel, treinador dos Baggies, comemorou o ponto conquistado diante do Chelsea e diz estar orgulhoso de seus jogadores.
“Estou muito orgulhoso de meus jogadores. Houve dois momentos distintos na partida. Nós nos defendemos muito bem no primeiro tempo e o Chelsea teve apenas duas chances. No segundo tempo, nós fomos bem tanto defensivamente quanto ofensivamente. Chelsea é um bom time, mas se tivéssemos marcado antes tenho certeza de que sairíamos com a vitória.”
O próximo compromisso do Chelsea, pela Premier League, será contra o Everton no domingo (22). Antes, porém, os comandados de José Mourinho enfrentarão novamente o Manchester City, no próximo domingo (15), no Etihad Stadium, pela quinta fase da FA Cup.