
José Mourinho elogiou a atitude de seus jogadores depois do gol aos 93 minutos, que garantiu três preciosos pontos durante um jogo apertado no encontro contra o Everton em Stamford Bridge.
A vitória em casa, e a maneira como foi garantida, foi a resposta perfeita depois da decepcionante eliminação na FA Cup contra o Manchester City, fazendo Mourinho refletir sobre o bom trabalho da equipe na partida de hoje:
“Foi um jogo muito difícil. Em períodos, uma equipe foi dominante e o outro teve que jogar muito bem defensivamente para lidar com isso”, disse o português. “Nós tivemos um começo muito bom, nos primeiros 20 minutos estávamos no controle e tivemos algumas boas chances e posições para chutar. No resto do primeiro tempo, o Everton estava no controle.”
“Eles estavam muito confortáveis com a bola, passavam ela muito bem e apesar de não criar um monte de chances, a qualidade da sua posse é só a segunda melhor da Premier League.”
“No intervalo em 0-0 , normalmente uma mudança minha seria diferente, mas eu senti que eu precisava controlar o jogo, porque meu time não é um time que marca um monte de gols, por isso, se eles marcassem antes da gente eu não acho que nós seríamos uma equipe que teria sido capaz de marcar dois gols e que ganhasse o jogo.”
“Eu preferi colocar o Ramires e isso deu mais consistência ao nosso meio-de-campo. Eles estavam novamente no controle em algumas partes do segundo tempo, mas nos últimos 20 minutos nós eramos fortes. Criamos, pressionamos e dominamos.”
“A realidade é que os meninos começaram a persegui-lo, eu sinto muito pelo Everton porque talvez um ponto teria sido justo, mas fomos a equipe que realmente tentou ganhar, é a nossa responsabilidade. Um ponto para eles é um bom ponto, um ponto para nós não é bom, então eu acho que, no final, talvez a gente merecia [a vitória].”
“Eu nunca pensei que iriamos marcar tão tarde, eu tinha esperança de que poderíamos marcar antes disso mas quando você quer, acontece no último minuto.”
Sobre o significado da vitória:
“Se hoje temos apenas um ponto [de diferença], se as equipes atrás de nós ganharem perdemos essa posição. A diferença é muito pequena, você ganha o jogo, você mantem a sua posição, você não ganha o jogo, você perde a sua posição. Se você consegue só um empate ainda hoje poderíamos estar em terceiro lugar, essa é a realidade da competição.”
“Cada vitória nos mantém lá [no topo da tabela], cada derrota ou empate, perdemos a nossa posição. A sensação de quando você perde pontos no último minuto, como fizemos contra o West Bromwich, é, obviamente, ruim. Quando você ganha no último minuto é o oposto, por isso esta é basicamente uma compensação sobre os pontos que perdemos contra o West Brom.”
“Para estar onde estamos, com algumas limitações que temos na equipe, tendo apenas trabalhado juntos por alguns meses, acho que estamos indo bem.”
Após ver o time lutando pra vencer até os últimos minutos, José Mourinho diz ter ficado encantado com a vontade de seus jogadores:
“É uma boa sensação ganhar no final, mas a melhor sensação é a de ver que os jogadores fizeram tudo. Temos algumas limitações, isso é óbvio, mas o time queria vencer. Se você marca é fantástico, mas mesmo que não tivéssemos marcado eu teria um sentimento positivo.”
“Quando você vê uma apresentação, por exemplo, como a de Azpilicueta, a única coisa que ele não fez foi colocar a bola no braço e correr para o gol como um jogador de rugby. Seu desempenho foi representante do desejo manifestado por todos os jogadores e isso é importante.”
Mourinho disse que Oscar foi substituído devido a uma lesão e deu uma atualização sobre os outros ausentes:
“Hoje ele disse que ele poderia lidar com a dor, não é perigoso, é apenas doloroso. Ele disse que poderia lidar com a situação, claramente ele não podia.”
“Nós temos três dias, então vamos ver. Sobre Mikel e David Luiz eu não sei se eles podem se recuperar. É importante que nós tenhamos pelo menos um deles, porque não podemos usar Matic na Liga dos Campeões. Ramires estava em uma situação semelhante à de Oscar, tentei protegê-lo e não usá-lo, mas o jogo exigia que eu colocasse ele. É evidente, porém, que ele poderia lidar com a situação.”
O técnico dos Toffees, Everton Roberto Martínez, ficou muito contente com o desempenho de seu time, apesar do resultado.
“Hoje foi um grande momento para nós entendermos onde estamos como uma equipe”, disse ele. “Estávamos magníficos e isso é exatamente o que precisávamos. Tim Howard teve um período de 5-10 minutos onde ele fez algumas boas defesas, mas eu não podia ver o Chelsea pontuando em jogo aberto.”
“Defendemos muito bem, mas sobre o gol, John Terry foi corajoso, se jogou e conseguiu o gol.”