A primeira parada para jogos internacionais da recém-iniciada temporada começa hoje, com um grande número de jogadores do Chelsea representando suas nações. Apesar da Copa do Mundo ainda estar fresca em nossas memórias, as eliminatórias para a Euro 2016 e para a próxima Copa Africana de Nações pedem passagem. Muitas seleções jogam nesta quarta-feira, incluindo a Inglaterra.
Gary Cahill é o único representante dos Blues na convocação de Roy Hodgson para o encontro do English Team contra a Noruega, em amistoso que acontecerá no Estádio Wembley. Em seguida, a Seleção Inglesa viaja para a Basileia, onde enfrenta a Suíça, na partida inaugural das Eliminatórias para a Euro 2016, na próxima segunda.
A Alemanha é outra seleção que volta a disputar uma partida após a conquista da Copa do Mundo. Hoje, a equipe enfrenta Argentina, no jogo que repete a final da Copa. Em seguida, os germânicos enfrentam a Escócia, pelas eliminatórias da Euro 2016, no domingo, em Dortmund. Sem surpresa, Andre Schürrle faz parte da convocatória de Joachim Löw.
Petr Cech é outro jogador que recebeu um chamado internacional. Pela Seleção da República Tcheca, disputa duas partidas, a primeira contra os EUA e a segunda contra a Holanda. O duelo contra os norte-americanos, hoje, é um amistoso, já o encontro contra os neerlandeses, na terça-feira, também será válido pelas eliminatórias da Euro 2016. Ambos os jogos acontecem em Praga.
Falando em EUA, a Seleção Brasileira, com Ramires, Oscar, William (que estiveram na Copa do Mundo) e Filipe Luis – cuja última convocação aconteceu em 2013, na Copa das Confederações –, disputa, em solo norte-americano, dois amistosos. O primeiro, em Miami, acontece na sexta-feira, contra a Colômbia. Já na próxima terça-feira, o adversário será o Equador, em Nova Jersey.
Pela Copa Africana de Nações, a Nigéria, atual campeã, conta com John Obi Mikel e Kenneth Omeruo para as partidas contra o Congo, no sábado, e a África do Sul, na quarta-feira. Victor Moses não foi chamado. O egípcio Mohamed Salah também deve representar sua seleção, que tem pela frente Senegal e Tunísia, na sexta-feira e na quarta-feira, respectivamente.
Emprestado ao Everton, Christian Atsu foi convocado para as partidas de Gana contra Uganda, na sexta-feira, e Togo, na quarta-feira. Por último, Bertrand Traore está na lista de Burkina Faso, que enfrenta Lesoto – no sábado – e Angola, na quarta-feira. As eliminatórias para a Copa Africana de Nações terminam em Novembro e a disputa começa em janeiro de 2015, no Marrocos.
De volta à Europa, Thibaut Courtois e Thorgan Hazard – que está emprestado ao Borussia Mönchengladbach –, foram convocados para o amistoso contra a Austrália, na quinta-feira. Depois, os Roten Teufel teriam pela frente a Seleção de Israel, mas a partida foi remarcada para 31 de março de 2015. Eden Hazard não foi chamado. Recém-contratado e atualmente emprestado ao Elche, Mario Pasalic foi lembrado na Seleção Croata e pode fazer sua estreia no amistoso contra o Chipre, na quinta-feira, ou na partida eliminatória contra Malta, na terça-feira.
Diego Costa, Cesc Fàbregas e Cesar Azpilicueta poderão ver-se frente a frente com o recém-contratado Loic Remy, uma vez que a Seleção da Espanha enfrenta a França, em amistoso na quinta-feira, e todos foram convocados. Em seguida os espanhóis começarão sua luta pela qualificação para a Euro 2016, contra a Macedônia, na segunda-feira, e a França enfrentará a Sérvia, que deve contar com Branislav Ivanovic e Nemanja Matic, em Belgrado, no domingo.
Em encontros de seleções de escalões inferiores, há também jogadores do Chelsea convocados. O francês Kurt Zouma representa a França Sub-21 contra o Cazaquistão e contra a Islândia pelas eliminatórias do Europeu Sub-21 2015. Pela Holanda Sub-21, que lidera seu grupo nas eliminatórias, Marco van Ginkel, que é inclusive o capitão, e Nathan Ake entrarão em campo contra Geórgia e Eslováquia.
Para os jogos contra Rússia e Bulgária, a Dinamarca Sub-21, que lidera seu grupo por um ponto, conta com Andreas Christensen. Já os ingleses terão Nathaniel Chalobah e Jamal Blackman para os encontros contra Lituânia e Moldávia.
No escalão sub-20, a Inglaterra terá Lewis Baker, John Swift e Fankaty Dabo para o jogo contra a Romênia, na sexta-feira, e, pelo time sub-19, Izzy Brown, Ola Aina, Ruben Loftus-Cheek, Charlie Colkett e Alex Kiwomya estarão disponíveis para o confronto contra a Alemanha, na segunda-feira.
Por fim, depois de servirem a Inglaterra sub-17, Jacob Maddox e Jay Dasilva estão de volta ao clube e trazem consigo o vice-campeonato do FA International Tournment. Ambos atuaram no empate contra a República Tcheca, 1×1, foram utilizados como reservas na derrota para Portugal, 2×1, e, no último jogo, Dasilva viu, do banco de reservas, Maddox participar da vitória por 4×3 contra a Itália.