No terceiro dia de jogos da Copa do Mundo de 2014, Inglaterra e Itália se enfrentam numa partida dificílima pelo Grupo D, às 19h00 (horário de Brasília) na Arena Amazônia, em Manaus. O jogo marca a estreia de Gary Cahill na Copa do Mundo e a busca do time inglês por uma revanche depois de terem sido derrotados pela Seleção Italiana nas quartas-de-final da Euro 2012. O espetáculo fecha a primeira rodada do grupo, já que Uruguai e Costa Rica se enfrentam às 16h00.
Roy Hodgson não dá pistas sobre escalação; Chamberlain fica de fora
Roy Hodgson, treinador da Seleção Inglesa, tem em suas mãos uma equipe quase 100% apta para o jogo, com as exceções dos jogadores Danny Welbeck e o meia Oxlade-Chamberlain, que realizaram trabalhos intensivos na quinta-feira (12) para a recuperação de lesões. Welbeck sentiu dores na coxa durante a semana, mas ainda assim tem chances de atuar, ao contrário de Chamberlain, com lesão no joelho direito adquirida durante o amistoso contra o Equador, na semana passada.
A Inglaterra chega ao mundial apostando no potencial jovem de seu elenco; 18 jogadores são estreantes na Copa do Mundo. Destes, Daniel Sturridge tem lugar garantido no ataque após uma temporada brilhante no Liverpool ao lado do colega de equipe e experiente Steven Gerrard, que comanda o meio-de-campo. Na defesa, o eficiente Gary Cahill e Phil Jagielka têm a responsabilidade de bloquear o ataque poderoso da Azurra, formado por Andrea Pirlo e Mario Balotelli. Wayne Rooney, principal jogador da equipe, lidera o ataque inglês.
Itália perde Mattia De Sciglio e Prandelli muda defesa; Buffon sente tornozelo
A experiente Seleção Italiana sofrerá mudanças na defesa depois que o lateral Mattia De Sciglio sofreu uma lesão na panturrilha durante o treinamento em Mangaratiba (RJ). Assim, o treinador da equipe, Cesare Prandelli, deverá coloca Ignazio Abate na lateral-direita, e deslocar Matteo Darmian para a lateral-esquerda. O veterano Gianluigi Buffon sentiu um leve desconforto no tornozelo, mas não deve desfalcar a Itália, que preocupada com o clima escaldante de Manaus fez treinamentos especiais dentro de saunas na Europa, em função de lidar com o ar quente da capital amazonense na estreia do mundial.
Por outro lado, prever como a Itália vai estar escalada é difícil. O treinador Cesare Prandelli tem utilizado uma variedade de formações desde que assumiu o cargo, mas agora deve tampar os desfalques e garantir o ataque com o cérebro do time Andrea Pirlo, mais o atacante Mario Balotelli, que está a sombra do colega de equipe Immobile, depois do jogador ter desempenhado uma boa performance contra o Fluminense, anotando três gols na vitória por 5×3.
Ficha Técnica
INGLATERRA X ITÁLIA
Local: Arena Amazônia (Manaus)
Data/Horário: 14/6/2014, às 18h
Árbitro: Bjorn KUIPERS (HOL)
Assistentes: Sander VAN ROEKEL (HOL) e Erwin ZEINSTRA (HOL)
Trasmissão: Band, Globo, Bandsports, ESPN Brasil, Fox Sports e SporTV
INGLATERRA: Joe Hart; Glen Johnson, Phil Jagielka, Gary Cahill, Leighton Baines; Jordan Henderson, Steven Gerrard; Danny Welbeck, Wayne Rooney, Sterling; Daniel Sturridge.
ITÁLIA: Salvatore Sirigu; Gabriel Paletta, Andrea Barzagli, Giorgio Chiellini, Matteo Darmian; Andrea Pirlo, Daniele De Rossi, Marco Verratti; Claudio Marchisio, Antonio Candreva; Mario Balotelli.
Uruguai e Costa Rica abrem o Grupo D
A Seleção Uruguaia, uma das favoritas para avançar no mundial, começa sua campanha contra a Costa Rica e com um elenco recheado de astros. Desde o último mundial, que aconteceu em 2010, o Uruguai passou a ser uma das seleções que podem dar dor de cabeça aos adversários, principalmente no grupo em que caiu, ao lado de Inglaterra e Itália.
Para a primeira partida, o técnico Óscar Tabárez tem o desfalque do craque Luis Suárez, que passa por um processo de revitalização desde que operou do joelho, há três semanas. Edilson Cavani, que está apto para iniciar a partida, deve atuar ao lado de Diego Forlán. O zagueiro Diego Lugano, mesmo não estando no ápice de seu jogo, ajuda o goleiro Fernando Muslera na defesa.
Sem muitas pretensões, a Seleção Costarriquenha enfrenta o Uruguai com desfalques
Além de cair no ”grupo da morte”, constituído por três campeões mundiais, a Costa Rica enfrenta a Celeste com problemas graves de lesão. O técnico Jorge Luis Pinto perdeu três jogadores importantes, o lateral-esquerdo Bryan Ovied, o atacante Álvaro Saborío, assim como o lateral-direito Héiner Mora, no Brasil, enquanto Michael Umanã tenta se recuperar de uma forte gripe.
Apesar de todas as dificuldades que os costarriquenhos possam encontrar durante o período da fase de grupos, o equipe deposita toda a esperança no jovem atacante Joel Campbell, que está de empréstimo ao Olympiacos da Grécia, pelo Arsenal.
Ficha Técnica
URUGUAI X COSTA RICA
Local: Estádio Castelão (Fortaleza)
Data/Horário: 14/6/2014, às 16h
Árbitro: Felix BRYCH (ALE)
Assistentes: Mark BORSCH (ALE) e Stefan LUPP (ALE) Transmissão: Band, Globo, Bandsports, ESPN Brasil, Fox Sports e SporTV
URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godin, Cáceres; Gargano, Arévalo Ríos, Stuani, Cristian Rodríguez; Cavani, Diego Forlán.
COSTA RICA: Navas; Gamboa, Umaña, Duarte, González e Júnior Díaz; Borges, Miller, Tejeda; Campbell, Bryan Ruiz.
Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.