Liverpool e Chelsea fazem a final (nem tão) antecipada da Premier League. Há três rodadas do fim, o jogo deve definir o campeão desta temporada. Para os Reds, um empate já é suficiente para o título ficar bem próximo de Anfield, enquanto, para os Blues, só a vitória interessa. A partida será disputada no histórico estádio de Anfield, onde apenas o Southampton, na quinta rodada, conseguiu derrotar o Liverpool neste campeonato.
Após uma sequência de temporadas ruins o Liverpool encontrou o caminho certo e é uma das agradáveis surpresas do futebol europeu. Com a boa campanha, o time já está garantido na próxima edição da UEFA Champions League, competição que não disputa desde a temporada 2009/2010, quando saiu ainda na primeira fase. Caminha para conseguir sua primeira Premier League, já que o último título do campeonato nacional veio em 1990, dois anos antes da criação da atual liga.
Na história da Premier League, Liverpool e Chelsea já se enfrentaram 43 vezes e o equilíbrio é notável. Cada equipe venceu 17 partidas e o empate permaneceu por nove vezes. Porém, em Anfield os Reds têm ampla vantagem: 13 vitórias e apenas quatro derrotas e quatro empates. O resultado que o Chelsea precisa neste fim de semana só aconteceu quatro vezes em 21 partidas, páreo duro para os Blues. No primeiro turno, o Chelsea derrotou o Liverpool em Stamford Bridge por 2 a 1. Skrtel abriu o placar para os visitantes, mas Hazard e Eto’o viraram a partida.
Para você saber mais ainda sobre o próximo adversário dos Blues, o Chelsea Brasil preparou um Guia das Estrelas da equipe do Liverpool:
1 – Luis Suárez
Luis Suárez é o cara em Liverpool. O uruguaio só não fez chover porque a Inglaterra já é úmida por natureza. Chegou ao clube em 2011, após uma bela Copa do Mundo (fazendo e salvando gols) e só evoluiu desde o mundial. Vive seu auge aos 27 anos e é um dos melhores atacantes do futebol mundial. Habilidoso, passa e finaliza com muita qualidade, não à toa, marcou 30 gols e deu 12 assistências em 30 partidas na liga e deve ganhar o premio de melhor jogador do campeonato. Suas polêmicas, como a mordida em Ivanovic e a acusação de racismo contra Patrice Evra, não diminuem seu brilho, tanto que circulam rumores de que o Real Madrid está disposto a desembolsar 110 milhões de euros (338 milhões de reais na cotação atual) pelo atacante.
2 – Brendan Rodgers
Após conseguir o acesso e, na temporada seguinte, um 11º lugar sólido com o Swansea, Brendan Rodgers chamou a atenção do Liverpool. Na sua primeira temporada na terra dos Beatles ficou apenas em sétimo e a expectativa para esta temporada não era muito diferente. Sem reforços animadores, os mais otimistas torciam por um retorno à Liga dos Campeões, mas Rodgers foi além. Com um ataque avassalador (que deve ultrapassar a marca de 100 gols) compensou a fragilidade defensiva e recolocou o Liverpool no hall dos times a serem temidos na Europa. Conseguiu unir o time e, mesmo com um elenco bem inferior em relação a Chelsea e Manchester City, foi estável durante toda a competição. Impiedoso em casa, conseguiu grandes vitórias fora, como um 5 a 0 sobre o Tottenham e um 3 a 0 contra o Manchester United.
3 – Daniel Sturridge
O atacante inglês saiu pela porta dos fundos no Chelsea. Sua última temporada com a camisa dos Blues foi a de 2012/2013, com apenas um gol em sete partidas. Chegou a Liverpool na mesma temporada e em 14 partidas balançou as redes dez vezes. O próprio atacante afirmou, quando deixou o Chelsea, que o time londrino não confiou no seu trabalho e parece que um pouco de confiança era tudo que Daniel precisava. Na atual temporada marcou 20 gols e deu sete assistências. Gostando do seu estilo de jogo ou não, Sturridge é o atacante goleador que Mourinho gostaria de ter, mas não tem. Daniel Sturridge se destaca pelo poder de finalização, não importando a distância, e por seu jogo vertical. Inverte de posição com Suárez, ora na ponta, ora centralizado e é uma das armas ofensivas do seu time. Com uma lesão muscular, é dúvida para a partida com o Chelsea.
4 – Steven Gerrard
Luis Suarez é goleador, Brendan Rodgers, quem colocou o time nos trilhos, Sturridge, a surpresa, mas nada supera o que Steven Gerrard significa para o Liverpool. O único remanescente da última grande glória do clube, a Liga dos Campeões de 2004/2005, o capitão é o grande ídolo da torcida. Recuado para atuar entre as linhas de defesa e meio campo, Gerrard se encaixou muito bem na função e faz grande temporada. Mesmo sendo o homem mais recuado do meio campo, o jogador é o terceiro que mais marcou, 13 vezes, e o segundo com mais assistências, dez. Com sua qualidade técnica e experiência, comanda o meio campo dos Reds e é capaz de desequilibrar qualquer partida.
5 – Raheem Sterling
Provável vencedor do prêmio de revelação da temporada, o garoto de 19 anos mostrou que tem potencial. Nascido na Jamaica, mas naturalizado inglês, o jogador tem vaga quase certa no grupo que viaja para a Copa. Dotado de muita velocidade e qualidade nos dribles, Sterling conquistou a vaga de titular no Liverpool, seja jogando aberto pela esquerda ou pela direita. Mesmo não finalizando com qualidade, o jovem já marcou nove gols nesta Premier League e ainda contribuiu com quatro assistências. Lida bem com a pressão e não diminui nos grandes jogos, já marcou contra Arsenal e City, além de comandar a última vitória do time, frente ao Norwich por 3 a 2, com dois gols e uma assistência. Ao lado de Sturridge e Suárez, forma um ataque de muita velocidade e objetividade.
A partida acontecerá às 10h05 do próximo domingo (27/04) e terá cobertura completa do Chelsea Brasil.