Estão definidos os dois classificados do Grupo E. No Rio de Janeiro, Equador e França não saíram do zero. Enquanto isso, em Manaus, Xherdan Shaqiri fez um hat-trick que fora o suficiente para que os suíços avançassem para aos oitavas-de-final da Copa do Mundo. Os franceses irão encarar a Nigéria. Já a Suíça pega a Argentina de Lionel Messi.
Equador 0x0 França
No Estádio do Maracanã, o Equador precisava da vitória sobre a França para ter esperanças de classificação. Os Bleus por outro lado, só precisavam do empate para garantir o primeiro lugar do grupo. E foi o que aconteceu. Em jogo que ganhou emoção na segunda etapa, sul-americanos e europeus não conseguiram sair do zero. Os equatorianos foram a primeira seleção do continente americano a cair fora da Copa.
No primeiro tempo, a França que veio escalada com o time misto, tomou as rédeas. A primeira chance de gol, no entanto, só veio aos 14′, quando Matuidi cruzou e Sissoko chutou para fácil intervenção de Domínguez. Aliás, o goleiro equatoriano estaria em noite inspirada. Aos 26′ ele tirou cruzamento que iria na cabeça de Benzema. Dez minutos depois, ele espalmaria boa cabeçada de Pogba para a linha de fundo.
O Equador só teve sua chance de gol aos 40′. Arroyo cruzou e Enner Valencia testou para baixo, obrigando Hugo Lloris a trabalhar bem, fazendo grande defesa.
A segunda etapa começou mais eletrizante. Logo no primeiro lance, mais uma vez pela boa aérea, Griezmann desviou cruzamento de Sagna. Novamente Domínguez espalmou, só que desta vez a bola ainda pegou na trave antes de sair.
Para piorar a situação do Equador, o principal jogador do time, Antonio Valencia, iria ser expulso aos 3′. Ele deu uma solada em Digne, lance que para o árbitro marfinense Noumandiez Doue, era passível de expulsão.
Mesmo com o empate já cumprindo o objetivo da França, a vantagem numérica fez com que a equipe dirigida por Didier Deschamps se lançasse ao ataque. Matuidi, aos 16′ recebeu livre dentro da área. Mas ao chutar, Domínguez mais uma vez salvou. Aos 28′, Pogba cabeceou livre, dentro da pequena área, mas errou o alvo. Aos 38′, Benzema tabelou com Giroud e bateu, mas o camisa #1 estava lá para salvar.
O Equador bem que tentou fazer um gol no final, tento que se fosse marcado ainda não daria a classificação, pois a Suíça já vencia Honduras por 3 a 0 e tinha um saldo superior. Final de partida e vaias no Maracanã, que esperava por uma partida com gols.
EQUADOR 0x0 FRANÇA
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25/06/14
Horário: 17h (Brasília)
Árbitro: Noumandiez Doue (CDM)
Cartão Amarelo: Erazo (EQU)
Cartão Vermelho: Antonio Valencia (EQU)
EQUADOR: Domínguez; Paredes, Guagua, Erazo, Water Ayoví; Minda, Noboa (Caicedo), Antonio Valencia, Montero (Ibarra), Arroyo (Achiler); Enner Valencia. TÉC: Reinaldo Rueda.
FRANÇA: Lloris; Sagna, Koscielny, Sakho (Varane), Digne; Schneiderlin, Pogba, Matuidi (Giroud), Sissoko, Griezmann (Rémy); Benzema. TÉC: Didier Deschamps.
Shaqiri marca hat-trick e classifica a Suíça
No outro jogo da chave, a Suíça não teve dificuldades para bater Honduras, e venceu pelo placar de 3-0. O grande destaque da partida foi o meia do Bayern de Munique, Xherdan Shaqiri que marcou os três gols. Com a segunda colocação do Grupo E, os suíços irão encarar a Argentina, primeira colocada do Grupo F.
O placar foi aberto logo aos 5′. Shaqiri recebeu bola no ataque, e de canhota fuzilou Valladares, que tentou defender de maneira esquisita. Foi do pé do próprio Shaqiri que veio o segundo gol, aos 30′. Inler encontrou o meia que bateu no canto do goleiro, ampliando a vantagem. Xhaka ainda tentaria fazer o terceiro aos 36′, mas bateu por cima do gol.
Honduras só chegaria com perigo na segunda etapa. Aos 6′, Wilson Palacios achou Bengston dentro da área. Ele limpou o goleiro Benaglio e bateu. No entanto, coube ao lateral-esquerdo Rodríguez se atirar na bola e evitar o gol em cima da linha.
Aos 25′, Shaqiri fechou o placar. Drmic recebeu lançamento pela esquerda, driblou o defensor e rolou para o jogador do Bayern de Munique mandar para o fundo das redes. Honduras tentaria descontar aos 34′, em cabeçada de Bengston, mas Benaglio salvou. No fim, boa vitória dos suíços, por 3 a 0.
HONDURAS 0x3 SUÍÇA
Local: Arena Amazônia, em Manaus (AM)
Data: 25/06/14
Horário: 17h (Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Cartão Amarelo: Jerry Palacios (HON)
Gols: Xherdan Shaqiri aos 5′ do 1ºT, aos 30′ do 1ºT e aos 25′ do 2ºT.
HONDURAS: Valladares; Beckeles, Victor Bernárdez, Maynor Figueroa, Juan Garcia; Jorge Claros, Wilson Palacios, Espinoza (Marvin Chávez), Boniek García (Andy Najar); Carlos Costly (Jerry Palacios) e Jerry Bengston. TÉC: Luís Suárez.
SUÍÇA: Benaglio; Lichtsteiner, Djourou, Schär, Ricardo Rodríguez; Inler, Behrami, Shaqiri (Dzemailli), Xhaka (Lang); Mehmedi, Drmic (Seferovic). TÉC: Ottmar Hitzfeld.
Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.