A Colômbia é a primeira classificada do Grupo C da Copa do Mundo. Com a vitória sobre os costa-marfinenses por 2 a 1 nessa quinta-feira, a seleção sul-americana garantiu sua vaga para as oitavas-de-final, e, na última rodada, diante do Japão, tentará assegurar a sua primeira colocação na chave.
Já a segunda caga está em aberto, e pode ser decidida em um confronto direto entre Costa do Marfim e Grécia na última rodada. Com três pontos, os africanos tem combinações de resultados mais simples que as de Japão e Grécia, que, com um ponto não precisam “apenas vencer” para avançar na Copa do Mundo.
COLÔMBIA 2 X 1 COSTA DO MARFIM
Mais uma. Após vencer os gregos na estreia, a Colômbia novamente apresentou bom futebol e bateu a Costa do Marfim com gols de James Rodriguez e Quintero; Gervinho, em bela jogada individual, descontou. Assim, já sem poder ser alcançada por Japão e Grécia, a seleção colombiana garantiu a sua vaga nas oitavas-de-final e também ficou muito perto de garantir a liderança da chave. A Costa do Marfim, para n~]ao depender de nenhuma combinação, precisa vencer a Grécia no seu último jogo.
– Infernal: Assim como na estreia, ele não fez gol, mas foi o principal jogador da Colômbia na partida. Cuadrado deu assistência, foi imparável em contra-ataques e ainda foi importantíssimo em seu papel de marcação pelo lado direito. É o “motorzinho” da seleção colombiana, que conta muito com o meia-direita para a sequência do Mundial.
– Além do jogo: O drama de perder um pai e a realização de defender a sua seleção em uma Copa do Mundo. Foi isso que Serey Die sentiu durante a execução do hino nacional de seu país, assim desabando em lágrimas. Durante a partida, o jogador, no entanto, acabou não sendo brilhante. Foi ele quem perdeu a bola no meio-campo e permitiu um contra-ataque colombiano que resultou no gol de Quintero, o segundo do jogo.
FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 2 X 1 COSTA DO MARFIM
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 19 de junho de 2014, quinta-feira
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Assistentes: Michael Mullarkey e Darren Cann (ambos da Inglaterra)
Cartões amarelos: Teófilo Gutiérrez (Colômbia); Zokora e Tioté (Costa do Marfim)
GOLS:
COLÔMBIA: James Rodríguez, aos 18’ do 2T e Juan Quinero, aos 24’ do 2T
COSTA DO MARFIM: Gervinho, aos 27′ do 2T
COLÔMBIA: Ospina; Zapata, Yepes, Sánchez e Armero (Arias); Zuñiga, Abel Aguilar (Mejía), James Rodríguez e Cuadrado; Ibarbo (Juan Quintero) e Teófilo Gutiérrez
Técnico:José Pékerman
COSTA DO MARFIM: Boubacar Barry; Aurier, Zokora, Bamba e Boka; Tioté, Serey Die (Bolly) e Yaya Touré; Gervinho, Gradel (Kalou) e Wilfried Bony (Drogba)
Técnico: Sabri Lamouchi
JAPÃO 0 X 0 GRÉCIA
Com um homem a menos durante boa parte do jogo, a Grécia segurou o Japão em Cuiabá. Com boa atuação defensiva, os gregos se mantiveram vivos na disputa e ainda podem beliscar uma vaga na próxima fase. Já o Japão perdeu uma boa chance de somar três pontos, mas ainda segue vivo e terá que vencer a líder Colômbia na última rodada.
– Faltou apoio: O Japão dominou boa parte das ações e viu em Uchida o seu grande destaque. Porém, o lateral-direito muitas vezes chegava a linha de fundo e não ganhava apoio de mais companheiros, e assim as jogadas não evoluiram. Além do bom apoio, Uchida também foi monstruoso na defesa e por isso merece todos os elogios.
– Irresponsabilidade: Um dos jogadores mais experientes da Grécia, Katsouranis teve comportamento juvenil. Com dois cartões amarelos bobos, o meia deixou o campo de jogo ainda no primeiro tempo e quase fez com que sua seleção perdesse a partida.
FICHA TÉCNICA
JAPÃO 0 X 0 GRÉCIA
Local: Arena das Dunas, em Natal (RN)
Data: 19 de junho de 2014, quinta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Joel Aguilar (SLV)
Assistentes: William Torres (SLV) e Juan Zumba (SLV)
Cartões amarelos: Hasebe (Japão); Samaras e Torosidis (Grécia)
Cartão vermelho: Katsouranis (Grécia)
Japão: Kawashima; Uchida, Yoshida, Konno e Nagatomo; Hasebe (Endo) e Yamaguchi; Okubo, Honda e Okazaki; Osako (Kagawa)
Técnico: Alberto Zaccheroni
Grécia: Karnezis; Torosidis, Manolas, Sokratis e Cholevas; Katsouranis, Maniatis e Kone (Salpingidis); Fetfatzidis (Karagounis) e Samaras; Mitroglou (Gekas)
Técnico: Fernando Santos
Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.