Grupo A: Brasil e México dividem a liderança; Croácia volta pra disputa

México, de Ochoa e Rafa Márquez, garantiu empate importante (Foto: Getty)

O grupo A da Copa do Mundo teve a sua segunda rodada realizada e já deixou algumas questões resolvidas a respeito da classificação para as oitavas-de-final.

Camarões, que foi derrotado nos dois jogos iniciais, já está eliminado e apenas cumprirá tabela na última rodada, contra o líder Brasil, que tem chances remotas de não passar de fase. Já na briga pela segunda vaga, México e Croácia irão travar um confronto direto em busca da classificação.

BRASIL 0 X 0 MÉXICO

A partida, como um todo, foi decepcionante. Muita troca de passe sem objetividade e poucas chances de real perigo. Quando o Brasil chegou, Ochoa foi bem, e quando o México, em contra-golpes, levou perigo, faltou pontaria. Agora, os dois times ficam com quatro pontos e chegam na última rodada com a possibilidade do empate para a classificação.

– Mandou bem: Ochoa não foi tão exigido assim durante os 90 minutos, mas fez no mínimo duas vezes marcantes. Na primeira (e mais bonita) em uma cabeçada de Neymar, o goleiro mexicano se esticou todo para buscar no cantinho. Depois, já no final do jogo, em nova cabeçada – dessa vez de Thiago Silva – em lance de puro reflexo Ochoa evitou o gol. Ponto para o paredão do México, que ainda não foi vazado nessa Copa do Mundo.

– Sem criação: As únicas chances do Brasil na partida foram pelo alto, em jogadas de bola parada. Sendo assim, a dificuldade de criar jogadas, que já tinha ficado evidente na estreia, novamente apareceu. Para o duelo final do grupo, diante de Camarões, Luiz Felipe Scolari terá que trabalhar bem para que o setor de meio-campo se torne mais eficiente durante as partidas. Jogadores como Willian e Bernard seriam boas alternativas para a melhoria do setor.

Ramires substituiu Hulk, mas não teve boa atuação (Foto: Globo)

FICHA TÉCNICA
BRASIL  0 X 0 MÉXICO

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 17 de junho de 2014, terça-feira
Horário: 16 horas (de Brasília)
Público: 60.342
Árbitro: Cuneyt Cakir (Turquia)
Assistentes: Bahattin Duran e Tarik Ongun (ambos da Turquia)
Cartões amarelos: Ramires e Thiago Silva (Brasil); Aguilar e Vázquez (México)

BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires (Bernard) e Oscar (Willian); Neymar e Fred (Jô)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

MÉXICO: Ochoa; Rodríguez, Héctor Moreno e Rafa Márquez; Aguilar, Herrera (Fabián), Vásquez, Guardado e Layún; Giovani dos Santos (Jiménez) e Peralta (Chicharito Hernández)
Técnico: Miguel Herrera

CAMARÕES 0 X 4 CROÁCIA

Camarões já é o time tecnicamente mais fraco do grupo, e para esse jogo, diante da Croácia, novos componentes atrapalharam muito a vida da seleção africana. Primeiro veio o desfalque de Eto’o, estrela da companhia, que estava lesionado. Depois, Song, que em ocasiões normais seria o “dono” do meio-campo, foi expulso. Juntando isso a volta de Mandzukic e um Camarões completamente alheio à Copa do Mundo, tivemos uma goleada sendo construída de forma tranquila pelos croatas, que vão para a última rodada precisando vencer para passar de fase.

– Artilheiro de volta: Com a volta de Mario Mandzukic ao time, a Croácia passou a “chuveirar” muito durante o jogo e obteve êxito, visto que seu artilheiro fez dois gols (um de cabeça) e ainda participou do gol de Olic, o primeiro dos croatas na partida. Ameaça aérea, Mandzukic foi o destaque do jogo e deve seguir sendo o principal jogador da Croácia no restante da Copa do Mundo.

Com dois gols, Manzukic foi o destaque croata em goleada (Foto: Getty)

– Ruim com ele, pior sem ele: Alex Song, principal jogador camaronês na ausência de Samuel Eto’o, tratou de complicar ainda mais a vida de sua seleção. Em um lance infantil ainda no primeiro tempo, o volante do Barcelona deixou o cotovelo em Mandzukic e foi expulso. Trabalho facilitado para os croatas, que a partir desse momento construíram um acachapante goleada.

FICHA TÉCNICA
CAMARÕES 0 X 4 CROÁCIA

Local: Arena da Amazônia, em Manaus (AM)
Data: 18 de junho de 2014, quarta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Pedro Proença (POR)
Assistentes: Bertino Miranda (POR) e José Trigo (POR)
Cartão amarelo: Eduardo da Silva (Croácia)
Cartão vermelho: Song (Camarões)
Gols: Olic, aos dez minutos do primeiro tempo, Perisic, aos dois minutos do segundo tempo, e Mandzukic, aos 15 e aos 27 minutos do segundo tempo

CAMARÕES: Itandje; Mbia, Nkoulou, Chedjou (Nounkeu) e Assou-Ekotto; Matip, Song e Enoh; Moukandko, Choupo-Moting (Salli) e Aboubakar (Webo)
Técnico: Volker Finke

CROÁCIA: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Pranjic; Modric e Rakitic; Perisic (Rebic), Sammir (Kovacic) e Olic (Eduardo da Silva); Mandzukic
Técnico: Niko Kovac

Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.