A FIFA confirmou hoje que a tecnologia para confirmar se a bola de fato entrou ou não estará em breve pronta. Neste domingo no jogo entre Chelsea e Tottenham um lance gerou muita polêmica no segundo gol do Blues. A equipe do Spurs reclamou bastante alegando que a bola não ultrapassou toda a linha e sendo assim o árbitro não poderia validar o gol.
Depois de toda a confusão o debate voltou à tona no mundo do futebol. Os comentaristas pressionam a FIFA para que algo seja feito acerca disso tudo. A IFAB (International Football Association Board), órgão que regulamenta as regras do futebol, confirmou na última semana que ocorrerá uma reunião em 2 de julho para que dois sistemas sejam testados também.
“A última reunião de planejamento para a fase de testes foi realizada na sexta-feira, e a segunda fase de testes terá início antes do final de abril, e irá continuar ao longo de maio”, disse a Fifa em um comunicado neste domingo.
Estes dois sistemas se chamam “GoalRef” e “Hawk-Eye”, um contém uma câmera baseada no controle de bola implantado com sucesso no tênis e no críquete, este sistema é o Hawk-Eye. Já o GoalRef se basea em um campo magnético com uma bola especial.
A comunidade esportiva está ansiosa para que o órgão maior futebolístico aprove rapidamente estas duas revoluções e implante logo no futebol para que erros não aconteçam e comprometam o espetáculo dentro de campo.