Ex-árbitro defende Clattenburg

Clattenburg recebe o apoio de seu amigo ex-árbitro, que apitou em duas Copas do Mundo. (Foto: Eddie Keogh/Reuters)

Mark Clattenburg não é racista, segundo o amigo e ex-árbitro George Courtney após as afirmações feitas pelo Chelsea.

O Chelsea acusa Clattenburg de usar “linguagem imprópria” para dois de seus jogadores na derrota para o Manchester United. A FA realizará um inquérito sobre as alegações.

Parte da alegação do Chelsea é que Clattenburg tenha usado linguagem racista durante a partida. Entende-se também o nigeriano John Obi Mikel estaria envolvido na denúncia.

“Temos que aplicar a tolerância zero a qualquer tipo de racismo, mas eu ficaria muito surpreso, chocado, consternado e desapontado se for verdade”, disse Courtney, 71 anos, que participou das Copas do Mundo de 1986 e 1990.

Courtney, que apitou durante quase vinte anos, viu Clattenburg desenvolver-se como árbitro no nordeste da Inglaterra.

“Eu conheço o Mark há muitos anos. Ele viajou por todo o mundo, já esteve com jogadores de diferentes origens, culturas, credos, cores e religiões”, disse ele.

“Mark foi aprendendo em todas as etapas, por todas as ligas e parte desse aprendizado é tratar os jogadores com respeito e tratar todos igualmente. Como árbitros, aprendemos a manter a compostura quando tudo ao seu redor está caindo aos pedaços.”

Chelsea ficou reduzido a nove homens contra o Manchester United e perderam sua invencibilidade no campeonato após o gol ilegal de Javier Hernandez.

“Até o segundo cartão amarelo de Torres, eu pensei que Mark estava seguro. Acho que o segundo cartão amarelo foi um ponto crítico, e ele achou a situação muito difícil. Ele realmente teve que trabalhar duro para manter o controle e acho que ele fez isso muito bem, para ser honesto “, disse Courtney.

“Mark não tem o benefício da câmera lenta, mas pelo seu posicionamento, ele pensou, obviamente, que Torres tinha caído muito facilmente. Eu não acho que Mark teve muita escolha. Vendo na televisão, é visível um contato leve, mas eu não tenho certeza se Mark sabia disso.”

Clatenburg participa regularmente de competições europeias e ficou encarregado da final da League Cup em fevereiro e da final olímpica entre Brasil e México, em agosto.

“Ele é um personagem forte. Semana passada, ele apitou Spartak Moscou contra o Benfica na Liga dos Campeões. Ele tinha o respeito dos jogadores. Houve um pouco de tumulto após o apito final e ele lidou com isso com competência”, acrescentou Courtney.

Clattenburg é afastado pela FA

A FA retirou o árbitro Mark Clattenburg dos indicados para os jogos do próximo fim de semana da Premier League, após queixa do Chelsea, logo após o jogo contra o Manchester United.

Os funcionários do Chelsea alegam que Clattenburg teve uma conduta inapropriada com os seus jogadores em vários lances. A FA irá analisar o caso e recolher as provas necessárias.

Category: Competições

Tags:

Article by: Luís Barbosa