A Copa do Mundo já começou e hoje a bola rola pela primeira vez para as Seleções do Grupo B. Campeã e Vice-Campeã em 2010, Espanha e Holanda se enfrentarão em Salvador, na Fonte Nova, às 16h00. Apesar de não haver confirmação quanto ao time espanhol titular, há a possibilidade de que o recém-contratado dos Blues, Cesc Fabregas, seja titular. Cesar Azpilicueta e Fernando Torres, devem, contudo, ser reservas. Na história, os rivais de hoje já se enfrentaram 10 vezes, registrando-se cinco vitórias da Espanha, quatro da Holanda e um empate.
Após fracas atuações em amistosos, a Espanha busca um bom início de Copa
Campeã Mundial, a Espanha, desde o final da Copa das Confederações, com a derrota para o Brasil, vem tendo um desempenho abaixo do esperado. A derrota contra a África do Sul, o empate contra o Chile e as magras, e pouco convincentes, vitórias contra Equador, Guiné Equatorial, Itália, Bolívia e El Salvador ligaram o alerta para o treinador Vicente Del Bosque, que tentará, contra a Holanda, ter um início tranquilo de Copa do Mundo.
A base hispânica é a mesma de 2010, com alguns positivos acréscimos. O centroavante hispano-brasileiro Diego Costa e o jovem Koke Ressureción, jogadores do Atlético de Madrid, trazem consigo grande expectativa. No entanto, apesar da ótima temporada, o atacante Colchonero não se encontra em sua melhor condição física, podendo ser relegado à reserva. Seu substituto poderá ser Cesc Fabregas, na condição, já muito utilizada, de “falso 9”. Caso Diego Costa entre em campo, os espanhóis precisaram estar preparados, pois a torcida, provavelmente, o vaiará veementemente.
Bem protegida atrás, Holanda aposta na qualidade de seu trio de frente
Com uma defesa que inspira atenção permanente, os holandeses devem ir a campo com três zagueiros. A geração atual é mais jovem e, naturalmente, menos experiente em relação à anterior. Sete jogadores que disputaram a Copa de 2010 seguem no time e, dentre eles, quatro devem ser titulares na competição deste ano, Nigel de Jong, Wesley Sneijder, Robin van Persie e o ex-jogador do Chelsea, Arjen Robben.
Importante peça, o meia Rafael van der Vaart sofreu lesão e foi cortado às vésperas da Copa. O técnico Louis van Gaal aposta no talento e qualidade de seu trio de ataque para bater os espanhóis. Sneijder, van Persie e Robben serão vitais para as pretensões da Laranja Mecânica.
Ficha técnica
ESPANHA X HOLANDA
Local: Arena Fonte Nova
Data/Horário: 13/06/2014, às 16h
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Assistentes: Renato Faverani e Andrea Stefani (ITA)
Espanha: Casillas; Azpilicueta, Piqué, Sergio Ramos, Alba; Busquets, Xabi Alonso, Xavi; Iniesta, David Silva, Diego Costa. Téc. Vicente del Bosque
Holanda: Cillessen; Vlaar, de Vrij, Martins Indi; Janmaat, de Jong, de Guzmán, Sneijder, Blind; Robben e van Persie. Téc. Louis van Gaal
Transmissão: Globo, Band, ESPN Brasil, Fox Sports, Fox Sports 2, SporTV e Bandsports.
Atualizado às 15h27 min.
Muito cotado para avançar às oitavas de finais, o Chile estreia contra a Austrália
Apontada por muitos como a favorita à passagem de fase, junto com a Espanha, a Seleção Chilena estreia contra a Austrália, teoricamente, mera figurante na Copa do Mundo. O jogo acontecerá na quente Cuiabá, contudo, a ausência do sol deve aliviar bastante o calor. Cotado para um possível corte, a principal estrela chilena, Arturo Vidal, conforme as últimas notícias, vai para o jogo.
Um bom resultado para os chilenos logo no início é importantíssimo, tendo em conta o alto grau de paridade visto neste grupo. Os brasileiros poderão, ainda, ver alguns jogadores com quem estão acostumados, casos de Eugenio Mena (Santos), Charles Aránguiz (Intenacional), Jorge Valdivia (Palmeiras) e Eduardo Vargas (ex-Grêmio). Livre de uma inflamação no ombro, o atacante Alexis Sánchez, do Barcelona, também está confirmado.
Teoricamente a seleção mais fraca do Grupo B, Austrália tentará surpreender
Sem grandes perspectivas, a Austrália jogará sem pressão. Para seu treinador, Ange Postecoglou, que concedeu entrevista à revista britânica World Soccer, haverá pressão para seus adversários, que terão a obrigação de vencê-los, o que pode ser favorável para sua seleção e o deixa confortável, pois permite que sua equipe atue mais à vontade.
Experientes em Copas do Mundo, tendo disputado as competições de 2006 e 2010, Tim Cahill e Mark Bresciano são as principais referências da equipe. Outro jogador que merece atenção é o volante Mile Jedinak, do Crystal Palace. O prognóstico da partida, bem como o histórico, não é animador para os Socceroos, em quatro encontros, os chilenos venceram três vezes, tendo havido, ainda, um empate.
Ficha técnica
CHILE X AUSTRÁLIA
Local: Arena Pantanal
Data/Horário: 13/06/2014, às 19h
Árbitro: Noumandiez Doue (CIV)
Assistentes: Songuifolo Yeo (CIV) e Jean Claude Birumushahu (BDI)
Chile: Bravo; Isla, Gary Medel, Jara, Eugenio Mena; Charles Aránguiz, Marcelo Díaz, Arturo Vidal, Jorge Valdívia; Alexis Sánchez e Eduardo Vargas. Téc. Jorge Sampaoli
Austrália: Mat Ryan; Franjic, Wilkinson, Spiranovic, Davidson; Milligan, Jedinak; Leckie, Mark Bresciano, Oar; Tim Cahill. Téc. Ange Postecoglou
Transmissão: Globo, Band, ESPN Brasil, Fox Sports, Fox Sports 2, SporTV e Bandsports.
Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.