Após registrar uma humilhante derrota da Espanha contra uma fortíssima Holanda (1×5), e uma vitória tranquila do Chile sobre a Austrália (3×1), o Grupo B terá, na quarta-feira, sua segunda rodada. A atual campeã mundial, Espanha, precisa da vitória contra o Chile para manter vivas as possibilidades de classificação. No outro encontro do dia, a Holanda partirá com tudo para cima dos australianos, já que uma vitória é suficiente para a garantia da vaga nas oitavas de finais.
Para espantar a zebra, Espanha deverá ter mudanças na equipe
Depois da atuação irreconhecível da última sexta-feira, a Seleção Espanhola, do treinador Vicente del Bosque, deverá sofrer algumas alterações na equipe. Especulam-se, ao menos, três mudanças. Javi Martínez, defensor do Bayern de Munique-ALE, pode assumir a titularidade na zaga hispânica, caso em que substituiria Gerard Piqué. Outros dois que poderão ganhar vaga no time são o recém-contratado do Chelsea, Cesc Fàbregas, na condição de “falso 9”, e o atacante Pedro Rodríguez, que entraria na vaga de David Silva. Apesar das especulações, del Bosque faz mistério, e só revelará a escalação minutos antes do jogo.
Atleta do Chelsea, o lateral direito Cesar Azpilicueta tem sua escalação indefinida, havendo possibilidades de ser relegado ao banco de reservas, caso em que Juanfran, do Atlético de Madrid-ESP, assumiria titularidade. Por outro lado, a reserva de Fernando Torres é praticamente certa.
A situação espanhola não é estranha ao treinador, que viveu dificuldade semelhante em 2010 – quando a equipe foi derrotada na primeira partida da Copa, contra a Suíça. Entretanto, é importante frisar que outra derrota elimina a atual campeã e um empate deixa a seleção em situação dramática, podendo projetar um “jogo de compadres” entre Chile e Holanda na última rodada da fase de grupos.
Sem pressão, chilenos tentam surpreender
Se a situação hispânica é complicada, a chilena é mais tranquila. Apesar de não ter seu principal destaque – Arturo Vidal – nas suas melhores condições físicas, a equipe fez bom jogo contra a Austrália e vai para o encontro contra os espanhóis sem pressão. Um empate já seria um ótimo resultado para os chilenos. Todavia, a equipe, apontada por muitos analistas como uma possível surpresa, deve buscar a vitória.
As seleções já se enfrentaram 10 vezes e registram-se oito vitórias espanholas e dois empates. A última partida, em setembro de 2013, terminou empatada por 2×2, gols de Roberto Soldado e Jesús Navas para a Espanha e Eduardo Vargas para o Chile. Na Copa do Mundo de 2010, as equipes defrontaram-se na Fase de Grupos. Vitória espanhola por 2×1.
Ficha técnica
ESPANHA X CHILE
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Horário: 18/06/2014, às 16h
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Assistentes: Mark Hurd (EUA) e Joe Fletcher (CAN)
Espanha: Casillas; Azpilicueta (Juanfran), Javi Martínez, Sergio Ramos, Alba; Busquets, Xabi Alonso, Xavi; Iniesta, Pedro (David Silva), Fàbregas (Diego Costa). Téc. Vicente del Bosque
Chile: Bravo; Isla, Gary Medel, Jara, Eugenio Mena; Charles Aránguiz, Marcelo Díaz, Arturo Vidal (F. Gutierrez), Jorge Valdívia; Alexis Sánchez e Eduardo Vargas. Téc. Jorge Sampaoli
Transmissão: Globo, Band, ESPN Brasil, Fox Sports, Fox Sports 2, SporTV e Bandsports.
Com equipe mais ofensiva, Holanda busca a classificação
Depois de fazer uma partida dos sonhos contra a Espanha, ocasião em que foi a campo no 5-3-2, a Seleção Holandesa fará um teste na partida contra a Austrália. O zagueiro Ron Vlaar deve dar lugar ao atacante Jeremain Lens, do Dynamo Kyiv-UCR, alteração que colocaria a equipe no esquema 4-3-3, o preferido do treinador Louis van Gaal. Dessa forma, a previsão é que Arjen Robben, ex-Chelsea, atue aberto pelo flanco direito, Lens pelo lado esquerdo e Robin van Persie centralizado, aumentando o poder de fogo da Laranja Mecânica.
Caso obtenham a vitória, os holandeses estarão matematicamente classificados, uma vez que a Austrália não teria chances de fazer mais de três pontos e apenas um dos rivais do outro jogo do grupo – Espanha e Chile – poderiam alcançar, no mínimo, os seis pontos.
Sem muitas expectativas, a Austrália vem com um desfalque
Após ser derrotada pelo Chile, a Seleção Australiana, que já chegou à Copa do Mundo sem grandes expectativas, tem um problema para enfrentar a Holanda. O defensor Ivan Franjic sofreu lesão no encontro inaugural e está fora da competição. O atleta mais cotado para assumir seu posto é Ryan McGowan, defensor do Shandong Luneng-CHI, que o substituiu contra o Chile.
Autor do gol australiano na estreia, Tim Cahill, que tem como grande feito ter marcado gols em três Copas do Mundo diferentes, segue sendo o principal destaque dos Socceroos.
Austrália e Holanda se enfrentaram três vezes em toda a história, e o retrospecto mostra muito equilíbrio, registrando-se uma vitória holandesa e dois empates.
Ficha técnica
HOLANDA X AUSTRÁLIA
Local: Beira Rio, Porto Alegre (RS)
Data/Horário: 18/06/2014, às 13h
Árbitro: Djamel Haimoudi (ALG)
Assistentes: Redouane Achik (MAR) e Abdelhak Etchiali (ALG)
Holanda: Cillessen; Janmaat, de Vrij, Martins Indi, Blind; de Jong, de Guzmán, Sneijder; Robben, Lens e van Persie. Téc. Louis van Gaal
Austrália: Mat Ryan; McGowan, Wilkinson, Spiranovic, Davidson; Milligan, Jedinak; Leckie, Mark Bresciano, Oar; Tim Cahill. Téc. Ange Postecoglou
Transmissão: Globo, Band, ESPN Brasil, Fox Sports, Fox Sports 2, SporTV e Bandsports.
Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.