Rafael Benitez
Rafa Benitez se enfezou com os cantos da torcida contra ele desde que assumiu o Chelsea e disparou, “Eu sou treinador de futebol por 26 anos. Eu já ganhei uma Champions League, o Mundial de Clubes, a Fa Cup, a Supercopa da Itália, La Liga duas vezes, nove taças. Todos os troféus possíveis em clubes. Um grupo de fãs não fazem favor nenhum ao clube quando estão cantando e perdendo tempo com bandeiras. Alguém cometeu um erro, e o meu cargo fica como interino. Eu saio no final da temporada, não precisam perder tempo comigo. Eles precisam se concentrar em apoiar o time, e só isso. No fim das contas, eles não estão ajudando o clube, o restante dos torcedores e os jogadores.”
Sobre o jogo, “Eu estou contente. Eu mudei alguns jogadores, mas tive a confiança de que iríamos bem. Eu fiquei bem satisfeito com o Ake e o Ferreira, ambos fizeram um grande serviço pelo time, e eu fiquei contente com essa atuação profissional, a mentalidade e o resultado. Tive confiança porque estavam indo bem e sabíamos que poderíamos manter o equilíbrio do time. Quando se tem dois jogos em três dias é difícil lidar e é preciso ter cuidado, mas fizemos o que pretendíamos.”
Sobre o gol do Ramires, que bateu nas costas do Torres antes de entrar, “Eu não sei quem marcou, teremos que ver o replay e decidir.”
“O primeiro tempo foi complicado, o Boro estava energético, bem organizado e tentaram jogar futebol. Eles têm um bom treinador que está fazendo um ótimo trabalho. Temos qualidade e marcamos o primeiro gol, então eles precisaram pressionar mais avançados, e assim tivemos mais espaços e mais tempo com a posse de bola. Créditos a eles por irem bem no primeiro tempo, mas créditos a nós por aguentarmos por 90 minutos.”
“O que os torcedores tem que fazer é apoiar o time, e se não atingirmos o objetivo, que é classificar para a Champions League da próxima temporada, eu vou sair e são eles que ficarão na Europa League. Se eles colocam os jogadores sob pressão ou não têm uma clima agradável em Stamford Bridge, estão cometendo um grande erro, já que o resto dos torcedores quer ver o time jogar a Champions próxima temporada. Então seria o melhor para todos apoiar o time e os jogadores, eu sou o treinador e vou treinar o time, eu gosto de treinar jogadores e não nomes e eu tomo as decisões e no final vou embora, já que sou interino, como dizem, estão perdendo tempo.”
“Eu provei já nesses últimos meses que eu quero vencer todos os jogos, eu sou um profissional e se vencermos ficarei muito feliz, mas se um grupo de torcedores quer continuar com essa missão e perder tempo, é problema deles. Eu estou contente por estar aqui, estou em um time grande com jogadores que treinam duro, é um clube top, não vejo problemas – o problema é um grupo de pessoas que podem dizer o que pensam, mas eles têm que apoiar o time e não se preocupar comigo.”
“É um time em transição – no passado tinha Drogba, Essien, Kalou, um time talentoso e com experiência e agora temos um grupo de jogadores talentosos, mas em transição, e precisam se dar conta de que quando em cheguei aqui o time já estava fora da Champions League, e eu vou fazer o meu melhor. Eles estão manchando a imagem do clube e dos outros torcedores pois os outros pensam que esses são todos os torcedores.”
Perguntado se fica até o fim do contrato, em junho, “Eu ficarei sim até o fim, se alguém não decidir que terei que sair antes de junho. Eu tô fazendo o meu trabalho, sem problemas, e treinar um time é decidir que time entra em campo, as substituições e todo o resto. Então se querem cantar e preparar cartazes, precisam assumir a responsabilidade também. Têm que decidir o que querem. O que eu disse é o que eu fiz na minha vida como profissional e o que eu quero fazer no futuro, e é ganhar troféus também. Esse grupo está em uma missão. Farei meu trabalho até o fim, e depois disse ficarei contente se levantarmos alguma taça e terminar no “G4”.
“Se classificarmos para a Champions League, eu serei o homem mais feliz do mundo, mas ao final da temporada eu saio de toda forma pois termino o meu contrato, então não precisam se preocupar comigo. Precisam focar em apoiar o time. Meu contrato vai até o final da temporada, não há porquê se preocupar comigo.”
“Foi uma surpresa para mim (seu cargo como interino). Eu tenho um contrato, eu disse antes mesmo de assumir o emprego, e é isso, mas esse grupo está em uma missão, e eu acho errado porque é ruim para o time. Alguém tomou a decisão, e eu acho que foi a errada. Está bem claro, eu não sei quem, mas é errado. Eu não posso mudar o nome do meu cargo e a percepção da torcida, então agora nem importa mais. O que me resta é garantir que eu dê 100% de mim todos os dias. Eles saberão que estou fazendo o meu melhor. O treinador é o treinador, um mês, dois meses, sete, não importa.”
“Eu acho que a razão para este grupo de torcedores não estar contente é porque eu era treinador do Liverpool, nos enfrentamos na Champions League, jogos imensos, e é isso. Não dá para mudar isso, eles foram muito bons, nós fomos muito bons, e foi um confrontoimenso na época. Agora eu sou o treinador aqui, e eu um profissional. Eu quero deixar claro que farei o meu melhor até o último minuto.”
“Eu não sei sobre o título. Eu tenho um agente e fiquei surpreso, mas eles não podiam mais mudar porque já tinham anunciado. Achei errado, mas não pude mudar o título de interino.”
Victor Moses
“Foi uma grande vitória para nós. Desde o começo queríamos já matar o jogo sem precisar de replay. Eles têm um bom time, tiveram algumas chances, mas conseguimos converter algumas que tivemos e vencer o jogo. No primeiro tempo os dois times tiveram chances. Tivemos as nossas mas não convertemos em gol, mas sabíamos que no segundo tempo se as chances viessem, aproveitaríamos. Não foi um jogo fácil, mas estamos contentíssimos de sair com a vitória. Será importante para nós passar, pois já perdemos algumas competições nesta temporada, então a FA Cup é muito importante para nós.”
Esse foi o sexto gol de Moses pelo Chelsea, e um golaço. “Foi uma grande jogada do Hazard e do Oscar, ambos são excelentes jogadores como sabemos, foi um belo um-dois até chegar à mim e só precisei dar um toquinho para colocar a bola no fundo do gol. Hazard é um jogador de qualidade, vemos todas as semanas o que ele pode fazer, e jogar ao lado dele obviamente me ajuda.”
A derrota para o Man City no domingo, e a vitória do Tottenham na segunda fizeram com que o time do norte de Londres ultrapassasse o Chelsea na tabela e deixasse os Blues em quarto. “Temos um jogo importante no sábado, estamos ansiosos mas não será um jogo fácil, temos que garantir os três pontos.”
Tony Mowbray
“Temos doze jogos restantes (na Championship). Por seis meses nesta temporada estivemos entre os seis primeiros colocados, e ameaçamos chegar mais alto pela maior parte desse tempo. Mas caímos de produção nas últimas seis semanas, sei lá por que razão, ou por lesões ou por jogar mais competições. Mas temos que voltar ao trabalho agora. Temos que vencer jogos novamente e a nossa única preocupação nessa temporada é sair dessa liga (segundona).”