No próximo domingo (24), o Chelsea se despedirá de uma vitoriosa temporada. Já campeões nacionais, os Blues enfrentarão os Black Cats em uma partida que servirá apenas para cumprir tabela, uma vez que nem Chelsea nem Sunderland – já livre do rebaixamento – têm pretensões na conclusão da Premier League. O jogo acontecerá às 11h00 (horário de Brasília) e terá transmissão dos canais FOX Sports e ESPN Brasil. Você também acompanha o encontro em nosso twitter, o @chelseanewsbr.
Chelsea tem muitos desfalques
O treinador José Mourinho tem muitos problemas para formar sua equipe titular. Ramires, Oscar e Kurt Zouma estão fora em função de lesões, Cesc Fàbregas está suspenso, Eden Hazard, que retirou três dentes sisos na quarta-feira, é dúvida, bem como Petr Cech, que sofreu uma pequena lesão. Por outro lado, Diego Costa está confirmado e jovens como Andreas Christensen e Jeremie Boga devem ganhar oportunidade.
Sunderland também tem problemas
Com um problema no joelho, Sebastian Larsson é dúvida, assim como Danny Graham. O goleiro Costel Pantilimon está fora, também com um problema no joelho, e Jordi Gómez, Wes Brown e Liam Bridcutt, lesionados há algum tempo, seguem fora. Está prevista a relação de alguns garotos para o banco de reservas.
Prováveis escalações
Chelsea (4-2-3-1): Courtois; Ivanovic (Christensen), Cahill, Zouma, Filipe Luís; Matic (Mikel), Loftus-Cheek; Willian, Cuadrado (Boga), Remy; Diego Costa. Téc.: José Mourinho
Sunderland (4-1-4-1): Mannone; Jones, Coates, O’Shea, van Aanholt; Rodwell, Cattermole (Giaccherini); Johnson, Defoe; Wickham, Fletcher (Graham). Téc.: Dick Advocaat
Entrevistas Pré-Jogo
José Mourinho (Chelsea)
Com a temporada próxima do fim, José Mourinho refletiu sobre a evolução de sua equipe, analisou a disputa da Premier League 2014-2014 e as possibilidades para a próxima UEFA Champions League.
“Todos querem o mesmo (o título da Premier League), mas só um pode vencer. Isso não significa que os outros não estão fazendo um bom trabalho. É difícil. Você vai a outros países e sabe que, se for para um grande clube, você vence. Nesse país, você pode terminar em primeiro, quarto ou quinto. Estou certo de que o Liverpool estava pensando em tentar vencer o título após terminar em segundo (na última temporada).
Nós fomos terceiros, e agora somos primeiros. O Arsenal foi quarto e agora é terceiro. O Manchester United foi sétimo e agora é o quarto. O Manchester City saiu do primeiro para o segundo. É perigoso, mas nós precisamos sempre pensar positivamente e começar a temporada sentindo que somos candidatos ao título, mas que depois disso há um grande risco.
(A próxima UEFA Champions League) É uma Champions League com novos grupos. Uma Champions League que terá combinações completamente diferentes nas oitavas de finais. A Champions League com o Real Madrid, Manchester City, Manchester United e Arsenal no pote dois. Quem eles cruzarão na fase de grupos?
Montes de grandes clubes provavelmente terminarão em segundo na fase de grupos. Em minha opinião, a divisão é completamente justa. Obviamente, eu preferiria o Real Madrid e todos os grandes no meu pote, mas é justo. O primeiro pote é para campeões. Essa é a natureza da competição”.
Dick Advocaat (Sunderland)
Em sua última entrevista coletiva pré-jogo, Dick Advocaat falou sobre uma eventual renovação de contratado com o Sunderland e refletiu sobre a dificuldade dos desafios que teve de enfrentar na temporada.
“Eles querem que eu fique, definitivamente. Eles já debateram isso há umas duas semanas, mas tenho que ser honesto com todos, com a minha família e meu clube. Vou tirar minhas férias e nessa semana tomarei minha decisão e os direi o que vou fazer. Mas é muito importante que o clube não continue fazendo o que tem feito nos últimos quatro anos – todo ano lutando contra o rebaixamento – porque eles têm que perceber que esse é um clube grande, com um grande estádio e uma grande base.
As instalações são sensacionais. Mas eles têm que investir em jogadores melhores, para fazer um elenco mais forte, então o que precisamos é de mais competição entre os jogadores. Isso é importante, de outra forma eles estão tornando as coisas mais difíceis para eles mesmos.
Esse foi um dos maiores desafios (da minha carreira) porque haviam apenas nove jogos. Você tem que conhecer todo mundo e isso é difícil com cinco jogos fora de casa, incluindo Arsenal e Chelsea. Mas eu estava desesperado para fazer o trabalho e, se você dá 100 por cento, então todos os jogadores e as pessoas envolvidas com o clube podem alcançar esse tipo de coisas também”.
Último encontro
A última vez em que Blues e Black Cats se enfrentaram valeu pela 13ª rodada da atual edição da Premier League. Jogando no Stadium of Light, para uma multidão de 45.232, os times não conseguiram tirar o zero do placar.
Fique de Olho
Experiente e rodado, o atacante Jermain Defoe chegou ao Sunderland na última janela de transferências e trouxe importante impacto à equipe. Em 16 jogos, marcou quatro gols e proveu uma assistência, superando a média de gols de Connor Wickham, Danny Graham e Steven Fletcher, seus principais concorrentes. Aos 32 anos, o inglês ainda mostra futebol de boa qualidade, movimentação e faro de gol.
Curiosidades
– Na história, Chelsea e Sunderland se enfrentaram 118 vezes e computam-se 57 vitórias dos Blues, 39 derrotas e 22 empates;
– A maior goleada da história do confronto aconteceu na temporada 2009-2010, ocasião em que o Chelsea venceu por 7×2;
– O Sunderland está invicto a dois jogos contra o Chelsea. Todavia, antes destes, os Black Cats, haviam perdido 17 de 18 encontros;
– Sob o comando de José Mourinho, o Chelsea só perdeu duas partidas consecutivas uma vez, em maio de 2006;
– John Terry pode se tornar o segundo jogador de linha a disputar todos os minutos de uma edição da Premier League.