Por do meio site oficial, o Chelsea declarou uma nota alertando aos torcedores dos Spurs que não irá tolerar nenhum tipo de ato anti-semita durante a partida. Caso isso aconteça, o clube já avisou que irá denunciar os torcedores por ofensa criminal. Ainda no comunicado, o clube cita a FA (Football Association), entidade que cuida do futebol inglês, que também repudia esse tipo de comportamento.
A reportagem da Sky Sports lembra que três torcedores foram liberados após serem acusados de “ofensa pública” por usarem o ”y-word”. Segundo a reportagem, o Tottenham também desaprova a atitude de parte de sua torcida.
Confira abaixo a nota publicada pelo Chelsea:
O apoio de ambos os torcedores farão uma excelente atmosfera, e nós pedimos a todos para que mantenham esse apoio positivo.
Para uma pequena minoria este jogo também traz um nível profundamente desagradável e indesejado de abuso anti-semita que não tem lugar no futebol ou em qualquer lugar na sociedade.
Apoiantes da oposição usando termos como uma forma de identidade não é desculpa para cantar ou ter comportamento abusivo. Todos os partidários que realizam tais ações causam enorme ofensa para aqueles ao seu redor.
A Associação de Futebol (FA) anunciou no ano passado que o uso da palavra ” Y” nos estádios de futebol é inaceitável e pode chegar a uma ofensa criminal, deixando os fãs passíveis de processo e, potencialmente, podendo ser banidos dos estádios (Banning Order). Isso é totalmente apoiado pelo Chelsea Football Club.
A diversidade no Chelsea é óbvio para todos, e uma fonte de orgulho. Os jogadores em campo, os torcedores nas arquibancadas, nossa equipe, diretores e proprietários ilustram a nossa visão como um clube que abraça a igualdade, independentemente de raça, gênero, sexualidade e religião.
Temos trabalhado duro para combater todas as formas de discriminação no Stamford Bridge. Nosso jogo inaugural para a igualdade contra o Everton, no mês passado, trouxe o futebol junto com as campanhas e organizações importantes para destacar o trabalho de promoção da igualdade dentro do esporte e em todas as comunidades. Foi apoiado pela FA, a Premier League, Kick It Out e Futebol v Homofobia, sublinhando o compromisso de combater a discriminação em todas as formas. Este foi o ato mais recente de adição à nossa campanha Building Bridges, que foi lançado em 2010.
Se recebermos evidências de que torcedores se envolveram em atos anti-semita ou qualquer outra forma de cantar ou comportamento discriminatório tomaremos a ação mais forte possível, incluindo processo criminal.
O sistema de CCTV em Stamford Bridge ajuda-nos a identificar indivíduos envolvidos em comportamentos abusivos, durante e depois de um jogo, mas precisamos de ajuda dos torcedores para trazer à nossa atenção eventuais infratores.