Em casa, Chelsea estreia na Champions contra o Schalke 04

Chelsea estreia na Champions League (Foto: 101Great Goals)
Chelsea estreia na Champions League (Foto: 101 Great Goals)

Líder e embalado na Premier League, o Chelsea iniciará na próxima quarta-feira sua caminhada rumo ao bicampeonato da UEFA Champions League. Jogando em Stamford Bridge, os Blues enfrentarão os alemães do Schalke 04, encontro que acontecerá às 15h45 (horário de Brasília), e que você poderá acompanhar no canal ESPN+ ou em nosso Twitter @chelseanewsbr.

Drogba está de volta e brasileiros podem ser titulares

Ausência na vitória contra o Swansea City, no último sábado, Didier Drogba voltou aos treinamentos e é opção para o encontro contra o Schalke, devendo, contudo, ficar no banco. Quem pode ganhar chance na equipe são os brasileiros Filipe Luís, Ramires e William, uma vez que José Mourinho pretende dar rodagem ao elenco, dando atenção ao duro confronto que o clube terá no final de semana, contra o Manchester City.

Schalke 04 sofre com lesões

Com campanha péssima no Campeonato Alemão, figurando apenas na 16ª posição – disputadas três rodadas – o Schalke 04 vive um momento desesperador, sobretudo em razão das muitas ausências com as quais o clube terá de lidar na partida. Benedikt  Höwedes, capitão do time, Felipe Santana, Joel Matip, Sead Kolasinac, Atsuto Uchida, Leon Goretzka e Jefferson Farfán, são alguns dos muitos desfalques, com que o treinador Jens Keller terá que lidar.

Prováveis escalações:

Chelsea: Courtois; Ivanovic, Cahill, Terry, Filipe Luís (Azpilicueta); Matic, Ramires (Oscar); William (Schürrle), Fàbregas, Hazard; Diego Costa. Téc.: José Mourinho

Schalke 04: Fährmann; Clemens, Ayhan, Kirchhoff, Aogo; Neustädter, Höger, Boateng; Draxler, Sam e Choupo-Moting (Huntelaar). Téc.: Jens Keller

José Mourinho (Chelsea)

Mourinho não acredita em facilidade contra o Schalke 04 (Foto: Chelsea)
Mourinho não acredita em facilidade contra o Schalke 04 (Foto: Chelsea FC)

Em sua entrevista coletiva pré-jogo, o português José Mourinho garantiu que o foco total da equipe esta no avanço à próxima fase da Champions e que os progressos devem ser avaliados conforme aconteçam. Além disso, o treinador ressaltou que o mal momento do Schalke não deve ter grande influência em seu jogo.

“Nesse momento, eu só penso em não jogar a Europa League. Eu quero que meu clube tenha sucesso na fase de grupos. Seria muito ruim para o nível do grupo ir para a Europa League.”

“Quero vencer de novo? É claro que quero. Esse torneio é parte da minha história e, mesmo que, às vezes, eles não saibam disso, eu sou uma parte da história do torneio. Mas minha motivação é sempre a mesma. O que me move é tentar vencer. Eu trabalho para meu clube, meus jogadores e meus torcedores, não para mim. A competição ou o oponente não importam, queremos vencer todos os jogos. Obviamente não podemos fazer isso, mas nossa proposta não muda, seja na Premier League, na Champions League ou na Capital One Cup.”

“Obviamente, eles (o Schalke 04) perderam sua última partida por 4×1, mas eu não vejo isso como um drama ou tendo alguma consequência na Champions League. Eles só jogaram três jogos e empataram com o Bayern de Munique. Eu não vejo nenhuma relação no fato de que eles perderam sua última partida. Provavelmente, isso os fará mais fortes. Provavelmente, eles podem discutir os erros que cometeram; eles podem tentar uma abordagem diferente para ser um time melhor e um oponente difícil.”

Jens Keller (Schalke 04)

Pressionado, Keller quer mostrar qualidade contra o Chelsea (Foto: Getty Images)
Pressionado, Keller quer mostrar qualidade contra o Chelsea (Foto: Getty Images)

Com o cargo ameaçado, Keller, após a derrota para o Borussia Mönchengladbach, refletiu sobre a atuação de seu time e lamentou as várias lesões de seus jogadores. Anteriormente, após o sorteio dos grupo, o treinador já havia dito que o Chelsea é favorito no grupo e que sua equipe deverá brigar pela segunda posição.

“Não estávamos tão piores que eles no primeiro tempo. Só não estamos encontrando uma maneira fácil de lidar com o número de jogadores ausentes. Temos que trabalhar duro nos próximos dias, curar nossas feridas e seguir em frente. Queremos dar uma boa impressão de nós mesmos contra o Chelsea.”

“O Chelsea é, certamente, o favorito do nosso grupo e teremos dois jogos muito, muito difíceis contra eles. Penso que, ao final, disputaremos o segundo lugar com o Sporting.”

Fique de Olho

Draxler é esperança da torcida do Schalke (Foto: Getty Images)
Draxler é esperança da torcida do Schalke (Foto: Getty Images)

Julien Draxler. Presença habitual na Seleção Alemã, tendo, inclusive, conquistado a Copa do Mundo, Draxler é um garoto de 20 anos extremamente talentoso. Atuando normalmente pela faixa esquerda do campo de ataque, demonstra boa condução de bola e visão de jogo, sendo perigoso nos chutes de fora da área e na criação de assistências. Apesar do fraco início de campeonato do Schalke 04, não se deve descuidar da equipe e, sobretudo, de seu maior talento.

Último jogo

Na última temporada, o Chelsea bateu os alemães duas vezes por 3x0 (Foto: Getty Images)
Na última temporada, o Chelsea bateu os alemães duas vezes por 3×0 (Foto: Getty Images)

Curiosamente, na última temporada, Chelsea e Schalke estiveram no mesmo grupo na primeira fase da UEFA Champions League, junto com Steaua Bucareste e FC Basel. Na ocasião, os rivais da próxima quarta-feira se enfrentaram duas vezes, registrando-se duas vitórias do clube Londrino, ambas por 3×0. No último encontro, no dia 6 de novembro de 2013, no Stamford Bridge, o Chelsea marcou com Samuel Eto’o, duas vezes, e Demba Ba.

Anteriormente, os clubes já haviam se enfrentado na fase de grupos da UEFA Champions League da temporada 2007-2008, quando, na Alemanha, os rivais empataram sem gols e, na Inglaterra, o Chelsea venceu por 2×0, gols de Florent Malouda e Didier Drogba.

Curiosidades

– O Chelsea nunca perdeu para o Schalke 04;

– O Chelsea tem média de 3,75 gols marcados por jogo nesta temporada;

– Na última edição da Champions, pelo Atlético de Madrid, Diego Costa foi o terceiro maior artilheiro do torneio, com oito gols, atrás, apenas, de Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic;

– A defesa dos Blues tem sido muito vazada. Na última edição da Premier League, o clube sofreu uma média de 0,71 gols por jogo. Nesta, com quatro partidas disputadas, a média sobe para 1,5, mais do que o dobro;

– Mal na Bundesliga, o Schalke tem média de gols marcados de 1 por jogo e 2,3 sofridos;

– O Chelsea nunca perdeu para um clube alemão em casa.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.