Nesta sexta-feita (27), a Colômbia, de Juan Cuadrado, e Falcao García, especulado nos Blues, foi derrotada pela Argentina nos pênaltis, pelas quartas-de-finais da Copa América e acabou eliminada da competição.
Cuadrado começou como titular pelo lado direito do meio-campo, mas não conseguiu operar seu jogo vertical, uma vez que Los Cafeteros entraram com uma estratégia de se defender com muitos jogadores e explorar os contra-ataques. Assim, o jogador acabou tendo um papel mais defensivo.
No geral, a Argentina dominou as ações ofensivas da partida e só não alteraram o placar antes do intervalo por conta do goleiro David Ospina, que fez diversas grandes intervenções, como nos chutes de Sergio Agüero e Lionel Messi.
O jogo foi bastante disputado, como é característica do futebol sul-americano, tendo ao todo oito cartões amarelos distribuídos para ambos os dados.
A Argentina continou no ataque no segundo tempo e mais uma vez barrou na inspirada noite de Ospina, que fez outra grande defesa ao espalmar uma cabeçada certeira de Nicolás Otamendi.
A Colômbia, acuada em seu campo, só chegou ao ataque em raras oportunidades, tendo seu primeiro escanteio somente após os 25 minutos do segundo tempo. Assim, a partida terminou sem gols e, como não há prorrogação, a decisão foi para as cobranças de pênaltis.
Cuadrado, o terceiro batedor da Colômbia, marcou em uma bela finalização e deixou seu time em vantagem – 3 a 2. No entanto, Luis Muriel, Juan Zúñiga e Jeison Murillo não converteram suas cobranças e deram a Carlos Tévez a oportunidade de colocar a Argentina nas semifinais.
Agora, o Brasil, de Filipe Luís e Willian, espera passar pelo Paraguai nas quartas-de-finais, em duelo marcado para este sábado, às 18h30, no Estádio Municipal de Concepción. Caso vençam, farão o clássico com a Argentina nas semis.