Com goleada, Nigéria supera Mali e vai à final da CAN

Treze anos depois, "Super Águias" voltam a disputar uma final africana (Foto: Reuters).
Treze anos depois, “Super Águias” voltam a disputar uma final africana (Foto: Reuters).

Jogando no Estádio Moses Mabhida, a Nigéria goleou a seleção de Mali e garantiu vaga na final da Copa Africana de Nações, após treze anos. Contando com uma bela apresentação do atacante do Chelsea, Victor Moses, as Super Águias abriram logo 3 a 0 no primeiro tempo. Com a vitória já praticamente garantida, a equipe teve tranquilidade para administrar a vantagem e ainda marcar mais um na etapa final. O gol de honra dos malineses não atrapalhou a festa verde, e agora os comandados de Stephen Keshi vão disputar o título da CAN 2013 contra a surpreendente Burkina Faso.

Aos 25 minutos, Moses fez ótima jogada pela direta e cruzou para Echiejile mergulhar, de cabeça, e abrir o placar. Não demorou muito para os nigerianos ampliarem a vantagem. Cinco minutos depois, o camisa 11 voltou a aparecer e, em rápido contra-ataque, tocou para Emenike, que lançou para Ideye Brown ampliar.

No fim do primeiro tempo, o meia Obi Mikel rolou para Emenike, em cobrança de falta ensaiada. O artilheiro do torneio chutou rasteiro e a bola acabou desviando na barreira, enganando o goleiro Samassa, que nada pôde fazer.

Já na etapa final, Moses deu lugar a Ahmed Musa. E foi dos pés do atacante do CSKA Moscou que saiu o quarto gol nigeriano. Após novo contra-ataque, ele recebeu livre de marcação e colocou entre as pernas do goleiro. Musa ainda faria mais um, se o árbitro não assinalasse impedimento na jogada. Os malineses ainda descontaram aos 30, com Cheick Diarra, mas não foi o suficiente e a seleção do técnico francês Patrice Carteron terá que se contentar em disputar o terceiro lugar contra Gana.

Ficha técnica

Mali: Diakité, Diawara, Wangue, Coulibaly, Sissoko (Diabate, 56′), Keita, Mahamadou N’Diaye (Sow 67′), Adama Tamboura, Maiga (Cheik Diarra, 46′) e Samassa.

Técnico: Patrice Carteron

Gol: Diarra 75 min

Nigéria: Enyeama, Echiejile, Oboabona, Omeruo, Ambrose (Yobo 81′), Onazi, John Obi Mikel, Mba, Victor Moses (Musa 53′), Ideye (Uzoenyi 71′) e Emenike.

Técnico: Stephen Keshi

Gols: Echiéjilé 25 min, Ideye 30 min, Emenike 44 min e Musa 60 min

Árbitro: Bakary Gassama (Gâmbia)

Estádio: Mbombela, Nelspruit

Nos pênaltis, Burkina Faso elimina Gana e mantêm vivo sonho da inédita conquista

Grande zebra da fase semifinal, a seleção de Burkina Faso enfrentou a favorita Gana, no Estádio Mbombela. Mesmo após sair perdendo, os “Garanhões” não se abateram e chegaram ao empate que levou à prorrogação. Wakaso Mubarak, de pênalti, marcou seu quarto gol na competição, aos 13 da etapa inicial. Mas, aos 15 do segundo tempo, Aristide Bancé deixou tudo igual.

Após uma prorrogação sem gols, a decisão foi para os pênaltis. Vorsah, Clottey e Badu desperdiçaram para Gana, que acabou sendo derrotada por 3 a 2. Burkina Faso e Nigéria decidem a CAN da África do Sul no próximo domingo (10), às 16h (de Brasília).

Ficha técnica

Burkina Faso: Daouda Diakite; Mohamed Koffi (Henri Traoré, 90’+2), Bakary Kone, Paul Koulibaly e Mady Panandetiguiri; Djakaridja Kone, Charles Kabore, Florent Rouamba, Prejuce Nakoulma e Jonathan Pitroipa; Aristides Bance.

Técnico: Paul Put

Gol: Aristide Bancé 60 min

Gana: Fatau Dauda; John Pantsil (Solomon Asante, 10’ ), Isaac Vorsah, John Boye e Harrison Afful; Emmanuel Agyemang Badu, Rabiu Mohammed (Derek Boateng, 47’), Kwadwo Asamoah e Christian Atsu; Mubarak Wakaso (Emmanuel Clottey, 104’) e Asamoah Gyan

Técnico: James Kwesi Appiah

Gol: Wakaso Mubarak 13 min (Pênalti)

Estádio: Moses Mabhida, Durban

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.