Quando tínhamos algum assunto referente ao time titular do Brasil para a Copa do Mundo, Oscar era sempre o nome mais citado, e isso não significava algo positivo, visto que muitos queriam a sua saída do time. Pois hoje, na estreia da Copa do Mundo, ele tratou de calar os críticos.
A partida contra a Croácia começou bastante negativa para o Brasil. Com 6 minutos, Perisic cruzou bem e Olic quase abriu o placar de cabeça. Na sequência, aos 10, o mesmo Olic avançou pelo lado esquerdo e cruzou para o centro, visando Jelavic. O atacante croata “furou” na hora da finalização, o que acabou pegando Marcelo se surpresa e fazendo o lateral marcar um gol contra.
Após o revés, o Brasil cresceu. E basicamente tudo passava pelos pés do meio-campista Oscar. Aos 22 minutos, após jogada de linha de fundo de Neymar, o jogador do Chelsea bateu com categoria de fora da área e exigiu boa defesa de Pletikosa. Mais tarde, aos 28, Oscar ganhou de Modric no “pé de ferro” e tocou para Neymar, que avançou e bateu no cantinho, de perna esquerda, pra empatar o jogo.
Além de ajudar o time ofensivamente, Oscar foi, em dado momento da primeira etapa, o líder de desarmes do Brasil. Apesar de buscar muito o jogo, o meio-campista não conseguiu ajudar o Brasil a criar mais nenhuma grande chance na primeira etapa, que se encerrou em 1 a 1.
O segundo tempo foi bem mais interessante em termos de oportunidades e movimentação. Aos 10 minutos, Modric, de fora da área, assustou Julio César. Aos 15, Dani Alves cobrou falta próxima da área e levou certo perigo ao goleiro croata.
Aos 24 minutos, veio o lance que causou mais polêmica no jogo. Após cruzamento de Oscar, Fred dominou da área e foi “derrubado” por Lovren. Pênalti marcado e muita reclamação por parte da Croácia. Na cobrança, Neymar bateu no canto esquerdo e levou sorte, visto que Pletikosa acertou o canto mas não conseguiu evitar o gol brasileiro.
Mais tarde, aos 34, Oscar (mais uma vez), fez boa jogada pelo lado e cruzou para David Luiz, que perdeu uma excelente chance de ampliar. A partir desse momento, o Brasil passou a segurar mais a bola, visto que o resultado era positivo. Isso ficou mais claro quando Ramires entrou na vaga de Neymar, aos 42 minutos.
Para fechar, faltava o dele. E o gol veio já nos acréscimos, quando em arrancada em meio a dois marcadores Oscar conseguiu finalizar, de bico, para fazer o terceiro. Gol para fechar a grande atuação do jogador do Chelsea e também a vitória da seleção brasileira, por 3 a 1.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 3 X 1 CROÁCIA
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 12 de junho de 2014, quinta-feira
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP) Assistentes: Toru Sagara (JAP) e Toshiyuki Nagi (JAP)
Cartões Amarelos: Neymar e Luiz Gustavo (Brasil); Corluka e Lovren (Croácia)
Cartões Vermelhos: –
Gol: Marcelo (contra), aos 10 minutos do primeiro tempo, Neymar aos 28 do primeiro tempo, Neymar (de pênalti) aos 25 do segundo tempo, Oscar, aos 45 do segundo tempo
BRASIL: Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Hernanes) e Oscar; Hulk (Bernard), Neymar (Ramires) e Fred
Técnico: Luiz Felipe Scolari
CROÁCIA: Pletikosa, Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko, Perisic, Kovacic (Brosovic), Modric e Rakitic, Kovavic e Jelavic (Rebic)
Técnico: Niko Kovac
Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.