Christensen e Mount são os primeiros a vencer a UEFA Youth e Champions League

Conhecido por um forte trabalho nas categorias de base, o Chelsea foi recompensado com uma conquista amparada por vários frutos deste investimento.

Ao todo, sete jogadores viajaram com a equipe para Porto, onde disputaram, e conquistaram, a UEFA Champions League.

Além disso, dois jogadores que estiveram em campo, e tiveram papel importante na final, foram os primeiros na história a vencer a UEFA Youth League e UEFA Champions League.

Nyon, 2015 e 2016

Primeiramente, o Chelsea foi campeão da Youth League em 2015, em uma final disputada contra o Shakhtar Donetsk em Nyon, Suiça. O zagueiro Andreas Christensen foi titular na vitória por 3-2. Além disso, o dinamarquês foi responsável por cinco assistências na competição.

No ano seguinte, Mason Mount jogou a final contra o Paris Saint-Germain, na qual o Chelsea se sagrou campeão depois de uma vitória por 2-1. A final também foi disputada em Nyon.

Mason Mount campeão em 2016 (Foto: Darren Walsh/Chelsea FC via Getty Images)

Quem poderia ter entrado na lista

Curiosamente, Tammy Abraham foi vice-artilheiro da competição no título de 2016. Porém, não jogou a final da Champions League, em 2021. O atacante também foi campeão em 2015.

Outro que foi fundamental nesta campanha, foi o zagueiro Fikayo Tomori, que marcou um gol na final de 2016. Contudo, o zagueiro foi emprestado ao Milan, e não esteve em campo na cidade do Porto.

Por fim, Reece James, que atuou e foi importante na conquista da UEFA Champions League em 2021, foi vice-campeão da competição de jovens, depois de uma derrota para o Barcelona em 2018. Além disso, Callum Hudson-Odoi também esteve nestas duas finais, mas não atuou na última delas.

Finalmente, Billy Gilmour e Tino Anjorin foram campeões na cidade do Porto em 2021, porém, foram vice-campeões contra o Porto, em 2019.

Category: Competições

Tags:

Article by: Victor Rosa

Jornalista e viúvo de Eden Michael Hazard.