Neste domingo (26), o Chelsea enfrentar o Newcastle pela 3ª rodada da Premier League. Com uma vitória no confronto, Maurizio Sarri pode entrar para o seleto grupo formado por José Mourinho, Carlo Ancelotti e Antonio Conte, como um dos poucos técnicos a conquistar três pontos nos três primeiros jogos do campeonato inglês na Era Abramovic.
O encontro será marcado como o jogo de número 200 de César Azpillicueta na Premier League. Também nesta semana, o defensor completou seis anos vestindo a camisa da equipe londrina após sua transferência do Olympique de Marseille, por 7 milhões de libras.
A partida será disputada no St. James Park, casa dos Magpies, e terá transmissão da ESPN Brasil a partir das 12h (horário de Brasília). Você também poderá acompanhar todos os lances pelo twitter, através do @ChelseaFC_PT.
Manutenção dos 100% de aproveitamento
O início dos Blues nesta Premier League é animador. Uma vitória tranquila contra o Huddersfield e outra em casa, no dérbi londrino. Mas não são apenas os resultados que provocam boas expectativas; o futebol proposto pelo comandante italiano também vem agradando jogadores e torcida.
Para a próxima partida, contra o Newcastle, Sarri deve manter o time que disputou os dois primeiros jogos da competição, com a possibilidade de que Eden Hazard e Mateo Kovačić iniciem entre os titulares. Segundo o técnico italiano, os dois estão prontos para iniciarem uma partida como titulares, mas não devem atuar por 90 minutos.
A única baixa continua sendo Cesc Fàbregas. O meia segue em tratamento de lesão descrita como ‘rara’ pelo técnico Maurizio Sarri.
Jogo de reabilitação para o Newcastle
Diferente do Chelsea, os Magpies não começaram sua jornada na Premier League muito bem. Entraram na 3ª rodada da competição ocupando apenas na 12ª colocação, e com somente um ponto conquistado contra Tottenham e Cardiff City.
Após o frustrante empate contra o Bluebirds na rodada passada, os comandados de Rafa Benítez esperam manter o ótimo retrospecto contra o Chelsea jogando em casa. Mas para essa partida, não devem contar com Kenedy, que não pode atuar por questões contratuais com os Blues; e Isac Hayden, que foi expulso durante a ultima partida.
Entrevistas Pré-Jogo
Rafael Benítez (Newcastle)
Rafa comentou a respeito sobre a situação dos laterais-direitos:
“Yedlin tem treinado, ele está bem. Manquillo está melhor do que esperávamos, mas ainda temos que avaliá-lo.”
Falou sobre enfrentar o Chelsea e como vencê-los:
“Nós estamos falando de um dos times tops da liga. Eles têm um ótimo treinador, conheço o Sarri muito bem e de sua experiência na Itália.”
“O principal fator para nós é a atitude dos jogadores, como trabalham em equipe e a mentalidade.”
“Você tem que encontrar o equilíbrio, e equilíbrio significa que você tem que tentar vencer usando a cabeça, e não apenas o coração.
Maurizio Sarri (Chelsea)
Sarri comentou a possibilidade de Hazard e Kovacic iniciarem a partida como titulares:
“Kovacic e Hazard jogaram bem os últimos 30 minutos contra o Arsenal, mas acho que naquele momento a intensidade do jogo diminuiu bastante”
“Eden Hazard está pronto para 50 ou 60 minutos no domingo. Não sei se ele aguentaria jogar por 90 minutos.”
Sarri falou sobre Rafa Benítez:
“Acho que tenho que agradecer Rafa. Por que quando cheguei em Nápoles, eu tive a sensação que imediatamente o time estava pronto para jogar meu futebol. Se eu cheguei depois de outro técnico, talvez seja mais difícil. Eu tenho que agradecê-lo.”
Foi perguntado se ele trabalhou os aspectos defensivos durante a semana e se usaria 5 defensores:
“Eu trabalho nisso toda semana. Eu não estou preocupado com o momento defensivo. Normalmente, quando chego em um novo clube, tenho problemas por 2 ou 3 meses. Acho que isso é normal.”
“Não, não posso jogar com 5 defensores. Por que nós tentamos defender em busca da bola, e nesse jeito de defender, com 5 jogadores nós perdemos metros em campo. Eu tentei isso há 5 anos mas não é o meu estilo.”
Prováveis escalações
Newcastle (4-4-2): Dubravka; Yedlin (Manquillo), Lasceles, Clark, Dummet; Diammé, Shelvey, Ritchie, Murphy; Ayoze Pérez, Joselu.
Chelsea (4-3-3): Kepa; Azpillicueta, Rüdiger, David Luiz, Alonso; Jorginho, Kanté, Barkley (Kovacic); Pedro, Willian (Hazard), Morata.
Histórico recente
Quando se fala em jogo no St. James Park para o Chelsea, os últimos anos mostraram que é muito difícil do time londrino sair com pontos de lá. O Newcastle venceu 4 dos últimos 5 confrontos contra os Blues, jogando em sua casa. A equipe londrina, por sua vez, é uma das mais derrotadas pelos Magpies no como visitante na era Premier League – são 11 derrotas, atrás apenas de Arsenal (12) e Liverpool (13).
A última vitória dos Blues no nordeste da Inglaterra foi ainda sob o comando de André Villas Boas. Na oportunidade, o Chelsea venceu o Newcastle pelo placar de 3 a 0, com gols de Drogba, Kalou e Sturridge. O técnico português acabou sendo demitido após quatro meses dessa partida.
Fique de olho
Contratado pelos Magpies em janeiro de 2016 por 12 milhões de libras, Shelvey tem sido um dos jogadores fundamentais no meio-campo do Newcastle. Atuando na faixa central, é o cara que rege e orquestra o jogo no time de Rafael Benítez.
São 7 gols e 18 assistências em 96 jogos com a camisa do Newcastle. As estatísticas são modestas para um meia do futebol inglês, mas não refletem a influência dele em jogo durante esses anos nos Magpies.